segunda-feira, 2 de janeiro de 2006

0636. Acontecimentos e Figuras de 2005 (cá pelo Burgo!) - by Confraria das Bifanas

Image hosted by Photobucket.com- O ano de 2005 começou de forma hilariante na Figueira da Foz. Em Janeiro, uma «descuidada» empregada de limpeza colocou a Figueira no mapa dos insólitos mundiais da cultura ao jogar para o lixo peças de uma obra de arte em exposição no Centro de Artes e Espectáculos da cidade. A obra de arte, intitulada "As Frases", é da autoria do artista plástico e poeta Jimmie Durham, norte-americano descendente dos índios Cherokee.

Image hosted by Photobucket.com - Já em Fevereiro, a polémica em torno do projecto urbanístico previsto para o Vale do Galante conheceu um novo episodio. A homologação do Plano de Pormenor (PP) do Vale do Galante, na Figueira da Foz, foi chumbada no decorrer do Conselho de Ministros. Luís Nobre Guedes era o ministro do Ambiente.

Image hosted by Photobucket.com - O antigo presidente da autarquia figueirense, Pedro Santana Lopes voltou à Figueira da Foz para lançar o livro "Figueira, a minha história". No registo Santana Lopes recorda o que se passou desde que aceitou candidatar-se à Câmara Municipal da Figueira da Foz - eleições que ganhou em 1997 - até à decisão de abandonar aquele concelho e partir para a corrida à Câmara de Lisboa, em 2001.

Image hosted by Photobucket.com - Em Março, o futuro Aeródromo Municipal continuava sem receber voos, oito meses após o início dos trabalhos de terraplanagem e regularização da pista pelos militares do Regimento de Engenharia 3 (RE3). Duarte Silva apontou então a conclusão dos trabalhos para o final de 2005. Prazo que não foi cumprido.

Image hosted by Photobucket.com - Ainda em Março nova polémica. O Preço da água no concelho quadruplicou fase ao previsto no concelho. A autarquia previa um aumento na ordem dos “sete por cento” mas, pelas contas do PS, registou-se um aumento de “6 por cento no consumo de água, de 83 por cento na tarifa de disponibilidade (aluguer do contador) e de 84 por cento na rubrica respeitante ao saneamento”. Em suma, registou-se um aumento global da facturação na ordem dos “30 por cento”.

Image hosted by Photobucket.com - Abril começou com a Concelhia local do PS a manter o braço de ferro com distrital, devido à escolha do candidato do Partido Socialista à Câmara Municipal da Figueira da Foz (CMFF), nas eleições autárquicas de Outubro. Por um lado, o presidente da Comissão Política Concelhia (CPC) do PS da Figueira, Victor Cunha, defendia a candidatura do ex-deputado europeu, Luís Marinho. Já o presidente da Federação Distrital de Coimbra do PS, Victor Baptista, apoiou uma lista encabeçada pelo médico Vítor Sarmento, director do Centro de Saúde da cidade. Sarmento viria a ser o candidato do PS. Saiu derrotado do acto eleitoral.

Image hosted by Photobucket.com - Sem polémica, a distrital de Coimbra do PSD dava aval à recandidatura de Duarte Silva para a presidência da câmara da cidade. O presidente da Federação Distrital de Coimbra do PSD decidiu que o independente Duarte Silva é o “homem certo” para encabeçar a lista social-democrata à presidência da Câmara Municipal da Figueira da Foz (CMFF). Duarte Silva venceria as eleições de Outubro.

Image hosted by Photobucket.com - Ainda no mês de Abril, a centenária Naval 1º de Maio conseguia o maior feito nos seus 112 anos de história. O clube da Figueira da Foz garantia, sob o comando técnico de Rogério Gonçalves e presidência de Aprigio Santos, a subida ao principal escalão do futebol nacional. 29 de Abril de 2005 ficará para sempre na história do emblema figueirense. A Naval ao empatar, a zero, frente ao Varzim, em jogo da 31ª jornada da Liga de Honra, disputado na Póvoa de Varzim, subia à então SuperLiga. Foi recebida em apoteose, no municipal Bento Pessoa, na Figueira, por centenas de figueirenses.

