terça-feira, 30 de maio de 2006

# 1150. O JOGO GINÁSIO - OVARENSE E A RÁDIO CLUBE FOZ DO MONDEGO [direito de resposta]

"O JOGO GINÁSIO - OVARENSE E A RÁDIO CLUBE FOZ DO MONDEGO

O Sr. Paulo Dâmaso divulgou no blogue que mantém na Internet, um texto intitulado “Incompreensível e ilegal…”, relativo à impossibilidade da transmissão directa, pela Rádio Clube Foz do Mondego (RCFM), do jogo Ginásio – Ovarense dos play-off da Liga de Basquetebol.

As inclassificáveis considerações aí feitas, originando comentários cobardemente anónimos, insultuosos para o Ginásio Clube Figueirense e seus responsáveis, obrigam ao seguinte esclarecimento, destinado a repor a verdade:

1 – A RCFM nunca se interessou, na presente época, pela transmissão de qualquer jogo;

2 – A RCFM não se credenciou préviamente, a exemplo de outros Órgãos de Comunicação Social, para transmitir o jogo em questão;

3 – O equipamento da RCFM foi montado, na manhã do jogo, sem aviso prévio a qualquer responsável do Clube;

4 – O espaço no qual a RCFM montou o equipamento não estava destinado a essa finalidade, encontrando-se já reservado pela organização para alojar convidados;

Aliás, embora a RCFM o tivesse utilizado em épocas anteriores, o referido espaço nunca foi especificamente destinado à Comunicação Social, que teve sempre reservadas instalações próprias;

Salienta-se ainda o facto de uma Rádio de Ovar, devidamente credenciada, ter efectuado a transmissão directa sem necessidade de reserva de qualquer espaço especial;

5 – Na tarde desse dia, o Presidente da Direcção da RCFM, pessoa que nos merece a maior consideração e estima, deslocou-se ao Pavilhão e compreendeu as explicações prestadas pelo Presidente da Direcção do Ginásio;

6 – Não existiu a mínima ilegalidade no nosso procedimento, e se alguém, seja lá quem for, o quiser constatar, pode apresentar “queixa” à Liga ou a qualquer Entidade que entender, excepto, claro, à Alta Autoridade para a Comunicação Social, citada no referido texto, a qual já foi extinta !

7 – Não é a primeira vez que surgem casos deste tipo com quem representa, ou diz representar, a RCFM; já em época anterior, a propósito duma Taça da Liga realizada no Algarve, surgiram apreciações que levaram a Direcção da presidência de Vitor Coelho a comunicar à RCFM que passava a ser considerada “pessoa não grata” no Ginásio, incidente depois ultrapassado pela intervenção do Presidente da Direcção da Rádio.

Para obviar a futuros incidentes deste género, desta data em diante o Ginásio Clube Figueirense apenas se relacionará, em qualquer circunstancia, com colaboradores da RCFM prévia e devidamente credenciados pela sua Direcção.

A Direcção do Ginásio Clube Figueirense"

in ginasiofigueirense.com AQUI



Nota do autor deste blog: Quanto aos considerandos que a Direcção do Ginásio Clube Figueirense tece à RCFM não caberá a mim defender o nome da Rádio nem rebater essas mesmas considerações.

Quanto à minha opinião, vinculada neste espaço pessoal e que nada tem a ver com a RCFM [instituição para a qual presto serviço desde 1999], e que o Ginásio achou por bem rotular de "inclassificáveis considerações", não retiro nem uma vírgula.
O direito à opinião é livre em Portugal desde 1974.

Saliente-se que não foi - nem é - minha intenção difamar ou denegrir a imagem de ninguém, nem de nenhuma instituição, com o texto que escrevi. Apenas expressei o que me ia na alma enquanto simpatizante do Ginásio... Mas isso, os senhores directores do clube nunca compreenderão.

Tenho dito.
Paulo Dâmaso

15 comentários:

Anónimo disse...

Excelente a atitude do dr. Paulo Dâmaso, dando à defesa do Ginásio o mesmo destaque que tivera o seu comentário.
Quando não temos razão não custa nada admiti-lo, assim de medem os grandes homens.
Aplaudo o autor deste blogue.

Paulo Dâmaso disse...

Aqui não se trata de ter ou não razão. Até porque como referi, não retiro uma vírgula ao que disse no "post" que deu origem a esta polémica.

Anónimo disse...

Mas será que este senhor Damaso só sabe falar mal de tudo e de todos!!

Os blogs não servem para isto.

Anónimo disse...

