segunda-feira, 30 de julho de 2007

2785. Uma opinião válida!

"LIÇÃO PARA AS POLÍCIAS PORTUGUESAS

Ferreira Fernandes

Há uns anos, dois terroristas da ETA rebentaram uma bomba em Madrid e fugiram num carro. Manobra suspeita, um anónimo desconfiou e pôs-se a segui-los. Avisou a polícia. Esta aconselhou-lhe prudência mas serviu-se das suas indicações para prender os bandidos.


No dia seguinte, os jornais espanhóis tinham a história do herói, as suas palavras ao telefone, tudo, excepto, claro, o que pudesse levar a retaliações dos terroristas. Investigação dos jornalistas? Não. A polícia espanhola entendeu há muito que precisa do apoio popular e por isso já fez dos jornais aliados (não cúmplices, mas aliados da causa comum, a cívica). Por isso, a polícia espanhola não faz segredos desnecessários.

El Solitario, bandido espanhol, foi preso na Figueira da Foz. Foi fotografado, pela polícia portuguesa, com o polegar levantado. Os jornais espanhóis publicaram a foto no dia seguinte. Os jornais portugueses tiveram de pedir aos jornais espanhóis para publicar essa foto."

in Diário de Notícias

NOTA: Há coisas "du camandru". No dia em que vi escarrapachada a foto do "El Solitário" no jornal espanhol "El País" tive precisamente este desabafo com um colega da rádio. Por isso, como jornalista, partilho desta opinião de Ferreira Fernandes.

Sem comentários: