terça-feira, 10 de janeiro de 2006

0669. Pensamentos du Camandru… ou mais longe!

«Para evitar filhos, faça amor com a cunhada.
Só nascem sobrinhos...»

4 comentários:

Anónimo disse...

Um contributo para as discussões destas aves agoirentas e balofas.....

no publico

"Duas semanas depois de ter sido afastado da vice-presidência da Câmara da Figueira da Foz, Paulo Pereira Coelho revela que não quis integrar a lista do PSD. Admite que já teve a ambição de ser presidente da câmara, mas garante que essa vontade não o "move" actualmente.

Há quatro meses, Paulo Pereira Coelho foi eleito vereador da Câmara da Figueira da Foz e assumiu a vice-presidência no executivo da maioria social-democrata. Alegando divergências quanto à gestão da autarquia, colocou o seu lugar à disposição de Duarte Silva, que o afastou por "quebra de confiança política".

As divergências que mantém com Duarte Silva significam que pretende vir a gerir a Câmara da Figueira da Foz?

Não é isso que me move neste momento, mas se as pessoas não acreditam, não posso fazer nada. A verdade é esta: há quatro anos, após a saída de Santana Lopes, tive a intenção de ser presidente da Câmara da Figueira da Foz. Fiz, até, várias diligências nesse sentido. Podia ter forçado a candidatura, porque era presidente da distrital [do PSD de Coimbra], mas verifiquei que não reunia o consenso junto das esferas directivas do próprio partido e que havia quem achasse, incluindo o próprio dr. Santana Lopes, que o eng. Duarte Silva era o candidato mais indicado. Por isso entendi pôr o interesse colectivo acima da minha ambição.

Depois constato que as coisas não estão bem na câmara, mas isso não pode dar o direito a ninguém de pensar que tenho alguma intenção pessoal sobre o futuro da Câmara da Figueira da Foz. Eu prezo-me por ser uma pessoa minimamente inteligente e, se quer que lhe diga, pelo andar da carruagem, não há nenhum protagonista do PSD que tenha condições para ganhar a autarquia daqui a quatro anos. Hoje, muita gente está preocupada com quem é que se vai candidatar à câmara, mas lembro-me do tempo em que fazia os convites e ninguém aceitava. Convidei o eng. Duarte Silva três/quatro vezes, antes e no próprio ano em que Santana Lopes viria a candidatar-se. A verdade é que, antes de Santana Lopes, a derrota era mais do que certa.

Se teve vontade de ser presidente de câmara, e se se foi apercebendo de uma gestão com a qual não se identificava, porque integrou a lista de Duarte Silva?

Após a saída de Santana Lopes, o Duarte Silva teve total liberdade para fazer a sua equipa e entendeu que era importante que eu participasse. Obviamente, não podia dizer que não, até para não subsistir a ideia que tinha ficado beliscado por não ser eu o candidato do PSD. Depois, houve vicissitudes que me levaram a estar na câmara apenas seis meses. Questões de saúde e, depois do PSD chegar ao poder, outras funções na CCDR e no Governo.
Relativamente às eleições de 2005, a verdade é que não quis integrar a lista do eng. Duarte Silva, por considerar que a solução que estava a ser gizada para a Figueira não era a mais adequada. No entanto, a direcção do partido, quer ao nível distrital, quer ao nível concelhio, entendeu que eu devia participar. Tenho uma carta do partido a pedir-me expressamente para pertencer a esta lista e a verdade é que eu não podia negar um pedido tão vincado. No entanto, fiz questão de realçar que a minha postura dentro do executivo não seria a mesma, caso o rumo político da autarquia não mudasse. E, de facto, a realidade é tão má que posso dizer que ainda bem que avisei a quem tinha de avisar.

Mas a situação financeira da autarquia não resulta tanto da gestão de Santana Lopes como da de Duarte Silva?

No tempo de Santana Lopes, a Figueira deu um salto qualitativo muito grande. A sua passagem deu uma visibilidade à Figueira da Foz que é inestimável. Agora houve, talvez, um volume de investimento desadequado, que não foi ao encontro das prioridades do concelho. Era mais necessário um centro de congressos do que um Centro de Artes e Espectáculos (CAE).
O CAE não serve os desígnios da Figueira da Foz e é um equipamento devorador de centenas de milhares de euros por ano. Se calhar, o eng. Duarte Silva é vítima disso e está a pagar a conta, como se diz. Só que isso não pode ser desculpa. Hoje, a leitura dos números diz-nos que uma boa parte da responsabilidade pela situação actual foi da gestão dos últimos quatro anos. Não vale a pena diabolizar o dr. Santana Lopes.

Considera então que Duarte Silva foi uma má escolha para a Figueira da Foz?

