"Dizem que a profissão mais antiga do mundo foi a prostituição. Não posso concordar. Até porque não havia dinheiro quando o mundo começou, e se para o homem bastava dar com uma moca na cabeça da mulher e arrastá-la para a sua caverna, porque carga de água haveria de pagar?
Dizem então que a primeira profissão deve ter sido um dos trabalhos mais básicos, como agricultura ou caça. Embora concorde que tenham sido das primeiras profissões, a primeira não foram, até porque no início não havia ferramentas para agricultura nem armas para caçar.
Sugerem então que tenha sido o ensino. Mas para ensinar é preciso aprender. É a história de quem veio primeiro, o ovo ou a galinha. Neste caso, o estudante ou o professor. Ninguém nasce ensinado, logo teria de estudar primeiro. Mas no início não acredito que o homem tenha partido para esta actividade assim de arranque.
Temos de nos colocar na pele desse primeiro homem para perceber.
Então, o homem aparece. Um homem, Adão, sozinho, sem saber o que fazer. Qual a sua primeira iniciativa? Obviamente, coça os tomates. Assim sendo, a primeira profissão do mundo foi claramente... funcionário público!"
Texto recebido por e-mail
2 comentários:
Sem dúvida poderia ter sido a primeira profissão mas em qual repartição pública trabalhava??
Escola não, hospital não, finanças não, autarquia não,justiça não, só pderia ser na loja do cidadão para registar a Eva na profissão de...........
Eis a piadinha óbvia e sem graça, que encarreira na campanha da direita neo-liberal contra a função pública, ou mais correctamente contra o Estado que restringe os apetites insaciáveis dos patrões!
Enviar um comentário