Image hosted by Photobucket.com - Maio começou com sinal verde com a Câmara Municipal da Figueira (CMFF) a decidir atribuir o nome de Edgar Cardoso à ponte da Figueira da Foz. O engenheiro civil Edgar António de Mesquita Cardoso, natural do Porto, falecido em 2000, projectou, na década de 80, aquela ligação entre as duas margens na foz do Rio Mondego. O professor deixou ainda um legado “de extrema importância” à engenharia civil nacional, com destaque para a construção da polémica ponte da Arrábida, no Porto e da ponte Macau-Taipa em Macau.

Image hosted by Photobucket.com - Em Maio, o Bombeiro de 2ª classe João Manuel Mexia Dias, do Corpo de Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz, recebeu o Prémio Bombeiro de Mérito relativo ao ano de 2004, no decorrer da V Gala do Bombeiro, no Cine Teatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo. O bombeiro, de 23 anos, foi distinguido pela “coragem, altruísmo e enorme abnegação” demonstrada durante uma acção de salvamento, no dia 24 de Janeiro do ano passado, que impediu que uma cidadã belga se afogasse, na praia da Figueira da Foz, no molhe Norte exterior da entrada da barra.

Image hosted by Photobucket.com - Ainda em Maio, outro Agente de protecção civil salvou uma jovem, de 14 anos, de “morte certa” no mar da Figueira. Daniel Jordão, de 24 anos, apercebeu-se que estaria alguém em apuros dentro de água. “Por momento hesitei porque pensava que era uma bola ou algum objecto que flutuava na água mas, quando realmente me apercebi que era uma pessoa a afogar-se, nem pensei duas vezes e atirei-me à água” contou, ao JN, o jovem.

Image hosted by Photobucket.com - Com o mês de Junho chegaram também os incêndios. Um incêndio florestal de grandes proporções lavrou durante dois dias nas freguesias de Vila Verde e Maiorca, na Figueira da Foz. Terão ardido cerca de mil hectares de mato e floresta. O incêndio obrigou ainda à evacuação de fábricas, escolas e casas. Não se registam vitimas.

Image hosted by Photobucket.com - Ainda em Junho foi conhecido o treinador que iniciou a Naval na Liga BetAndWin: Manuel Cajuda. O técnico, quase a completar 54 anos, nasceu em Olhão, a 27 de Julho de 1951. Cajuda seria despedido em Dezembro, à 13ª jornada, depois de uma série de maus resultados.

- Foi em Junho que Buarcos viu finalmente inaugurados os cerca de dois quilómetros de ligação do Nó 2 da Rodovia Urbana (RU) à Rua de Montalto, naquela freguesia da Figueira da Foz. O processo, complicado, de construção da RU/Montalto teve início há seis anos, no mandato do então autarca Pedro Santana Lopes. A obra rondou os três milhões de euros.

Image hosted by Photobucket.com - Junho ficou marcado pela negativa, durante os festejos de S.João, em plenas festas da Cidade, quando um problema técnico durante o lançamento do fogo de artifício causou meia centena de feridos. O acidente ocorreu cerca das duas da manhã quando milhares de pessoas se encontravam na Avenida 25 de Abril, junto à Praia do Relógio.

Image hosted by Photobucket.com - Em Julho, e com o verão à porta, a câmara da Figueira da Foz pôs em pratica o projecto “Praia M+: Mais Mobilidade, Praia Segura para todos”, com a ajuda de um Tiralô, uma cadeira anfíbia. O equipamento circula na areia e flutua na água, o que permite às pessoas serem transferidas das suas cadeiras de rodas para os veículos, “gozando de um banho sem problemas”.

Image hosted by Photobucket.com - Com o calor que se fez sentir em Julho a Lagoa das Braças, em Quiaios, Figueira da Foz, voltou a ser o leito de morte para os peixes que a habitavam. O cenário que, não sendo novo, voltou a horrorizar e indignar a população e os ambientalistas. Pela lagoa, praticamente seca, boiavam milhares de peixes mortos, e alguns em agonia, tal como aconteceu em 2001.

Image hosted by Photobucket.com - Ainda o ambiente, e o Cabo Mondego que levou o presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz (CMFF) a admitir que poderá enviar uma queixa a Bruxelas contra o Estado português, por este através do Instituto de Conservação da Natureza (ICN), permitir a destruição do património natural do Cabo Mondego, na Figueira da Foz.

Image hosted by Photobucket.com - Quase a finalizar o mês de Julho, e em plena festa do Munidialito de futebol de praia, o jogo entre as selecções de Portugal e França, equipa campeã do mundo, que tinha tudo para terminar em festa acabou com muita confusão e pancadaria no recinto do areal da Figueira da Foz.

Image hosted by Photobucket.com - Em Agosto, e com praticamente Portugal inteiro a arder, a Figueira da Foz era quase uma excepção mas “25 mil euros de problemas” lançavam três viaturas de combate a incêndios da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários (BV) da Figueira da Foz para o “estaleiro”. Os veículos, estacionados no quartel da corporação, estavam impossibilitados de actuar em caso de fogo.

Image hosted by Photobucket.com - 21 de Agosto. A Naval 1º de Maio estreou-se na Liga e logo com uma vitória (2-0) em casa do Guimarães.

Image hosted by Photobucket.com - O mês de Setembro ficou marcado pelo arranque da campanha rumos às autárquicas de Outubro. Na Figueira da Foz o endividamento camarário marcou o período. Cinco candidatos disputaram a edilidade figueirense: Duarte Silva (PSD), Victor Sarmento (PS), Silvina Queirós (CDU), Costa Carvalho (CDS-PP) e João Paulo Tomé (BE).

Image hosted by Photobucket.com - Outubro começou com mais uma polémica. Um incêndio na Serra da Boa viagem, durante dois dias, destruiu parte daquele santuário natural, tal como acontecera em 1993. Julga-se que cerca de uma centena de hectares terão ardido. O cenário na Serra voltou a ser desolador.

Image hosted by Photobucket.com - 9 de Outubro. Duarte Silva (PSD) foi reconduzido na presidência da câmara Municipal derrotando o candidato do PS, Victor Sarmento. Apesar da maioria, o PSD perdeu um vereador para os socialistas.

Image hosted by Photobucket.com - Ainda em Outubro, a basquetebolista figueirense, Patrícia “Ticha” Penicheiro, foi homenageada pelo Governo, nas instalações do Ginásio Clube Figueirense. Ticha Penicheiro que se sagrou a primeira atleta portuguesa a vencer a Liga Norte-americana de Basquetebol feminina (WNBA), pela equipa das Sacramento Monarchs, recebeu das mãos do secretário de Estado da Juventude e Desporto, Laurentino Dias, a Medalha de Mérito Desportivo.

Image hosted by Photobucket.com - Ainda em Outubro, Tribunal de Contas “multa” executivo de Santana Lopes. O caso remota a 1999, quando o TC detectou alegadas irregularidades do município, na altura presidido por Pedro Santana Lopes, no pagamento de despesas não cabimentadas como subsídios atribuídos, nesse ano, ao Ginásio Clube Figueirense e à Naval 1.º de Maio. Seis anos depois, os nove autarcas do executivo da altura (seis do PSD e três do PS), incluindo o antigo presidente Santana Lopes, foram notificados pelo TC para pagarem coimas que variam entre 1400 e os 3000 euros.

