quarta-feira, 18 de julho de 2007

2732. Chegaram!

Todos os anos, por esta altura, o burgo é invadido pelos “avecs”, essa espécie rara... a mais castiça do “emigra” portuga em qualquer outro ponto do mundo.

Vêm lá “da France” com o sentimento que o país parou enquanto eles lá estiveram... São os reis das festarolas de Agosto...

Tem uma maneira de falar e comportar que os distingue da demais fauna emigratória. “Jean Pierre, vien ici!.... Jean Pierre! Vien ici tout de suit Jean Pierre! (repetem algumas dez vezes aos berros !)

“Ah bom ahhh?!”

E as roupas? Uiiii... As t-shirts da Selecção Nacional Portuguesa (sobretudo do Figo) continuam a ser a indumentária preferida o que, diga-se em abono da verdade, tem tudo a ver com aquelas bigodaças dos nossos avecs trintões/quarentões!...

Eu próprio tinha uma “cuisina” que “àquando” vinha “lá da France”, no verão, de “vacanças” me trazia umas “pantalonas” das boas daquelas que só há lá... E, engraçado, também tinha bigode!

E as camisolas de cavas com os belos bronzeados à trolha (para não dizer à camionista)?! Oh lá lá... O belo do medalhão de ouro ao pescoço e o cachucho no dedinho. E a unhoca para tirar a cera da orelha! Vai lá vai...

Fazem-se notar. Ele é nas ruas, mercados, cafés, praias... até nos cemitérios: "À notre maman, nous t'aimons encore". Nhêdass...

E o gosto musical dos nossos “cridos” avecs? Aiiii... Os Cd´s de Tony Carreira e por aí fora sempre a bombar... em altos berros nas colunas das “voitures” alugadas, por três semanitas, para “relagar” o olhos aos parentes cá da terrinha!

É verdade, chegou o verão e com ele os nossos “avecs”!
Alguém tem ai uma seringa das farturas para eu me injectar?!

6 comentários:

Anónimo disse...

Caro Sr. Paulo Damaso

Em primeiro lugar quero-lhe dizer que não tive, ainda, necessidade de emigrar, embora tenha alguns familiares emigrados no Canada e nos Estados Unidos, portanto não sou um emigrante.

Em segundo lugar, eu como Português ( sem complexos por ser Português) tenho o maior respeito e consideração por todos aqueles que tiveram necessidade de emigrar e se o fizeram foi porque não conseguimos criar condições para o nosso Pais evoluir e para ninguém ter necessidade de emigrar..

Deixe-me que lhe diga que também temos por cá muito imigrantes, que sentem necessidade de deixar a sua terra natal para tentar melhorar a sua vida noutra cidade deste Portugal.

É verdade que na maior parte das vezes, os nossos emigrantes quando vêm a Portugal gostam de mostrar o como a vida lhe corre bem, por vezes isso serve até de máscara para a dura realidade que é viver num outro Pais que os acolheu e nem sempre os respeita.

O seu sentimento de incomodo por todos, por alguns, emigrantes é também uma forma de promover a exclusão social.

Temos a fama de sermos um Povo acolhedor, que sabe receber bem quem nos visita, mas também temos de saber receber bem os nossos emigrantes quando vêm passar as suas férias entre nós, mesmo que o seu egocentrismo nos possa incomode... e como lá diz o ditado: "... os incomodados que se retirem..."

Para um jornalista esta postura, mesmo a brincar, só lhe fica muito mal. Bastava um pouco de atenção e cultura geral, para perceber a importância, para todos nós, da contribuição que todos os nossos emigrantes dão para este nosso Portugal.

Esta sua postura já é ultrapassada e se o genero musical que chega ás nossas comunidades Portuguesas é aquilo que aplidámos de Pimba, isso só se deve a nós próprios... a todos, até mesmo áqueles que têm outros valores musicais.

Os meus respeitos cumprimentos.

Acácio Simões disse...

Esplanada da Varina Agosto de 1970.
-Michel tu vá tomber!
-Michel vien ici...tu va tomber!!!!
O puto espalha-se por baixo de duas mesas e quatro cadeiras e logo se ouve:
Eu não te disse, meu filho de puta, que tu ias cair????!!!!!

Anónimo disse...

fazem mexer a figueira e a sua economia certo?nao chateiam ngm!mas claro é tipico da parte deste blog criticar tudo e todos de forma gratuita

Paulo Dâmaso disse...

Ao Sr. João Amaro, ainda bem que percebeu que a ideia do texto é uma mera brincadeira. Eu próprio tenho família em França, eu próprio já fui emigrante na Holanda.

Um abraço e louvo-lhe a sua capacidade humorística.

Cordiais cumprimentos

Anónimo disse...

E foi quase perfeito. Um acento trocado aqui ou acolá e a falta de um " e ".

:clapclap:

Quem é nascido e criado na Figueira de certeza entende que a cidade não pode ser uma mera colónia de férias e está errada esta política que cada vez mais a torna em apenas ( apesar de nem por isso haver um esforço gritante ) um destino turístico descurando quem está na cidade o resto do ano.

Ninguém está a receber mal outrém, estão apenas a constatar factos inegáveis dos quais fazem parte a invasão de pessoas com alto índice de azeite no sangue.

Cumprimentos, de quem sabe o que a casa gasta.

Starmoon disse...

Muito bom post! Já estive para falar sobre isso porque também já reparei que estamos na época LOL. Não tenho nada contra os emigrantes, mas digamos que eles têm aquelas caracteristicas muito peculiares.

Beijinhos