sábado, 21 de outubro de 2006

# 1576. Arrogância, prepotência ou estilo pessoal?!

Não apetece nada ter de ser solidário com um jornalista como o José Santos, mas há alturas em que o mais importante é escolher contra quem se está e não com quem se está.

Há, na Figueira da Foz, um jornalista, de uma importante empresa noticiosa nacional, chamado José Luís de Sousa. É largamente conhecido, no meio, por ser o dono da “verdade suprema”. E por ser chato!

Só ele é que sabe tudo sobre tudo e sobre todos! Julga-se acima de tudo e de todos, de tal forma que, num espaço pessoal na Internet - no qual, por vezes, se “esquece” que é jornalista (apesar de afirmar que o é 24 horas por dia) - enxovalha vários colegas de profissão e órgãos de comunicação social do concelho/distrito.

Esquecendo-se, até, que alguns dos órgãos que critica contribuem - ao usufruírem dos serviços que a empresa noticiosa para a qual o José Luís de Sousa trabalha [vá se lá saber como lá entrou, mas isso é outra história] - para pagar o salário ao jornalista em questão.

Uma das coisas que o pseudo-Provedor dos Jornalistas da Figueira da Foz, o Sr. "Dr." José Luís de Sousa tem de desconcertante e atraente, qual Cintra Torres, é a alternância constante das suas verdades. Numa semana é-se bestial, na outra é-se besta.

Os jornais "Voz da Figueira", "Correio da Figueira", "O Figueirense", "Diário de Coimbra", a "Rádio Clube Foz do Mondego" [a mesma com a qual também colaborou], a "nova" Figueira 21, entre outras publicações, e vários jornalistas da praça já foram alvo dos escritos vis do “Cintra Torres” cá do Burgo.

Curiosamente – ou talvez não, porque tudo se sabe – o Sr. "Dr." José Luís de Sousa só (ainda) não atacou uma jornalista e um jornalista cá da terra!

O mais recente a levar com o mau feitio do citado jornalista foi o José Santos, do Diário de Coimbra, que, recentemente, foi duramente atacado pelos vereadores do PS. Aqueles que estão “ausentes” das reuniões (ainda que não abandonando a sala) no momento de certas votações! Os mesmos que pedem para serem considerados ausentes em votações quando não tem coragem de votar e dizer que são CONTRA.

Eis a grande oportunidade para o Sr. "Dr." José Luís de Sousa atacar. “Assinale-se, porque é mesmo assim, a razão inteira que presidiu à reacção dos autarcas do PS, confrontados com a mistura de opinião com notícia, a falta de contraditório, e, para piorar o cenário… embora a situação não seja “virgem” na Figueira... duas “notícias” elaboradas sem que o autor das ditas estivesse, sequer, presente no local dos acontecimentos!”, escreveu no seu blog na Internet.

Mas deixe-me perguntar-lhe (e já sei que na sua boca não sou jornalista, pelo facto de não ter licenciatura nem carteira profissional):

- Não é verdade que, estando em Castelo Branco, já escreveu alguns textos sobre assuntos relacionados com a Figueira sem que estivesse, sequer, presente no local dos acontecimentos?!

- Não é verdade que, estando em Castelo Branco, já telefonou a alguns colegas figueirenses - talvez aqueles que não critica – para saber dados, pormenores, sobre determinados assuntos que escreveu relacionados com a Figueira sem que estivesse, sequer, presente no local dos acontecimentos?!


- Será que está a dar “razão inteira” aos vereadores do PS por lá estar um antigo “director” seu?! Alguém que, alegadamente, até lhe fez chegar, por mail, a mesma carta que foi enviada para o DC?!

Bahhhhhh... Tenha coerência. Para ser sério não basta parecer! É preciso ser...

29 comentários:

jls disse...

Ah ah ah ah ah ah! Olha lá, Dâmaso, foste tu que escreveste isto sozinho ou tiveste ajuda de alguém? Eu, ao contrário do que pretende insinuar este texto fantástico, não misturo OPINIÂO com NOTÍCIA. Se for preciso ajuda para perceberes a diferença, estou ao dispor. A minha OPINIÃO é minha, do cidadão José Luís de Sousa (que por acaso também é jornalista) e ninguém a tira! Seja quem for o visado por ela! Mas deixa-me só comentar duas passagens do texto, porque o resto só merece mesmo ser ignorado, tal a salgalhada de argumentos fictícios: Primeiro, quem não tem carteira profissional não é jornalista, tens razão. Mas não sou eu que o digo, é a lei! Quem não a tem incorre no crime de usurpação de funções! Fosse a lei cumprida mais vezes neste país...! Ah, outra coisa: és a última pessoa a poder vir acusar alguém de arrogância e, especialmente, coerência! Basta olhar para o

jls disse...

O comentário anterior - vá-se lá saber porquê - não ficou completo: Agradecia que o completasses, antes de o publicar.

Falta isto: Es a ultima pessoa que pode vir acusar alguem de arrogância e, especialmente, coerência. Basta olhar para o que escreves e as "cambalhotas" que já deste ao longo do tempo neste blog e noutros. Posto isto, estamos conversados!

Paulo Dâmaso disse...

Não preciso de ajuda de ninguém para dizer, e argumentar, o que me vai na alma. Mas, podes crer, olha que há por aí muitas pessoas que, até, me ajudariam a escrever muito mais, do que aquilo que escrevi no “post”...

Apensar da “salganhada” de argumentos “fictícios”, que me acusas ter escrito no “post”, a verdade é que não desmentiste uma única linha, uma única palavrinha do meu texto.

Mais, nem coragem tiveste para responder às duas perguntas que te coloquei. Mas, deixa lá, todos - especialmente os teus colegas jornalistas - sabemos as respostas! São demasiadamente óbvias...

O teu silêncio, no comentário, em relação à tua postura maldizente para com os teus colegas, é demonstrativa da razão que tive na minha opinião!

Quanto às “cambalhotas” da coerência, ninguém melhor do que tu para as fazer. E que bem dás as tuas cambalhotas estratégicas!...

És daquelas pessoas, que ora dá palmadinhas nas costas ora corta na casaca!... É ao sabor do vento, e da tua necessidade!...

Anónimo disse...

Paulo não ligues ao "Dr" sem canudo, que até esteve a dar aulas sabe-se bem porquê e à custa de quem, mas tem a mania que é o maior. É por isso que foi "promovido" para o interior da Beira, na sua terra ninguém o grama a não ser uns quantos Tavares ou bejinhas, mas toda a gente sabe as qualidade e vaidade do dito cujo e quanto à carteira também a tem mas não é por direito próprio, porque ainda está longe de ter o "canudo". Ele julga é que as pessoas são parvas como ele, que não sabem as coisas.
Gostei Paulo. continua

Anónimo disse...

Guerra entre blogues era só o que faltava

Anónimo disse...

Haja quem nao tem medo de contar as verdades, força paulo esse jornalista da treta que so esta onde esta pelo papa que tem merece ouvir das boas

Anónimo disse...

Zangam-se as comadres....

Anónimo disse...

Boa Paulo. Coragem!

Anónimo disse...

O jls está constipado? está a assoar-se?

Anónimo disse...

Ó Damaso o zé ladrão já te pagou?

Anónimo disse...

Não és jornalista, mas és educado.
Força Paulo.

Anónimo disse...

paulo estava optimo o apontamento. É preciso desmascarar essa cambada. É um grupinho pequeno de maldizentes e que estão sempre contrata tudo. Que mostrem o que fizeram pela Figueira, que não fujam para Castelo Branco e que para arranjar tacho não seja preciso ser à custa do papá. Toda a Figueira sabe que ele é um falhado completo e que vive da vaidade. Julga que é o melhor de todos e não vale uma merda. A coragem dele é só no blog e depois tem os apoios socialistas do costume, mas já vão em 3 derrotas autarquicas e veem ai mais. Continuem assim que vão no bom caminho.
Não desanimes porque eles não metem medo a ninguém. São uns cobardes sem personalidade e esperteza.