O eng. Duarte Silva é uma óptima pessoa, tem conhecimentos e, como se costuma dizer, "tem mundo". É importante ter uma pessoa com o seu perfil à frente da câmara, com capacidade de interferir noutras esferas de poder. Mas, ao nível de gestão corrente, a situação é diferente. Parece-me que o eng. Duarte Silva não tem nem a urgência nem a equipa para levar a cabo os desafios que se põem nesse âmbito à autarquia.

Como será a sua postura daqui para frente no seio do executivo camarário?

Tudo o que contribuir, no meu entendimento, para o bem da Figueira da Foz terá o meu apoio. Desse ponto de vista, o eng. Duarte Silva poderá contar com toda a solidariedade e apoio. Agora, também não cedo a pressões. Face ao actual estado da câmara, ninguém me vai ver a votar políticas despesistas, quando temos o défice astronómico e a dívida que temos.




O ex-vice-presidente da Câmara da Figueira da Foz considera que os resultados das eleições autárquicas de 2005 "não foram nada lisonjeiros para o PSD" e que o PS "não subiu por culpa própria". "Só quem não quiser ler os números é que não vê que o PSD baixou e que há um descontentamento claro. E só não baixámos muito mais porque as condições políticas nacionais e locais permitiram que mesmo assim pudéssemos manter uma certa distância relativamente ao PS. Obviamente, num outro enquadramento não resistiríamos. "Felizmente, o PS não capitalizou esse descontentamento", avalia."

Anónimo disse...

Este deve ter sido feito, num curral de burros

Anónimo disse...

O que é que é mais preciso para se perceber:
1 - O PPC queria e quer ser Presidente da Câmara da Figueira
2 - O PPC está a fazer um atque violentissimo ao Duarte Silva para o perturbar e fazer ir embora para ganhar na secretaria o que nunca ganharia nos votos
3 - O PPC está a ter o comportamento de um menino mimado, que ficou irritado por ter levado dois açoites no rabinho, por se ter portado mal. Agora já acha que todos não prestam, só ele, só ele é que é o bom.

Anónimo disse...

Meus caros, vamos lá a separar as aguas. Deixemo-nos de hipocrisias e de analises hibridas.

1) De facto PPC, não espanta ninguem ( a mim pelo menos e nao sou politica. Só observo) È óbvio que esta mascara que assume agora, depois de lhe terem sido retiradas as competencias,lhe encaixa perfeitamente. Aliás como a qualquer homem inteligente ( ou mulher ), com isto nao quero dizer que é uma boa mascara. Não.
Mas é uma mascara óbvia, inteligente e faz parte da tactica e estratégia delineada, que o irá conduzir a algum caminho por ele desenhado.

2) Mas, não confundamos as coisas.
O Ilustre, diz algumas verdades e, a maior de todas é que a actual situação financeira da CMFF é grave ou gravissima e que precisa no minimo de uma intervenção imediata.Assente essencialmente em três pilares fundamentais : a) medidas e operações financeiras que permitam segurar o actual passivo que tem um atraso descomunal b) atalhar de imediato, no âmbito dos recursos humanos, logisticos e equipamentos ( medidas de contenção - que se me permitem, até nem irão atrapalhar nada a produtividade, apenas acaba com a situação de "quase saque " que passa pelas canetas até aos gastos de telemóveis, passando pelo papel etc...) c) planeamento e estratégia e politica de futuro.

Esta é que é a grande verdade. Aqui o Ilustre fala verdade.
E compete aos que ficaram mostrarem que não é verdade o que ele diz. Ou então, admitam que é verdade, mas demonstrem que sabem e conseguem dar a volta á situação. Gostaria de ver algumas pessoas a conseguirem dar a volta á situação.

Compete aos que ficaram, mostrar ao Ilustre que são capazes sem ele.
Agora mostrem lá a verdadeira capacidade de gestão que têm. Sim porque, os senhores são gestores, são governantes, não basta prozuzir criticas avulsas a outros, é preciso mostrar a capacidade que têm.

Ou então, serei forçada a dar a "mão á palmatória " e dizer : " ele é que sabia "

Pessoalmente, á equipa, que está no executivo, dou apenas 1 voto de confiança e não 4. Sendo certo que esse voto, embora reconheça que o merece, sem estrutura, ou melhor com a actual estrutura não irá a lado nenhum.Ainda a sim, e porque o meu VOTO DE CONFIANÇA sem mantem, darei o beneficio da dúvida. E se der a volta : " tiro o chapéu " porque é nas dificuldades que se apuram os grandes potenciais e capacidades e, nunca no corolário.

Ficarei a observar assim como os demais figueirenses.