terça-feira, 16 de maio de 2006

# 1102. EFEMÉRIDE DO DIA

Em 1967 acontece o assalto ao Banco de Portugal, na Figueira da Foz, pela LUAR, Liga de Unidade e Acção Revolucionária. O assalto que terá rendido 38 mil contos.

Abílio Pires, ex-inspector PIDE/DGS, em discurso directo sobre este assalto:

"O Palma Inácio roubou vinte e oito mil contos da filial do Banco de Portugal da Figueira da Foz. Em 1967, vinte e oito mil contos era uma fortuna! Desse dinheiro, eu consegui recuperar vinte e dois mil.

Recuperei onze mil em Paris. Lembro-me perfeitamente, foi em plena agitação do Maio de 68. Viajei de avião para Bruxelas e daí fui de autocarro para Paris. A cidade estava sem transportes públicos, as multidões ocupavam as ruas... Eu já sabia onde estava o dinheiro! A LUAR estava infiltrada com informadores nossos! O dinheiro estava debaixo de uma báscula numa quinta dos arredores de Paris. Estavam lá onze mil contos. (...)

Os restantes onze mil contos estavam numa mina de água, nos arredores de Guimarães. Os informadores disseram que o dinheiro estava à guarda de um indivíduo de apelido Teixeira e mencionaram o local aproximado de residência. Não foi difícil encontrá-lo. Havia só dois Teixeiras na zona. O dinheiro estava numa lata dentro de um saco de plástico
"

6 comentários:

Anónimo disse...

Os torcionários do estado novo, volta e meia, têm a oportunidade de ladrar umas coisas. Irra ! Fascismo NUNCA MAIS, espero !!!

Anónimo disse...

Ja começou a novela do Rui Costa e do Ericksson.Não se vê que eles estão em pulgas para vir para o glorioso do preto-e-branco que tem uma catedral no inferno?
A propósito os palhaços vermelhos estão muito caladinhos com o escândalo de Itália. Pois, é que se isto fosse um país a sério estavam a jogar com Gandara, ou melhor tinham sido extintos que foi o que sucedeu á Florentina.
Sabiam que o glorioso da treta, das galinhas voadoras e do tempo da PIDE ainda está nas 3 frentes?

Frente ao Colombo
Frente ao MediaMarkl
Frente á Repsol

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

O primeiro anónimo tem pelos vistos más recordações do tempo do Fascismo: explique-me, por favor, o que é que ESTA democracia nos dá de melhor que a "outra". Elucide-me, porque eu não consigo ver nem perceber...

Anónimo disse...

Ó anonimo da "novela": és tão engraçadinho que até pareces aquilo que estou a ver da minha janela para a rua...não é a senhora não, é o...como se diz...aquele amigo de 4 patas...

Anónimo disse...

NINGUÉM QUE FEZ AQUI COMENTÁRIOS SOBRE ESTE TEMA SABE NADA VEZES NADA DO QUE FALA, POR ISSO SÓ ME RESTA DIZER VÃO TODOS APANHAR NO CAGUEIRO E MAMAR NA 5ª PATA DO CAVALO, SEUS GALEGOS DE MENINOS MAMADOS.
"DA CAGADEIRA"