quarta-feira, 21 de junho de 2006

# 1232. FORÇA PORTUGAL


MÉXICO - PORTUGAL
GRUPO D
15h00 - SIC e Sport TV
Estádio: Gelsenkirchen
Mundial Alemanha 2006

3 comentários:

Anónimo disse...

Carta aberta aos políticos: Jornalista dá lição de dignidade aos políticos

Não é meu hábito escrever artigos de opinião nem cartas abertas por “dá cá aquela palha” mas mesmo correndo o risco de esta não passar de uma amalgama de palavras maçadoras e incoerentes, de mim afastar-se-á o peso de não ter dito pública directa e objectivamente o que penso sobre a atitude da conceituada e agora ex-jornalista Anabela Vaz.

A Anabela Vaz devolveu a sua carteira de jornalista e vai mudar de profissão. É uma pessoa fora de moda, ou seja, uma pessoa digna. Quando os políticos atacam sistematicamente os jornalistas, são atitudes como esta que dignificam a profissão de jornalista. Uma atitude que a maioria dos políticos não seriam capazes de tomar.

Achou a Anabela que não tinha condições para continuar a exercer a actividade só porque cometeu um erro jornalístico: noticiou que um político tinha sido julgado e sentenciado em tribunal quando, afinal, os documentos a que teve acesso eram apenas de acusação (e até ao julgamento todos são considerados inocentes). Considera ela que a profissão de jornalista é tão digna que nela não devem caber pessoas que erram, como foi o seu caso, ao não ter verificado a veracidade da notícia antes de colocá-la no seu jornal.

Não concordo com a Anabela. Errar é humano. Jesus caiu a caminho do calvário, porque nos quis dizer, que o Homem pode cair mas o mais importante e o que conta é levantar-se e prosseguir.

Todos conhecemos a Anabela Vaz. Durante anos foi jornalista sem mácula, imune a qualquer pressão e, sobretudo, uma profissional. Se algum erro cometeu, foi certamente involuntário. Em 18 anos de profissão nunca a seu respeito ouvimos comentários depreciativos. Todos lhe reconhecemos profissionalismo, o que implica ter ética e responsabilidade. Mas essa responsabilidade não deveria ter sido levada ao extremo de abandonar o jornalismo apenas porque cometeu um erro do qual ninguém está livre.

O erro foi para com um político, e ela achou que ele foi tão grande, que ficou sem condições para prosseguir. Perde-se uma grande jornalista, o que lamento, e questiono-me se Portugal não seria bem melhor, se os políticos tomassem a mesma atitude, sempre que erram e/ou nos enganam e mentem.

Se a Anabela Vaz lhes servisse de exemplo, só andariam na política pessoas responsáveis, profissionais e honestas. É certo que seriam poucos mas o País andaria bem melhor, com toda a certeza, porque nenhum poria os seus interesses à frente das do povo que os elege.

Admiro a Anabela, lamento o seu abandono da carreira. Desejo que ela tenha a felicidade que os honestos merecem, e peço aos políticos que ponham os olhos nesta verticalidade de carácter. Se ela entregou a carteira profissional por um erro que cometeu para com um político então pergunto: Os políticos mereciam uma jornalista como ela?!

Ana Machado
Empresária imobiliária

Anónimo disse...

Se a Naval contrata uma equipa destas, é vitória folgada pela certa. Ali, não entram bolas!!! E o estádio enchia-se. olarila!!

Anónimo disse...

Depois de ler a carta da Srª Drª Ana Machado, acho que vou estar oito dias- 8 - a rir...
Ah,ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah, ah....aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa