terça-feira, 30 de maio de 2006

# 1149. SESSÃO DE DESINFORMAÇÃO…

Comentando recentemente o debate da RCFM sobre o eventual encerramento do bloco de partos da maternidade do Hospital da Figueira, o Dr. João Portugal (PS) disse, e cito o jornal “O Figueirense”, que «equilíbrio de forças foi algo que não existiu no debate do RCFM», uma vez que a relação numérica entre os apoiantes da decisão do governo e os seus detractores era de «dois para 10», com o deputado a ter a seu lado apenas o ex-vereador socialista Victor Jorge.

Sobre essas declarações alguém irá, a seu tempo, usar o direito de resposta...

Mas, ó Sr. Dr. Deputado, o que dirá agora acerca do debate organizado, ontem à noite, por Vossa Excelência, no qual, dos cerca de 80 presentes, mais de 90% são contra o fecho daquele serviço hospitalar?! Querem lá ver que se esqueceu da balança em casa, ou numa qualquer praça local, para medir o “equilíbrio de forças”?!

Ou será que lhe saiu o tiro pela culatra, pois nunca contou que a esmagadora maioria dos presentes no “seu” debate fossem médicos, enfermeiros, outros clínicos e muitos elementos do movimento cívico “Nascer na Figueira”, que são, logicamente, contra o encerramento?!

Pior… O Sr. Dr. Deputado da Nação sujeitou à humilhação pública – sim, porque foi isso que aconteceu - o Dr. Prof. Jorge Branco, que, como todos sabem, é médico e não um político.

Colocou o presidente da Comissão de Saúde Materno e Neonatal numa situação delicada, perante uma plateia "esfomeada", lançando-o às feras e "obrigando-o", ainda que de forma dúbia, não a defender um estudo técnico, antes uma decisão tomada pelo partido em maioria no Governo, no qual o senhor, Dr. João Portugal, milita…

De sessão de esclarecimento, o que aconteceu, ontem à noite, no IBIS da Figueira, teve muito pouco! Já em desinformação foi bastante rica…

Digo-lhe com muita sinceridade, acho que faz muito bem defender a sua “dama”, mas faça-o com outras armas. Traga cá, por exemplo, o Ministro da Saúde ou o Dr. Fernando Regateiro, da ARSC… Esses sim, são alguns dos “rostos” políticos da decisão…

Mais. Quando quiser organizar um debate sobre outras matérias “pague”, como bem recentemente se propôs a fazer, a quem sabe… Sairá melhor na “foto”! Garanto-lhe…

55 comentários:

Anónimo disse...

Esse deputado é um tolito. Claro que não tem argumentos para defender o que não tem defesa e, quando enterrarem o pé na poça de vez, os seus próprios donos dão-lhes um pontapé no cú.

Anónimo disse...

Não concordo rigorosamente nada com o "post".
Essa do professor Branco ter sido humilhado não lembra a ninguém. So mesmo de alguém que não viu ou não quis ver o debate. Eu estive lá e assisti à humilhação de todos aqueles que defendem a maternidade que efectivamente não tem condições para funcionar. Os defensores da maternidade, que mais não passam defracos políticos disfarçados de defensores da sociedade,não tiveram argumentos técnicos para contrariar a posição clara e apaixonada do Professor. Força João Portugal ! São iniciativas destas que dignificam os políticos! A verdade é esta mas custa a ouvir não é Sr. Dâmaso !

Anónimo disse...

Não percebo nada de maternidades, hospitais, centros de saude. Sei, isso sim, que tenho direito a um bem inestimável: a ter a possibilidade de ser assistido e tratado, mesmo que não tenha dinheiro, pelo sitema de saúde em Portugal. Isso, sim, foi uma conquista de abril, que devemos as socialista dr. Arnaut. Ontem, fui ao debate à procura de esclarecimnto. Pura perda de tempo. A mesa, que deveria mostrar serenidade, denotou nervosismo, irritação, chegando a haver mesmo alguns momento de evidente crispação.
Assim não. Se queriam discutir o sexo dos anjos, que foi o que foi debatido, faziam-no com educação, elegância, democraticamente.
A terminar: do meu ponto de vista, o encerramento das maternidades é poeira prós olhos dos incautos. O que está verdadeiramente em causa é algo mais fundo: o que resta do serviço nacional de saúde e a repartição do negócio da saúde por muita gente: politicos, médicos, técnicos inquestionávesi...
Uma certeza tenho, desde já: adoecer em Portugal, no futuro próximo, vai ser cá um bico d'obra !...
Nota: é a primeira vez que comento num blog. Como entendo, que o direito à opinião livre e responsável é um direito que não devemos delegar em ningém, é um dever de cidadania pessoal e intransmissível. assino com o nome próprio
António Agostinho

Anónimo disse...