Image hosted by Photobucket.com - Novembro fica marcado por uma”momento” insólito com o início do julgamento do vice-presidente da câmara municipal da Figueira da Foz, Paulo Pereira Coelho, no Tribunal da cidade com a audição de várias testemunhas. O autarca social-democrata é acusado do crime de ofensa a pessoa colectiva. O caso remota a 20 de Junho de 2003 quando Pereira Coelho, em sede de reunião do executivo municipal, colocou em causa a qualidade do serviço prestado no restaurante Abrigo da Montanha, na Serra da Boa Viagem. Na altura, o autarca partilhou com a restante vereação a sua experiência no referido restaurante: “tinha uma barata no prato”, disse Pereira Coelho.

Image hosted by Photobucket.com - Novembro não iria acabar sem mais uma “pequena” polémica. Em causa está o fim do prazo de funcionamento dos aterros sanitários (Figueira da Foz, Coimbra e Aveiro) previsto para 2007/08. Por resolver está o problema dos resíduos urbanos uma vez que os três aterros têm a sua capacidade praticamente esgotada.

Image hosted by Photobucket.com - Ainda em Novembro, a polícia local está sem comunicações, desde o início do mês de Outubro, altura em que um incêndio na Serra da Boa Viagem, na Figueira da Foz, calou o sistema de comunicações, via rádio, da secção da Polícia de Segurança Pública (PSP) local. As antenas de difusão foram queimadas pelas chamas impossibilitando a comunicação a partir daquele sítio.

Image hosted by Photobucket.com - Dezembro começou com a celebração do 20º aniversário da Rádio Clube Foz do Mondego, a mais antiga estação emissora do concelho. Hoje, a RCFM continua sem sede própria e com muitos problemas financeiros.

Image hosted by Photobucket.com - 6 de Dezembro ficará para sempre na história da Cidade devido à morte de Aguiar de Carvalho, antigo presidente da câmara. O socialista Aguiar de Carvalho, antigo presidente da câmara municipal da Figueira da Foz, morreu aos 63 anos, vítima de doença prolongada, nos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC). Natural da freguesia da Sé, Guarda, Aguiar de Carvalho teve uma vida ligada à política assumindo o cargo de presidente da autarquia figueirense, eleito pelo PS para quatro mandatos consecutivos, entre 1982 e 1997.

Image hosted by Photobucket.com - A notícia de que o Oásis poderia ser demolido caiu, em Dezembro, que nem uma bomba na Figueira da Foz. O espaço denominado por “Oásis”, instalado na praia do Galante, na Figueira da Foz, poderá ser demolido na sequência de um despacho do Ministro do Ambiente que declara a “nulidade” de um protocolo celebrado, em Abril de 2003, entre a Câmara Municipal da Figueira da Foz (CMFF), a Capitania do Porto local e a então Direcção Regional do Ambiente e Ordenamento do Território (DRAOT) Centro, hoje, Comissão de Coordenação da Região Centro (CCDRC). O Oásis, inaugurado em 1999, por Pedro Santana Lopes, nasceu da necessidade de aproveitar o areal da praia. Contudo, o espaço, que está fechado há cerca de quatro anos, nunca terá sido devidamente licenciado.

Image hosted by Photobucket.com - O ano não chegaria ao fim sem mais duas polémicas em destaque. Uma envolve os bombeiros municipais da cidade que se manifestaram na rua contra a recusa da autarquia em integrar na corporação 20 estagiários. O braço de ferro mantém-se e conhecerá desfecho em 2006.

Image hosted by Photobucket.com - A terminar o ano, a Câmara de Duarte Silva enfrenta a sua maior crise política. O autarca retirou a confiança política a Paulo Pereira Coelho, nomeadamente a designação de vice-presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz (CMFF). A situação está a agravar a crise política instalada na maioria do executivo social-democrata.


Legenda:
Verde - positivo
Amarelo - +/-
Vermelho- Negativo

Sem comentários: