terça-feira, 24 de janeiro de 2006

0713. Carta Aberta

CARTA ABERTA
Camarada Mário,

Numa altura em que se generaliza o uso ao conceito de carta aberta, também não quis deixar de me dirigir a si dessa forma.

Quero-lhe agradecer. Por tudo o que fez antes e depois do 25 de Abril. Por ter sido secretário pessoal de Norton de Matos e também por ter estado do lado de Humberto Delgado. Por ter lutado no exílio pela Revolução dos Cravos. Pelo Vinte e Cinco de Novembro. Por ter evitado a bancarrota no nosso país, com as medidas de austeridade que tomou enquanto foi chefe de governo. Pela adesão à CEE logo em 1986, acontecimento em que foi preponderante a sua influência junto de "son ami Miterrand". Por ter dado uma visão moderadora do órgão de Presidente da República.

Mas quero-lhe, sobretudo, felicitá-lo. Por sempre defender acerrimamente aquilo em que acreditou toda a sua vida: o Socialismo Democrático, a fraternidade e a tolerância. Por estar sempre do lado do seu PS, apesar de, e ao contrário de outros que o negaram, já não ser seu dirigente há 20 anos. E, sobretudo, por ter dito que jamais se candidataria sem o apoio do Partido Socialista. Quando outros queriam esse apoio e embirraram só por não terem sido eles os escolhidos pelo nosso secretário-geral e primeiro-ministro de Portugal. Isso revelou, uma vez mais, a sua coluna vertebral.

Você é o maior estadista Português, pelo menos, dos últimos 50 anos. É isso que ficará na história.

Valeu a pena o sonho que você idealizou em 1973 na Alemanha. Esse sonho que tão bem está entregue nas mãos do nosso camarada José Sócrates. Não o deixemos cair nas mãos erradas.

Uma última palavra: fiz campanha por si nas ruas, nos mercados e nas feiras. Éramos poucos, bem sei. Os poucos de sempre que sempre aparecem quando as coisas estão em baixo. Ao contrário de muitos outros, eu prefiro estar com quem acredito nos momentos difíceis. Porque sei que nos fáceis eu não serei tão útil.

Foi uma honra ter estado do seu lado, Camarada Mário Soares.

Humberto José da Cruz Coelho


[Recebida por e-mail]

2 comentários:

Anónimo disse...

Camarada Humberto você ainda é maior cromo que o Urbano. Com franquesa... Então será que o Màrio Soares interessava a alguém ?
Será que você não viu o que viram os verdadeiros socialistas ? O Soares foi o maior contra-revolucionário do 25 de Abril. Então não foi o Soares que dividiu o movimento operário quandop criou os sindicatos e centrais amarelas ?
Então não foi o Soares que fez uma descolonização de caca e serviu-se do dinheiro (nosso) da segurança social para pagar subsidios a retornados, refugiados e IARNS ?
Então não foi o Soares que nos despejou na Comunidade Europeia fazendo que pagássemos tudo á CEE e continuamos a receber ordenados como os piores da Europa ? Tenha juizo e reflita e peça perdão a Deus por tamanha baboseira...

Anónimo disse...

Ó HUMBERTO:
vai dar banho ao cão !