quinta-feira, 1 de dezembro de 2005

0555. Long Life Bergantim!


Os acólitos de S. Bergantim celebraram esta madrugada o nascimento do Bergas, recordando os primeiros copos. O ritual de copofonia, que sempre reúne em torno do bar as pessoas a quem se quer bem, é um momento de partilha, de confraternização, de amizade.

Há 37 anos também era assim. E foi numa rodada de shots que o barman juntou as suas “ovelhas”. Normalmente, àquele ritual seguiria o ritual do lançamento do greg, mas ontem não. O dia foi especial. Afinal, o Bergantim já aguentou mais anos que Jesus, que só chegou aos 33…

No início o barman, hospedeiro, ergueu um copo de shot um palmo acima do bar e disse uma breve oração (“Ao amor, ao sucesso e a muito muito sexo!”) antes de atirar para dentro mais uma mistura corrosiva. Uiiiiiiii…

Mas em dia de aniversário, para assegurar as graças divinas, os copos incluíram o sacrifício de uma embalagem de Gurosans... “Tomai e bebei. Isto é o meu copo que será pago por vós”.



PS - Então é não é que a Madonna também lá este.
Pois esteve... Três vezes (remisturada e tudo!)!! [Obrigado Paulinho].

5 comentários:

Anónimo disse...

Como Bergantim , fará 37 anos, mas muito antes disso já eu e outros lá iamos com o nome de 7 1/2.
Padre Amaro

Anónimo disse...

Pois é.O tempo voa.Mas não se esqueçam que antes disso, já eu e outros lá iamos com o nome de 7 1/2.Lembram-se?
Já agora, quem sabe porque se chama Bergantim?Dou um doce....
Padre Amaro

Anónimo disse...

Já não me lembro dp 7 1/2 mas recordo as matinées do Bergantas, naqueles Verões de jovenzito inconsciente (ainda não podia entrar à noite) em que o tecto de chapa de zinco, batido pelo sol escaldante, produzia um (verdadeiro) efeito de estufa!
... depois duma remodelação introduzida aqui há uns 10 anos, fui lá uma vez! P'ra nunca mais! Tinham dado cabo do meu Bergas!

Anónimo disse...

Então Dâmaso, até o meu singelo comentário sobre o velho Bergas você censurou????
No mínimo, veja lá se dá destaque aos velhos colaboradores que, anos e anos, foram a cara e a imagem do Bergatim: O Gervásio, na porta e o SG-gigante no balcão, o Mário DJ e o falecido Nelson na gerência.
Em tudo há uma história que você desconhece, mas, apesar disso, ela existe.

Paulo Dâmaso disse...

Sr. Gayvota:

Caso não saiba, também eu fui colaborador daquela casa. E mais, ainda cheguei a trabalhar com o Gervásio e conheci muito bem o saudoso Nelson.

apesar da minha "tenra" idade, ainda pertenço à velha guarda. capiche?