segunda-feira, 9 de janeiro de 2006

0663. Fado do Autarca

Sai do meu gabinete
Não tropecei no tapete
E pus os pés ao caminho!
Para carregar bem as pilhas
Fui direitinho ao CUBILHAS
Mamei o primeiro branquinho!

**

Fiquei assim satisfeito
Mandei dois murros no peito
Fiz mais um furo no cinto!
Como não me comprometo
Só parei no GATO PRETO
Mandei-lhe com mais um tinto!

**

Assim vou caminhando
Aquecendo em lume brando
Pelas ruas da Figueira!
E para aquecer a tripa
Vai um tintinho da pipa
No Ti MANEL DA PARREIRA!

**

Lá sai todo emproado
Ao jeito de um deputado
Endireitei a marreca!
E lá fui no meu embalo
Rumei à tasca do GALO
Mamei mais uma bejeca!

**

Sai apressadamente
Ia mais ou menos quente
Já com um calor na pinha!
Ora caio, ora não caio
Entrei no PAPAGAIO
Virei mais uma ginjinha!

**

Não empurrem, eu aguento
Tá quietinho ó vento
Que tu a mim não me abanas!
Qual ventania, qual quê
Lá vai mais um panache
Aqui no CHALET DAS CANAS!

**

Inda tenho muito para andar
É melhor ir apanhar
Um ar fresquinho na tola!
Mas não passo sem beber
Um bagaço para aquecer
No Esteves da CAÇAROLA!

**

A coisa está a ficar feia
É melhor ir à boleia
Se não ainda me engancho!
Mas porque ainda é cedito
Lá vai mais um bagacito
No Carlitos do RANCHO!

**

Já não sei se sou cowboy
Bergkamp ou Van Nistel Roy
Se sou Tarzan ou Tintin!
Já não me lembro de nada
Vou fazer uma mijada
À porta do Bergantim!

**

Três vezes já mijei
Quatro vezes arrotei
Já não encontro a braguilha!
Como ainda não abano
Vou ali ao MEXICANO
Enfardar uma tequilla!

**

Neste meu jeito de autarca
Já pus a bola na marca
Isto sim é futebol!
Já tomei algum balanço
No TAYTI não há falhanço
Num penaltie de tintol!

**

Em direcção a Buarcos
Já vejo ao longe os barcos
Tá chegando o fim do dia!
Já bebi que nem um urso
E prá seguir o percurso
Vai um fino no MARESIA!

**

Ele é branco, ele é tintinho
Ele é ginga, ele é fininho
Não há nada que não caia!
Tenho de apressar o passo
Inda vai mais um bagaço
Pode ser na ADEGA PRAIA!

**

Tou a ficar pesadão
Já perdi a audição
Vou comprar um sonotone!
Para ver se isto me passa
Vou mamar uma cachaça
A Buarcos ao TYRONE!

**

Já estive bem pior
Agora já estou melhor
A saúde não se esgota!
E para não ficar com dor
Agora vai um licor
Pode ser na CASA MOTA!

**

Como sou um bom autarca
Se bebo não olho à marca
Seja tinto ou cachaça!
DORY NEGRO é o destino
Ah grande Diamantino
Passa pra cá uma taça!

**

Estou quentinho, sim senhor
Apetece-me um licor
E até pode ser Beirão!
Como ainda há pecúlio
Subo a rua, vou ao Júlio
Vou bebe-lo ao União!

**

Isto assim é que é uma festa
Não há vida como esta
É disto que o corpo gosta!
Já começa a anoitecer
E pra não arrefecer
Vai uma aguardente no COSTA!

**

Minha mãe bem me dizia
Seja de noite ou de dia
Engole mas não mastigues!
Eu sigo os conselhos dela
E vou molhar a goela
Ao meu amigo RODRIGUES!

**

Goela bem molhadinha
Vai mais uma pinguinha
Que beber não é pecado!
Por isso vamos em frente
Lá vais mais uma aguardente
Pode ser no ATRASADO!

**

Estou a acabar o percurso
Já bebi que nem um urso
Agora vou para a Figueira!
Isto assim é que é vidinha
Vai mais uma garrafinha
E tem que ser na TRAINEIRA!

**

Estou a ficar com fraqueza
E prá acabar em beleza
Vou beijar outro balcão!
Vou pró Casal do Rato
Umas moelas no prato
Três tintos no BARRACÃO!

**

Pronto! Estou atestado
Vou mas é pró outro lado
Prás enguias sem igual!
Já estou a ficar com a breca
Vou bater uma soneca
Pró BARRACÃO DO SAL!

**

Agora vou terminar
Amanhã vou trabalhar
Não bebo mais um pintelho!
Se não ficar bom da bola
O Tony dá-lhe na tola
Mostra-me o cartão vermelho!

**
Letra: Peter - Silgo
Música: Bifanas Big Band

*Fadista: Zé tintol
*À viola: Carlos Branquinho
*Viola-baixo: Tony Ginja
*Guitarra portuguesa: Joaquim Panache

8 comentários:

Anónimo disse...

Com estas paragens todas e bebidas e pela minha experiencia em beber, não vais trabalhar durante umas belas semanas...Bom começo de Ano, heim.

Está muito giro...um espectáculo

Anónimo disse...

Divinal!
Muito bem escrito.
Sem dúvida um poeta do povo.
Os parabéns do
CAMARADA PÓLVORA

Anónimo disse...

Não acredito que depois de tão longo percurso ainda haja lucidez para observar, falar e muito menos escrever...
Mas o texto está muito engraçado.

Anónimo disse...

Como diria o poeta: "C'est toujours la primiére fois".
Está um espectáculo, sim senhor, nem eu escreveria melhor...

Anónimo disse...

Tá bom sim senhor este fado do autasca.Eh Eh

Anónimo disse...

Ó paulo onde vai ser a actuação do banda?? o faduncho ao lado disso é um menino de "coiro"..

Anónimo disse...

paulocas, atão e o marujo onde enfrascas uns shots? e também não mencionaste o Picadeiro onde mandas abaixo umas vodkas ao sábado à noite antes de te refugiares no bergantim. foi esquecimento????

Anónimo disse...

o paulo damaso pode enfrascar o k quiser, já o ilustre deputado não deve ....e pelos vistos bate as tascas todas...