sexta-feira, 12 de maio de 2006

# 1091
FORÇA GINÁSIO



Ovarense - Ginásio,
hoje às 19h05, na RTPN
1º Jogo da Final da Liga

Sobre o Ginásio Clube Figueirense:
[in site da Liga de Clubes de Basquetebol]

Que dizer desta equipa do Ginásio? Já ultrapassou a barreira de surpresa da prova uma vez que o seu rendimento já é uma realidade para todos os que tem acompanhado a formação desde o início da temporada.

Sérgio Salvador, depois de oito anos como adjunto de Orlando Simões na equipa figueirense, salta para o comando da equipa com um trabalho que não deixa ninguém indiferente. Partindo do facto de possuir uma grande identificação com o clube e a cidade da Figueira da Foz, Sérgio construiu uma equipa com jogadores que conhecia, de espírito colectivo e que fazem da defesa a sua arma. O Ginásio foi ao longo de toda a temporada a equipa que menos turnovers comete e uma das que melhor percentagem de lances livres possui, o que em jogos equilibrados tem sido essencial.

Construído o plantel à volta de Frederick Gentry (melhor poste da Fase Regular da Liga TMN), do base sérvio Jovan Zdravkovic (com passagem pela nossa Liga ao serviço do Lusitânia) e de Nick Neumann (poste de 213cm, ex-Santarém Basket e que já tinha realizado uma excelente temporada ao serviço dos escalabitanos, mas que passou despercebida a muitos, visto o conjunto de Santarém ter produzido pouco impacto na Liga TMN), Salvador resgatou dois jogadores portugueses à Proliga que tem sido fundamentais ao saírem do banco.

João Reveles, um figueirense de gema já com passagem na Liga ao serviço da Oliveirense (treinada na época por Henrique Vieira) regressou ao clube de origem, por ir encontrar Sérgio como treinador. Já Jorge Sing (formado na Ovarense onde chegou a ser campeão) foi um dos melhores jogadores da sua geração nas selecções jovens mas que nunca se afirmou no escalão máximo português. Esta é também a sua oportunidade de aos 27 anos mostrar o seu valor de forma definitiva.

PAVILHÃO:
Ao contrário da Ovarense, foi a turma do Ginásio que puxou os adeptos para o pavilhão, levando a cidade da Figueira da Foz a redescobrir o basquetebol. Para esta Final irá com toda a certeza contar com o apoio dos seus adeptos, o que pode vir a ser fundamental para superar algum cansaço da equipa e fazê-la jogar em constante superação.

EQUIPA:
A inteligência dos jogadores em campo (todos sabem qual o seu papel), o espírito de sacrifício e o seu colectivo são a imagem de marca desta equipa que derrotou FC Porto e SL Benfica, ambos por 3-2, ambos após estar a perder por 2-0 na série e em ambas as vezes foi na casa do adversário que carimbou a qualificação. Mas com uma rotação de apenas 7 elementos (contra 9 da Ovarense), o desafio será ver se a força mental de estar na Final superará o desgaste físico (10 jogos já realizados no Playoff contra 8 dos vareiros) inerente a este tipo de competição.

Sem comentários: