quinta-feira, 26 de julho de 2007

[2768] UM DIA POR CONTA DO ESPANHOL "EL SOLITÁRIO"- 25 de JULHO de 07


Eram 9 e picos da matina e já muitos populares se concentravam nas imediações do tribunal da Figueira da Foz para assistirem, "in loco", à chegada do espanhol "El Solitário". A espera ia ser longa...


Como a imprensa tinha que mostrar trabalho, jornalistas portugueses entrevistavam jornalistas espanhóis para os directos (e vice-versa), ouviam-se opiniões populares e caçavam-se gaffes nos jornais...


A espera do criminoso espanhol deu para tudo. Até a dona Maria, de 62 anos, ali de Pereira do Campo, aproveitou para fazer negócio. E acabou por vender uns pacotinhos de bolos de leite e umas queijadinhas de Pereira aos jornalistas que, já perto da hora de almoço, optaram por não deixar a porta do Tribunal da Figueira da Foz.


Foi perto da hora de almoço que a maioria dos (muitos) jornalistas espanhóis e portugueses a acompanhar o caso, junto ao tribunal figueirense, ficaram, finalmente, a conhecer o rosto mais procurado em Espanha. Jaime Jiménez Arbe, 51 anos.


14h05. "El Solitário" chega finalmente ao Tribunal da Figueira. A PJ optou por passar com o espanhol pelo meio da pequena multidão, em vez de utilizar o cordão policial feito pela PSP. Resultado: o povo aproveitou para "molhar a sopa" e ainda chegou a agredir o suspeito de 36 assaltos a bancos e da morte de três polícias espanhóis.


Será que o zé povinho não tem nada melhor que fazer?! Dessem-lhes uma enxada para a mão se queriam ver tudo a fugir...


Um carro topo de gama para transportar um criminoso de luxo! Palavras para quê!


Ora, como o vento não proporcionava um bom dia de praia e a hora de almoço já tinha sido, eis que a moldura humana aumentou. Até aposto que estavam mais pessoas à porta do tribunal para assistir à saída do "El Solitário" do que naquela manif do PSD, recentemente, ali na praça 8 de Maio.


Para não perder pitada do desenrolar dos acontecimentos, houve mesmo quem trouxesse o farnel de casa! Ó santo povo, porque sois assim tão ávido de sangue e tão curioso?! Porque adoramos nós a desgraça alheia?!


19h45. Jaime Jiménez Arbe, "El Solitário", 51 anos, deixa o Tribunal da Figueira da Foz. "Olá a todos. Sou o Solitário. Cumprimento os espanhóis!", disse, perante os insultos populares.

** FOTOGRAFIAS: PAULO DÂMASO

Sem comentários: