quinta-feira, 1 de setembro de 2005

Foi há dois anos que…


Nuno, 15-02-2003Nuno e Paulo, 03-04-2004

… A voz do outro lado do telemóvel confirmava as minhas suspeitas iniciais: “Tem calma, Paulo… o teu irmão… tem leucemia… mas não é, diz o médico, das mais graves… É curável”.

Naquele dia quente de Verão, dividido entre o trabalho e uns martinis no café da “Selene”, em Maiorca, andava apoquentado. O meu irmão Nuno não andava bem e ninguém percebia porquê.

Há já alguns dias que ele, com os seus 12 anitos, se queixava de dores nos joelhos e nos tornozelos. Lá em casa julgamos ser normal, uma vez que o Nuno jogava futebol no Rosa Náutica. Queria ser guarda-redes. O Moreira era um dos seus ídolos…

Em poucos dias, as dores agudizaram. O Nuno começou a perder apetite e peso. Aos 12 anos, o Nuno estava prestes a “alcançar-me” lá nos meus 1,79m. Começou a ficar pálido e com os lábios gretados.

“Pode ser anemia ou uma porra assim!” – disse lá em casa. Mas o meu pressentimento ia mais longe…

A preocupação começou a tomar conta da família. O Nuno foi ao Hospital da Figueira e nada. Os médicos não diagnosticaram nada… nadinha… Todos estranhamos!

Fomos a Coimbra. Os piores receios confirmaram-se…

Contudo, nada estava perdido… Dois anos de tratamentos e ficarias “como novo” ou quase...

Prometi, na altura, que em Setembro de 2005 juntaria neste dia toda a família para “celebrar” a tua vitória sobre a doença. Mas, o fim da história já é conhecido…

Hoje, não consigo juntar a família à minha (nossa) beira para este jantar, que seria de arromba. “Com ucranianas, gajas nuas, macacos e anões”, dizia na brincadeira.

Hoje, os destroços da tua morte são mais fortes do que qualquer “Katrina”… Do que qualquer Tsunami… A dor dá lugar à revolta…

Tenho saudades tuas.
Sinto a falta do teu sorriso.

Amo-te Nuno Dâmaso (e sempre amarei)

Do teu irmão, Paulo Dâmaso

12 comentários:

Anónimo disse...

Olha, Paulo... " Foi ha dois anos... " e deduzi... e confirmou-se... e Belíssima Homenagem!!!

Senti tudo que sentistes e vivestes... só tive, graças a Deus, ( Se me permites... )a felicidade que continuar a " aturar " a minha mana...

... Meu!!! A Sáude é fixe!!! Se é...

... E a Saúde é " mais maior " que facturar... pois outra coisa não fazemos e pensamos... " hélas "... contas e contas... mas... A Saúde é " mais maior "... é pensar e cuidar mais dela...

Agradável o teu blog... criativo... gajas nuas? pois... ;)

Beijooo!!!

Ana Ribeiro

Anónimo disse...

Coincidentemente passei a manhã toda a reincidir no mesmo pensamento. O Abraço da minha Mãe.
O Calor. Pensei: "Pois...É Setembro... é o teu mês, Mamã...".
Muito provavelmente este sentimento, esta ansiedade, era ela a fazer-me sinal para te dizer algo. A dar-te o meu ombro. Fi-lo há pouco, via messenger, sem saber que data era esta. Sem saber que peso era este...
Gosto muito de ti, principalmente porque és genuinamente TU.
***
Um chuac-quac da tua Maninha

Acácio Simões disse...

Estive sempre a par do problema e, hoje ao ler este post não consegui reter uma lágrima de...velho, mas não piegas.
Dói muito ver partir um jovem...
Para ti um abraço sincero.

Anónimo disse...

Morrem sonhos após sonhos,
Passam dias pós dias,
Nuvens negras de tristeza
Cercam nossas alegrias
.
E como é bom recordar
Sonhos um dia sonhados!
A saudade é uma sombra
Mas dá luz aos torturados.
.
um abraço de solidariedade
RM

Black & White disse...

Profundo, comovente, inquietante...

Anónimo disse...

1.37H da manhã.
Não posso abandonar a Figueira sem dar uma vista de olhos nos blogs, e dou-me com este texto.
Sabes que vamos passar juntos este fim de semana e quando te ver pela manhã junto da antiga Singer, vou-te dar um grande abraço.
Saberás porquê, se leres este texto antes.
Saberás porquê se o leres quando chegarmos.
Até já Paulo.

Anónimo disse...

O teu irmãozinho partiu muito cedo... a vida esperava por ele e no entanto quis o destino que tudo acabasse cedo demais...

Mas o Nuno partiu tendo ao lado o IRMÃO que todos nós gostaríamos de ter tido! E no pouco tempo que cá ficou e pelo irmão que teve, foi feliz!

Ele continua a seguir os teus passos e se tu o guiaste na sua vida terrena podes crer que é ele agora que te GUIA e que pede por ti para que o teu caminho se faça em direção à LUZ!

Anónimo disse...

Paulo:

A vida é feita destas "merdas" (desculpa-me a expressão, mas é a melhor que encontro para acontecimentos desta natureza, sobretudo quando atinge crianças).
Vive a saudade, mas não te deixes dilacerar, porque tudo o que fizeste pelo Nuno (e eu sei do que falo) foi acima do que muitos seriam capazes de fazer.
Podes contar comigo, como sabes. O que sentirás ninguém saberá avaliar. Cada um de nós que se solidariza contigo sente coisas totalmente diferentes que só os poetas saberão exprimir. Mas, pela pessoa que és e pelo que te une ao Nuno, a prosa que partilhaste connosco é um poema sobre o Nuno.
Lá, na Festa do Avante, haverá múusicas com as quais sentirás a viva presença do Nuno. Curte e mostra-nos depois fotos do evento.
Abraço
CF

Anónimo disse...

Estou a tentar escrever e nada me sai....
Na realidade tentar perceber ou reflectir o que no senso comum é inexplicável só se consegue através do coração...!!!
E tu Paulo tens um grande Coração....
Um abraço amigo
bluecoyote

Anónimo disse...

Meu Caro Paulo:
É nestas alturas e só nestas alturas que percebemos que não faz qualquer sentido andar com "guerrinhas", com inimizades, com discussões, com palermices.
Mas isto é teoria, pq nós falamos, falamos, falamos e ao dobrar da esquina voltamos todos ao mesmo. Que é o quê? Discutir, protestar, vingar.
Força! Muita força!
Um abraço do camarada que de vez em quando te dá nas orelhas.
MG

Anónimo disse...

A vida, às vezes prega-nos cada partida. Perante a nossa impotência para alterar acontecimentos deste tipo, temos que ter a cabeça fria e olhar em frente. Fica a saudade!
Um abraço

Anónimo disse...

Excellent, love it! 1995 es300 kit lexus 4x4 pickup toyota