quinta-feira, 18 de maio de 2006

# 1105. O FIM [HÁ MUITO] ANUNCIADO OU APENAS UM CARTÃO AMARELO À AUTARQUIA?!

ExpoFigueira - Feira de Actividades Económicas da Figueira da Foz - não se realizará este ano devido à "falta de condições financeiras" para suportar os custos do evento, anunciou o presidente da Associação Comercial e Industrial local (ACIFF), entidades organizadora do certame.

De acordo com Fernando Cardoso, a associação dos empresários do concelho, que há 11 anos organiza o evento, "não tem mais capacidade financeira" para fazer face aos custos do certame, que, na última edição, rondaram os 200 mil euros. Os prejuízos atingiram os 30 mil euros.

O empresário teceu duras críticas ao "alheamento" da Câmara Municipal da cidade ao evento. "Vivemos das quotas dos nossos associados e pouco mais. Não temos verbas para manter este certame. Passámos de uma situação, em 1995, em que ajudávamos a organizar para, actualmente, ter que suportar os custos. No ano passado o apoio da Câmara foi de 20 mil euros e ainda nem nos pagaram. A situação é incomportável", afirmou Fernando Cardoso, ontem, em conferência de imprensa.

"A responsabilidade social da ACIFF tem limites", protestou, José Couto, da ACIFF. "Quem sairá prejudicado é o já debilitado tecido empresarial da Figueira", avisou Fernando Cardoso.

A bola está agora do lado da autarquia que deverá decidir se, de futuro, pretende dar continuidade ao evento. "A Câmara nunca assumiu o interesse de organizar uma verdadeira feira de actividades económicas. Este é o momento de reflexão para se saber o que queremos", exortou ainda o empresário.

O certame, habitualmente inserido nas Festas da Cidade, realizadas em Junho, e que reúne cerca de uma centena de expositores, tem sofrido um "decréscimo" no fluxo de pessoas e de negócios. "Esse factor deve-se, no meu entender, à realização, em simultâneo, de outras iniciativas pela cidade", afirmou Fernando Cardoso.