terça-feira, 31 de janeiro de 2006

0734. Rosa Choque (ou a má língua da Confraria das Bifanas): «Estórias de um domingo de neve»

Domingo de manhã, cerca das 09h00, não quis acreditar que estava a nevar cá pelo Burgo. Pudera, com a mensagem que recebi, via telemóvel: «Paulo, está a nevar na Figueira. Não te preocupes não é mesmo neve. São as penas das águias a caírem depois da derrota com o Sporting, ontem, 3-1!».

Depois desta mensagem acreditavam que estaria a nevar?!

**

Bem… Ainda em pijama – coisa rara de vestir, gosto de dormir em pelota - lá resolvi meter o nariz fora da porta. “E c´um camandru… atão nã é que tá mesmo a nevar cá na praça!», exclamei…
Toca de vestir e sair para a reportagem…

**

Ainda antes de sair da minha «Sweet Home», e enquanto engolia duas bolachitas – trabalhar de estômago vazio não está com nada, né! – telefonei a um amigo, que tinha ido passar o fim-de-semana a Seia, precisamente, para ver neve:

Eu - Tou?! É pá, nem vais acreditar… Tá a nevar na Figueira…
Ele - Que granda merda, pá! Venho eu pagar para ver neve, não neva aqui e aí está a nevar!? Fosgasse…

**

A meio da manhã, o «nosso» presidente da Câmara, Duarte Silva, homem dado a levantar cedo da cama, mostrou-se espantado com a neve: «Oh oh, a cidade também foi congelada? Já não bastavam as contas municipais!», terá exclamado o autarca que logo partiu para a Serra da Boa Viagem afim de testar a pontaria.

O «Rosa Choque» sabe que o edil, deliciado com o cenário, logo ali idealizou uma forma de ganhar mais uns cobres para “amortizar” a despesa corrente do município: «Abro uma estância de ski, ainda que com neve falsa, e a malta cai toda que nem uns patinhos…

**

Adiante. Quem também não faltou à festa foi o vereador do PS, António Tavares, que aproveitou para brincar com os “herdeiros” na neve figueirense. Será que já treinava mais umas boladas na maioria “laranja”?!

**
Já alguns autarcas locais, e nacionais, perderam o espectáculo. Houve quem não saísse da toca. Outros, que devido à sua juventude, perderam-se numa noitada de copos numa taberna local, o Cortesia-Bar, ali na marginal, e nem souberem que tinha nevado (vivam as imagens televisivas!).

**

Para o negócio, a neve também foi boa. Mas nem tudo correu bem:
A dona da “Casa Amarela”, na Serra, não gostou muito que a neve, e milhares de pessoas, tivessem invadido o “santuário” (não de Fátima, mas das “meninas de programa”): «É pá, que chatice, pá! A malta vem aqui à minha casa à procura de um lugar discreto e tem que apanhar com isto! Hoje registei quebra de 75% no volume de vendas» lamentava, enquanto uma “perua” brasileira me tentava fazer um bico… de papagaio!

**

E por falar em Brasil: Os jogadores brasileiros da Naval, que treinavam pela manhã após a grande vitória frente ao Estrela, foram surpreendidos pela neve. Alguns confessaram mesmo que nunca tinha visto neve «a não ser em… filmes!». Pois é amigos, vocês é que ainda não viram o filme em que estão metidos se não garantem a manutenção na Liga.

Vá, mais bola e menos gajedo…

**

E por falar em futebol... Bem, agora já só basta o Sr. Nuno vir dizer que a neve foi culpa do Glorioso - SLB - para "abafar" a derrota de Sábado frente à lagartagem...
E dizer que foram adeptos do SLB que quiseram ir às fuças do CU (não do mundo) mas Adriaanse! Foi a neve que gelou a cabeça aos adeptos do FCP, só pode!

**

Bem… por agora é tudo! Depois conto mais…
Beijinhos e Abraços do vosso Grão-Mestre.

6 comentários:

Anónimo disse...

Suponho que isto seria um post humorístico, mas não conseguiu passar desse desejo! DAAAAAAA!

Anónimo disse...

o tavares quer mandar uma boladas ao coelho mau tá visto!

Paulo Dâmaso disse...

ao primeiro anónimo,

provavelmente a sua "suposição" é que foi mal feita...
Um abraço

Anónimo disse...

Este rapaz tem futuro, Oh Paulo, ainda um dia ganhas uma Bifana no "Gato Preto" por este teu dom de inventar e bem.

Gostei

Acácio Simões disse...

valeu a pena despir o pijama...

-sakana- disse...

hehehe :D