SACADO DO BLOG " meia-bola.blogspot.com "

Segunda-feira, Maio 22, 2006
Carta aberta ao Presidente do Ginásio

Senhor Presidente

Gostaria de através da sua pessoa de felicitar a equipa de basquetebol profissional do Ginásio Figueirense, mas não o vou fazer, pois se o fizesse estaria a associá-lo a um sucesso, que o senhor de todo não merece.
Orlando Simões, fartou-se e bateu com a porta. Toda a gente sabe os motivos que levaram o “professor” ao abandono, “foi a pouca aposta da Direcção no basquetebol profissional”.
Também Jorge Galamba Marques, personalidade que o senhor tantas vezes cita, não merecia a traição que alguns daqueles que se dizem seus seguidores, “presentearam” o clube que ele tanto amou e a que tanto se dedicou.
Senhor Presidente, o presente envenenado que o senhor e alguns dos seus pares directivos legaram a Sérgio Salvador foi aquilo que no basquetebol se designa “por falta anti-desportiva”.
Relembrando os factos. Após a saída do Prof. Simões a sua aposta chamava-se Luís Silveira, técnico de pouca procura e segundo os entendidos já um pouco ultrapassado. Sejamos francos, dificilmente Silveira poderia conseguir o apuramento para o play-off. Se assim acontecesse, estariam criadas as condições para se poder questionar a continuidade do projecto basquetebol profissional. Mas, Silveira fez marcha-atrás e deixou-o na mão. A solução não foi difícil de resolver. Entrega-se a equipa a Sérgio Salvador, um técnico inexperiente que dificilmente terá “estaleca” para conseguir atingir os objectivos pressupostos pela Direcção, fases finais da Taça da Liga, Taça de Portugal e Play-off. Desta forma estarão criadas (tal como com Silveira) as condições para acabar com o basquetebol profissional no clube.
Saiu-lhe o tiro pela culatra. Sérgio Salvador entregou-se de corpo e alma ao projecto, passou por algumas dificuldades, mas foi levando a nau a bom porto. Inacreditável foi o que aconteceu a seguir. No decorrer de uma Assembleia-geral é apontado como urgente a realização de um Fórum para ser questionada a continuidade do basquetebol profissional no clube.
Senhor Presidente será que Salvador e a sua equipa mereciam tamanha prova de falta de confiança?
Senhor Presidente quem melhor que o senhor sabia que o plantel do Ginásio era curto? Como foi preenchido, ou com quem, a não inscrição de Camará? Porque foi que o Ginásio perdeu uma sucessão de jogos por um e dois pontos? Só não sabe quem não quer, pois a comunicação social disse-o claramente. Mesmo com factos tão visíveis, nunca a sua direcção se disponibilizou para um esforço extra, de forma a contratar um jogador, que permitisse resolver esta lacuna, nomeadamente na Fase Final. Não foi isto que fizeram todos os clubes? A excepção foi o Ginásio, porque o orçamento não dava.
Senhor Presidente, nunca em circunstância alguma, mesmo sendo verdade, o senhor teria o direito de publicamente afirmar que a sua direcção não tinha orçamentado a Fase Final. Isso foi mais uma prova de falta de confiança na equipa.
Senhor Presidente os ginasistas têm o direito de saber por exemplo que no fim de semana que o senhor viajou para Barcelona em autocarro da CMFF, para disputar uma regata entre “casados e solteiros”, nesse mesmo dia, a equipa de basquetebol (jogadores acima dos dois metros) viajaram “enjaulados” em carrinhas Ford Transit e Renault para Lisboa afim de defrontar o Benfica. E, pasme-se, a viagem foi feita pela estrada nacional, porque o Ginásio não tinha verba orçamentada para pagar as portagens da auto-estrada. Não seria por isso que o Ginásio perdeu por 30 pontos?
Senhor Presidente, o basquetebol profissional pode não ser rentável, o clube pode não ter condições para o manter. Se assim é, reúna-se a assembleia-geral. Os associados serão soberanos na decisão. Agora não respeitar quem tão dignamente soube honrar e defender as cores do Ginásio parece-me de todo descabido.
Parabéns jogadores e técnicos do Ginásio. Nestas condições ser Vice-Campeão Nacional, para mim, é quase como ser Campeão do Mundo

(Carta recebida por email)


posted by Fura Redes @ 11:35 AM

Anónimo disse...

Sr. Paulo Dâmaso esteve muito bem, o problema que se passa no Ginásio é que esta distinta colectividade é governada não por uma direcção mas sim por uma pessoa.
Que confundiu um blogue pessoal com outra coisa qualquer.
Por isso acho muito bem o senhor Paulo Dâmaso não retirar qualquer vírgula ao texto.
*.4

Anónimo disse...

O Ginásio não é um clube (grande) da Figueira da Foz ? quero lá saber se é "governado" por uma pessoa ou por uma direcção...a RCFM porque não fez os relatos de outros jogos ? se fez peço desculpa. Se não fez porque queria fazer este ? Não entendo estas guerras, que quanto a mim são pessoais. O que me incomoda é que a Figª não vai ficar bem na fotografia, com mais este arrufo. PF falem uns com os outros deixem-se de tricas.

Anónimo disse...

Pois esse é precisamente o problema das colectividades e não só o do Ginásio (vide anónimo anterior), do qual não tenho qualquer tipo de conhecimento de como é dirigido .Os elementos das direcções eleitas e grande numero de socios "incómodos" são habilmente ostracizados,gerando-se com o tempo aquilo a que puderemos chamar uma "salarização" ou fulanização do poder associativo.O que leva a que o problema principal das colectividades seja depois a falta de pessoas activas que desejem fazer parte das direcções.Haverá obviamente outros motivos,mas creio ser este a raiz deste problema destas associações.Peço desculpa por ter fugido ao tema do post.

Anónimo disse...

Oh Damaso, meteste água e pronto---

Anónimo disse...

O Dâmaso enganou toda a gente com o post que aqui colocou sobre a transmissão da final e não é capaz, nem sequer agora, de admitir que ludibriou toda a gente ... e pedir desculpa. Não! Foge, invocando a sua qualidade de simpatizante do Ginásio, quando todos sabemos que pretensamente "viveu" tal situação na condição de jornalista. E tanto assim foi que aludiu a hipotética queixa para a extinta Alta Autoridade para a Comunicação Social.
O Dâmaso demonstra de que massa é feito! A RCFM só tem um caminho a seguir: demiti-lo! Já!

Anónimo disse...

É uma vergonha a suspeição colocada sobre a direcção
do ginásio sem motivo como agore se vê, é altura do sr. paulo acabar com as garotices.
Mas mais grave do que não relatar os factos é revelar uma arrogância própria de quem não tem razão.
Sobre as críticas à direccção do ginásio gostaria de saber se estariam dispostos a assumir os cargos ou se é só vontade de dizer mal e depois não assumirem as responsabilidades.

Anónimo disse...

e agora o pato é que paga o prato.
entao e quem la foinstalar as coisas sem autorizaçao?e o ginasio que ée elistista,autista e nao responde ao comentario feito noutro blogue.Nesse nao da jeito,nao é sr. pancadas?

Anónimo disse...

Por falar em guerrazinhas nas colectividades: Porque é que agora temos que levar todas as semanas nos jornais com um tal de José Elísio armado em "Direcção Sombra" de uma qualquer colectividadezeca lá do sul do concelho, dando instruções, conselhos e opiniões num orgão de comunicação social (???) que a mais ninguem interessam senão a ele e a um qualquer alvo?
Que poder terá este senhor para garantir meia página todas as semanas dedicada à má lingua e ar paternalista de quem é o único com boas ideias para a tal colectividade?
Antes ocupar tal espaço com necrologia...

Anónimo disse...

Sr Paulo Dâmaso
Conheço-o só de vista e assisti uma vez a uma reportagem sua, que sinceramente não gostei, dado o seu ar de superioridade. Desde há uma ano a esta parte, que costumo ler os blogues da Figueira, nomeadamente o seu. Se dúvidas houvesse, tenho constactado que o Sr., que deveria ter como principal objectivo o de informar, presta-se sómente a relatar factos que armem confusão, que desestabilizem, que mintam, que confundam, etc. Se é este o seu jornalismo o sr. era digno de ir para Inglaterra fazer parte dos paparasi. Veja se cresce como pessoa e se passa a escrever os seus assuntos com os mesmos sentimentos com escreveu sobre a morte do seu irmão, que me fez chorar de sentimento por uma pessoa que não conheci.
José Santos

Paulo Dâmaso disse...

Ao sr. José Santos,

1- Desde logo obrigado pelo seu comentário, apesar de não concordar consigo quando diz que "presta-se sómente a relatar factos que armem confusão, que desestabilizem, que mintam, que confundam, etc".

Sabe tão bem quanto eu que o que, anteriormente, afirmou não passa de uma mentira. Mas adiante.

2- Quando diz que "se é este o seu jornalismo" está novamente a errar na observação. Este blog é um espaço pessoal de um cidadão que, na sua vida profissional, é, de facto, jornalista.

AQUI neste espaço sou um cidadão, como tantos outros, que pode criticar, expressar opinião sobre o "mundo" que me rodeia, graças a um 25 de Abril pelo qual o sr. ajudou a lutar ou estarei errado?!

Um abraço e espero que continue a visitar este meu - vosso - espaço.
Um abraço

Anónimo disse...

This is very interesting site... »