É claro que no decorrer do debate nunca o Dr. Jorge Branco conseguiu desmentir evidências apontadas, como a ausência de rigor técnico do relatório, nem desmentir os números apresentados pelo HDFF que como foi claramente dito, se encontram nos melhores nacionais.
Foi dramática a defesa do indefensável ao ponto de dizer durante a intervenção de um Dr. Advogado ("...finalmente alguém que apoia o relatório").
Como vêm não foi brilhante a sua participação na dita sessão de esclarecimento.

Anónimo disse...

Mas a culpa dessa falta de "brilçho" não foi dele, antes de alguns pseudo-políticos do PS que transformaram aquela sessão numa reunião político-partidária.

Anónimo disse...

Concordo com o Paulo Dâmaso. O Dr. Jorge Branco foi defender um relatório indefensável, no entanto, o Dr. Paredes e o Dr. Portugal usaram e abusar da instrumentalização partidária.
Quem pagou por tabela foi o Dr. Jorge Branco que "levou" com a ira dos médicos e enfermeiros que protestam, e bem no meu ver, com esta decisão mal-amanhada do governo.

Anónimo disse...

"Não vale a pena. Isto é uma discussão de surdos", ouviu-se na plateia.

Anónimo disse...

Uma perguntinha inocente:
-O Dr. Sarmento na reunião da Câmara disse não estar suficientemente esclarecido para tomar uma posição. Será que já se esclareceu, pois não esteve presente no debate com o Dr. Jorge Branco?

Anónimo disse...

sr João Portugal até nutria alguma estima pessoal pela sua pessoa mas, depois do que assisti e ouvi ontem, um debate(??) - qual conversa de surdos - manipulado pela mesa, tirando o dr. Branco da Rocha, para defender um relatório sem defesa....

Anónimo disse...

Não podem dizer que os técnicos, das diversas especialidades do HDFF, Obstetricia; Cirurgia; Anestesia; Ortopedia e Medicina, não estiveram presentes em peso no debate e com excepção da Ortopedia e Medicina, que não fizeram nenhuma intervenção, todos eles manifestaram reservas ao relatório técnico da comissão.
Porque será?? Terá o ministro razão na implementação desta medida??

Anónimo disse...

O DR TAVARES TAMBÉM LEVOU FALTA A VERMELHO (LOL LOL) SERÁ QUE TAMBÉM JÁ NÃO TENS DÚVIDAS SOBRE A MATÉRIA?????

Anónimo disse...

As mães da Figueira tem direito em escolher onde querem ter os seus filhos, pelo menos a julgar pelas palavras do Dr. Branco. EU QUERO TER OS MEUS FILHOS NA FIGUEIRA

Anónimo disse...

O Sr. Dâmaso anda a abusar da sorte!

Anónimo disse...

Deixe-os ladrar, que é a coisa que sabem fazer melhor. Poruqe não fecham a maternidade do hospital onde trabalha o Dr. Jorge Branco? Também não respeita as normas impostas...

Anónimo disse...

É um artista Figueirense, que só tem Merda na cabeça.
*.4

Anónimo disse...

O debate quase parecia os célebres "secos e molhados" só que entre pseudo-políticos e profissionais da saúde

Anónimo disse...

Ó bifana-damaso e a desculpa para a saída do dr. jorge branco????? ahahahahahahah

´o dr. tem o carro no estacionamento pago que fecha à meia-noite e terá de se ausentar porque faltam cinco minutos para fechar`

ihihihihihih hihihihihihihih

Anónimo disse...

Gostava de saber onde nasceu o filho do Sr. Deputado, se foi na Figueira ou em Coimbra?
Tendo o Sr. Deputado uma mãe que é muito competente nesta área e estimada por todos na Figueira, como lida com ela com esta situação sabendo eu que a mãe é contra o encerramento da Maternidade?
Sr. Deputado onde estava o Dr. Sarmento?
Sr. Deputado onde estava o Dr. Tavares?
Sr. Deputado não será melhor o Sr. dedicar-se à pesca com os seus amiguinhos da JS porque de Politica o Sr. não pesca nada só se enterra.
*.4

Anónimo disse...

Afinal estavam lá muitos médicos, mas que disseram muito pouco para além de argumentos bairristas e desequadrados. Sinceramente não ouvi NINGUÉM defender a maternidade da Figueira com pés e cabeça.Se o Prof. Branco tinha algumas dúvidas quanto ao fecho do bloco de partos da Figueira agora é que já não tem de certeza absoluta a julgar pela "pobreza" dos seus técnicos.

Anónimo disse...

ESTE DEBATE DE ESCLARECEDOR NÃO TEVE NADA. COMEÇANDO POR OS MÉDICOS E ENFERMEIROS PRESENTES DIZEREM QUE NÃO TINHAM TIDO CONHECIMENTO PRÉVIO DO RELATÓRIO E ÀS PÁGINAS TANTAS ATÉ SE DERAM AO LUXO DE LER A PÁGINA 28 DO REFERIDO RELATÓRIO. ENTÃO TINHAM OU NÃO CONHECIMENTO? O RELATÓRIO ESTEVES SEMPRE DISPONÍVEL NA INTERNET.O QUE DEVIAM TER FEITO SEMPRE ERA SIM LUTAR POR MELHORES CONDIÇÕES TÉCNICAS E HUMANAS PARA QUE AS DIVERSAS ESPECIALIDADES DESTE NOSSO HOSPITAL FUNCIONASSEM CADA VEZ MELHOR E NÃO PIORASSEM COMO ESTÁ A SER O CASO. OS PRINCIPAIS CULPADOS POR ESTA SITUAÇÃO SÃO SIM OS PROFISSIONAIS DA SAÚDE QUE O QUE ME PARECEU SABEREM FAZER É ENTRAREM EM GUERRILHAS POLÍTICO-PARIDÁRIAS QUE NÃO SERVEM A POPULAÇÃO.

Anónimo disse...

è uma pena o Anónimo anterior não se indentificar.
Chama-se a isto uma vergonha.
Diga o nome.Não seja canalha do mais fraco que há!!!
Sabe o que isso representa? quem tem Cú tem medo.
Carlos m.r.Freitas

Anónimo disse...

EU TAMBÉM ESTIVE LÁ. ESPERAVA UMA REUNIÃO DE ESCLARECIMENTO, E NÃO DE CARIZ POLÍTICO-PARTIDÁRIO.
o DISCURSO DO PAREDES FOI UMA COISA COMPLETAMENTE DESPROPOSITADA E ABSURDA. UM DISPARATE COMPLETO. QUE NÃO INTERESSA A NINGUÉM. PERDEU UMA BOA OPORTUNIDADE DE ESTAR CALADO.
O PORTUGAL, OLHEM, FEZ O QUE PÔDE. ATÉ FOI CALADO PELO BRANCO, QUE DISSE-LHE SABER DEFENDE-SE SOZINHO.

Anónimo disse...

Informo o comentador anterior que o relatório se encontra na internet após o ministro ter informado a comunicação social do encerramento dos blocos de partos.
Os Conselhos de Administração dos hospitais souberam pelo despacho do ministro datado de 4 de Abril de 2006, enquanto o relatório tem a data de Março de 2006.

Anónimo disse...

E as autarquias foram informadas no dia anterior ao anuncio público do sr. ministro

Anónimo disse...

PASMAI, SENHORES PASMAI:
Foi enviado ontem da ARSC, cerca das 19 horas, um fax para o HDFF, em que se solicita resposta urgente, a dados indicadores da maternidade: como o nº de médicos, de Enfªs especialistas do bloco de partos, localidade das mães, nº de partos , etc
RELATÓRIO TÉCNICO-CIENTIFICO. AHAHAHAHAH

Anónimo disse...

Eu também estive lá e hoje arrependo-me muito de não ter usado da palavra.

Se alguém instrumentalizou aquele debate foi o PCP que levou para lá o seu aparelho todo para indisciplinadamente tentar que aquela sessão corresse da pior forma.

Intervenções de profissionais da saúde, sim houve muitas, mas eu que também sou profissional de saúde, embora não neste hospital e posso vos dizer que dos médicos que falaram, 90% são militantes activos do PCP. O que não quer dizer que não tenha havido outros profissionais que tenham intervido sem qualquer conotação politica.

Porque não se diz que o PCP no sábado à noite reuniu para preparar este teatro de ontem.

O que fez o SR. Nelson Fernandes para que a maternidade hoje não fosse encerrada? Nada fez no passado.

O Problema do hospital é que o PCP quer mandar e persegue toda a gente que não lhes engraxa as botas.

Isto tem que acabar de uma vez por todas.

Tenho vergonha de no passado lá ter trabalhado.

Só voltarei se mudar a Direcção Clínica. Não para o PS ou PSD, mas para alguém competente e independente.

Anónimo disse...

Pelas palmas, deu para perceber que a grande maioria dos presentes não era contra o encerramento.

Era perfeitamente visivel!

Alguns poderiam até ainda não ter a sua opinião formada, mas não eram fundamentalistas ao ponto de mal tratar um técnico que se disponibilizou para vir falar a um terreno que à partida sabia que não lhe seria favorável.

Anónimo disse...

Porque razão os técnicos de saude não tiveram uma intervenção no mesmo tom de voz do Dr. Prado e Castro????????

Esse sim, soube comportar-se. É contra o encerramento mas não foi para lá instrumentalizado pelo PCP.

Viu-se bem quem foi ensaiado!

Anónimo disse...

Só é pena ninguem ter visto que o Deputado João Portugal, conseguiu trazer cá o homem, isso é que é pena...
Só não sei o que motiva este jornalista?! dizer e escrever estas coisas...
talvez um dia a Figueira consiga entender...

Anónimo disse...

Em resposta ao profissional de saúde, que não trabalha neste hospital, sobre 90% dos médicos serem membros activos do PCP, vou tentar pensar alto:
José Rocha- não; Rui Moura-não; José Mário-não; Graça Feteira-não; Helena Serra-não; Amandio- não;Seabra-desconheço. Como vê profissional da saúde, não neste hospital, os seus 90% estão hipertrofiados.

Anónimo disse...

Gostaria de perguntar ao post do profissional da saude que não trabalha no HDFF como voltaria se mudasse a Direcção Clinica? Foi ela que o deslocou do hospital?
Lembro que democraticamente foi a última Direcção Clínica a ser eleita pelos seus pares no hospital e que desde aí tem tido lugar, por convite, em todos os CA que passaram e estão a passar pelo hospital.Será por incompetência???
Em breve terá Vª. Exª, ao que se viu nos bastidores ontem, a Drª Teresa Monteiro nesse lugar, quando sair o Presidente do CA por impedimento legal e venha alguém, pelo que se diz, de Leiria, ocupar o lugar de Presidente.

Anónimo disse...

O protaganista deste blog só serve para dizer mal, não há uma única critica construtiva que até à data tivesse sido proferida pela boca deste pseudo jornalista. A intenção do debate era para clarificar e agradecer a quem conseguiu cá trazer um elemento da comissão para esclarecer a população e não para ser atacado pelos profissionais de saúde do nosso HDFF e pelo movimento cívico que quiseram transformar o debate numa guerra de politica.

Anónimo disse...

"A intenção do debate era para clarificar e agradecer a quem conseguiu cá trazer um elemento da comissão para esclarecer a população"

ahahahahahahahahaha ahahahahahahaha ahahahahahahah ahahahahah ahahahaha ahahahahaha

agradecer a quem?? a um sr que ganha mensamelmente 700 contos pagos com dinheiro dos contribuintes??? Agradecer a alguém que recebe do estado para olhar e zelar pelos interesses da sua população e depois dá uma facadinha nas costas e é a favor do encerramento da maternidade só para defender o PS????

Ide morrer longe, pá!!!!!

Anónimo disse...

Não quero duvidar do post que refere o fax da arsc.
Mas isso é desfassatez vergonhosa.
Tentam enganar o zé povo com relatórios cientificos e ao fim e ao cabo tem razão quem no debate disse que o hospital enquanto instituição não foi visitada ou inquirida sobre as condições da maternidade.
Dr. Regasteiro devia ter mais cuidado e ao menos, pedir essas informações alguns dias antes ou depois, pois hoje está tudo e todos de orelhas arrebitadas pela sessão de esclarecimento promovida pelo PS.
Creio que tinha ficado bem ao dr Jorge Branco propôr uma visita ao serviço de obstricia visto não o conhecer, nem sequer quantos médicos lá trabalham, que não são seis, como disse, mas sim sete mais dois contratados.

Anónimo disse...

Boa Paulo Damaso em trazeres o assunto da maternidade a discussão.
Estranho que de todos os blogs figueirenses só tu e o "necessariodizer" abordem o assunto, que é sem duvida importante.
No teu blog sim está instituida uma sessão de esclarecimento.
Que tirem as duvidas e se esclareçam todos

Anónimo disse...

Existem pessoas que estão apostadas em desvendar o que motivo o Sr. Paulo Damaso, a escrever sempre mal dos mesmos.
Por muito que isso demore essas pessoas vão descobrir o que motiva este Sr, e depois quando isso de descobrir, eu pessoalmente vou me fartar de rir, rir, rir, rir.

Anónimo disse...

É uma questão de tempo caro anónimo, e de por pessoas no terreno a «cheirar».

Anónimo disse...

A "cheirar" quais cães de rasto???
Não parece muito ético.A PIDE felizmente acabou há 32 anos e o KGB (não os comprimidos)também.

Anónimo disse...

Este artigo do Dâmaso é bem elucidativo da parcialidade com que tem tratado uma série de assuntos. Vou lembrá-lo das lacunas, omissões ou afirmações despropositadas neste "post":
1-Não menciona o facto de ter sido convidada toda a população, incluindo as outras forças políticas e os elementos do movimento contra o encerramento (o que conhecia por ter sido divulgado no debate sobre a maternidade na RCFM) pelo João Portugal, também ele promotor da vinda cá do Prof. Jorge Branco. Ou seja, não lhe interessa divulgar que a promoção do esclarecimento público se deve, em exclusivo, à acção do deputado Porrugal;
1-Quando refere "mais de 90% contra o encerramento daquela unidade hospitalar". Errado! 100% dos comunistas e laranjas (cerca de 30) e 0% de socialistas (pouco mais de 60), ao que julgo. Fez algum referendo na sala?
2-Só me apercebi duma humilhação pública (defeito meu): o do Prof. Jorge Branco ter apodado de "incompetente" uma médica comunista à beira de um ataque de histerismo. Mas isso o Dâmaso omite;
3-Como omite a tentativa de boicote 2 vezes levada a cabo pelos comunistas, que usando da arruaça em que são especialistas e pela voz da dita médica e dum sindicalista, demonstraram bem o que pretendiam;
4-Omite ainda as relevantes declarações do Dr. Seabra que, para quem o quis ouvir (os comunistas incomodados iam abandonando a sala), afirmou da maternidade, e o que é mais grave, do próprio funcionamento do hospital, o que Mafoma não disse do toucinho;
5-Dâmaso mente: repetidamente o Prof. Jorge Branco afirmou que não defendia o despacho do Ministro da Saúde (não lhe competia), mas apenas e tão só o teor do Relatório Técnico da Comissão da qual é Presidente;
6-Dâmaso omite deliberadamente que a composição da assistência na sala era quase exclusivamente dominada pelas forças políticas PS e PCP, com alguns laranjas à mistura, incluindo os médicos e enfermeiros presentes.
Todos, mas todos, partidariamente conotados (isto afirmo eu, que dessas coisas sei um pouco mais que o Dâmaso)!
7-E omite que a população da Figueira, não conotada, se marimbou para a sessão;
8-Mais omissões? Por exemplo a de que cerca de 300 mulheres/ano, da Figueira, já fazem os seus partos fora da maternidade da Figueira (afirmação do Prof. Jorge Branco por ninguém contestada); que o PCP trouxe para "engrossar" as fileiras, inclusive dirigentes distritais dos professores; que ficou claro que só a célula comunista no hospital, através de subterfúgios, defende a manutenção duma maternidade onde a mais de 70% das parturientes não é dada a epidural porque ... não há anestesista!
9-Por fim, Dâmaso, experimente escrever com a verdade TODA. Vai ver que não custa nada.

Anónimo disse...

Concordo na integra com o anónimo anterior. É altura de por o Dâmaso no seu lugar.

Anónimo disse...

O Dâmaso anda é a causar comichão a muita gente mas, por aquilo que o conheço, ainda vai causar muita mais. E alguns, no final, até lhe pediram desculpa!

Anónimo disse...

Dâmaso não ligues ao que estes iluminados e frustrados da politica que antes do 25 de Abril andavam de um lado para o outro, e que nem nunca souberam quem era o Salgueiro Maia.
Por vezes temos que voltar uns tempos atrás e perguntar a esse pessoal, onde estava ele no 25 de ABRIL.
Dâmaso a caravana passa e os cães ladrão.
*.4

Anónimo disse...

quem é este cromo do *4? será algum dos quer perdeu as eleições do PS na comissão política, ahahahahahahaahahahahahahahahahahahahahahahahahahaahahahahahahah

Anónimo disse...

Concordo plenamente com o anónimo que escreveu o comentário com 9 pontos.

Este “post” que o Sr. Damaso escreveu não corresponde em nada à verdade.

Este senhor só sabe dizer mal e ser do contra.

Não é digno de exercer jornalismo, pois essa profissão exige imparcialidade.

A RCFM só perde em ter um colaborador deste género.

O Sr. Damaso até poderá vir a ser um bom jornalista, mas primeiro tem que mudar MUITO a sua personalidade.

Anónimo disse...

O Movimento Cívico “Nascer na Figueira” vai organizar no dia 1 de Junho (amanhã),pelas 21h30m, no Salão Nobre da ACIFF, um Colóquio com a presença de diversos profissionais de saúde do HDFF.

PARTICIPE!

ABRACE ESTA CAUSA!

Anónimo disse...

P. DAMASO,
SIGA EM FRENTE. VEJO MUITA GENTE INCOMODADA COM OS COMENTARIOS. É PENA QUE NÃO PUBLIQUE TUDO O QUE SABE. TALVEZ CALASSE DE VEZ QUEM O AMEAÇA, OU TALVEZ ALGUÉM OS MANDASSE CALAR. PARA BOM ENTENDEDOR.....

Anónimo disse...

O Dâmaso causar comichão a alguém???
Só se for por causa da crónica falta de banho...

Anónimo disse...

Este assunto veio a discussão pública em boa altura. Vou casar-me dentro em breve. Ando á procura de casa e embora adore a Figueira da Foz e trabalhe cá, estou tentado comprar casa na aqui. Vou procurar casa na periferia de Coimbra (entre Coimbra e Montemor). Noto que mesmo o bairrismo e o orgulho de ser figueirense já são coisas do passado, principalmente quando "os da terra" são capazes de "Vender" a Figueira em troca de prestígio político. Primeiro o quiseram fechar as valências cirúrgicas da urgência do nosso hospital, agora querem fechar a maternidade, logo a seguir vão querer fechar a pediatria... Adeus Figueira...

Anónimo disse...

Caro Carlos Figueiredo, eu também passei recentemente pelo dilema de deixar a Figueira da Foz. Resolvi a semana passada comprar casa em Meãs do Campo, pois parece-me existirem grandes pressões para centralizar todos os serviços em Coimbra. Se pensarmos bem, o que querem fazer com o hospital, vão querer fazer com todos os outros serviços que temos na Figueira, é tudo uma questão de tempo.
O PS parece determinado em levar este feito avante, e esquece-se dos custos sociais deste tipo de medidas. Concordo consigo e acho que o PS da figueira está a "vender" a cidade. É muito triste a posição tomada por esse tal João Portugal (e muito estranha também).

Anónimo disse...

o pobre desgraçado que fala em banho nao deve ter mais nada para escrever,senao nao escrevia esse tipo de merdas que nao enaltecem o debate.seu palhaço,se nao gosta nao coma,mas ao menos nao ofenda.o pato e do banho e voce,sera de que?do marfim?
Rufino Antero de Saboga e Castro

Anónimo disse...

É verdade o PS esta a vender o que cá existe na Figueira a Coimbra com o consentimento do deputado João Portugal e o presidente da CPC do PS João Paredes, e suas marionetas por eles controladas.
É triste ver o que estes senhores fazem, para estarem de bem com o governo e com o presidente da Federação de Coimbra da PS Vítor Batista, que tanto mal tem feito a nossa Figueira, como por exemplo não deixar o PS da Figueira escolher o candidato para a Câmara e ser ele a escolher, um candidato que não tinha qualquer cotação no mercado de valores da Figueira, apoiado por João Portugal e João Paredes.
*.4

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

VENDILHÕES DO TEMPLO?

Anónimo disse...

pronto! Vai funcionar a maternidade da figueira, só para nescerem os abortos como o autor deste bloog - AVANTE CAMARADA, O SOL BRILHARÁ PARA TODOS OS ABORTOS COMO O DÃMASO.

Anónimo disse...

Ao ultimo anónimo
Não sei onde nasceu, mas provavelmente nasceu na Figueira será que também é um aborto?