Anónimo disse...

Ó Paulo Dâmaso, o JLS, pelo menos deixa sempre todos os comentários entrarem. Tu não !
Até porque aquela noite 13, está muito mal explicada. Mas talvez um dia alguem diga toda a verdade.
O JLS, é democrata, é Jornalista, tem carteira, é sincero, educado e não vai em cantigas, tu por exemplo gostas muito que te cantem ao ouvido, aposto até que este comentário nunca será publicado.
Mas vou publicar noutro sítio, talvez no site do JLS, ele pelo menos é um democrata, é tem a carteira de Jornalista.
Lusa, sabes o que é? É uma agência de informação onde tu nunca chegarás !!!
Simplesmente porque não és jornalista.
E diz-nos...
Qual a percentagem que tinhas de alcool no sangue?
Tinhas documentos da trotinete?
E seguro, também tinhas?
E já agora, tinhas carta da trotinete?
E qual a pena?
Diz-nos lá, grande perseguidor da verdade...

Anónimo disse...

Mas há alguma mentira no que diz o JLS? Não tem o direito de criticar ou elogiar quem ele achar merecedor? Não é verdade que o Dâmaso tem percorrido caminhos tortuosos consoante a conveniência?
Há quem duvide disso? Não foi o Dâmaso um dos que participou no aniversário do "A beira-mar" desfazendo-se em cumprimentos?

Anónimo disse...

Paulo, Paulo,
Devias ter mais cuidado com o que escreves. Em breve esse senhor vai ser dono da figueira, substituindo o pai e aliando-se ao Lídio Lopes, e nessa altura vai-te fazer a vida negra. Sabes como eles são: se não gostam de alguém podem até destruir-lhes a vida.
Por isso, eu, se fosse a ti, retirava este post, baixava a coluna e voltava a passear com ele, ir ao CAE juntos, trabalhar para ele, etc...

Anónimo disse...

O Zé Luís deixa sempre os comentários entrarem?! ahahahahaha ahahahahahah ahahahahaha É curioso e mentira porque sempre que lá deixo comentários sobre o papá pancada ele não publica

Anónimo disse...

Meus amigos, se até o Zé Ladrão tem carteira, e escreve com a qualidade que se pode ler, semanalmente, naquele pasquim mal azambrado, não me parece que seja essa a bitola por onde se pode medir um bom jornalista... O Paulo, que até lá trabalhou, deve ter ficado de tal forma traumatizado que nem sequer quer ter esse documento. Sim, porque, convenhamos, se quisesse já o tinha, e não seria nem melhor nem pior jornalista por isso. Considerações à parte, concordo com o que o Zé Luís escreveu sobre o Zé Santos, ainda que preferisse que ele fizesse as suas considerações cara-a-cara: são tão poucos os jornalistas nesta terra, seria de esperar melhores relações... mas reconheço-lhe o direito à opinião e reconheço-lhe mérito e capacidade enquanto jornalsita. Parem de falar do Joaquim de Sousa! Que coisa, o Zé Luís por ter um pai que é uma figura pública não podia ser jornalista? Então devia ter sido o quê? Político? Com ou sem cunhas, os trabalhos estão aí e, pelos vistos, agradam. Mais, parece-me que se o JLS 'fugiu' para Castelo Branco é porque qq terriola tem mais importância noticiosa do que a Figueira... isso, sim, é preocupante. Quanto a ti, Paulo, lembra-te que quando apontas um dedo aos outros tens pelo menos três apontados a ti. Quem és tu para falar de arrogância e prepotência? Tu que criticas, com muito menos elegância ou decoro, tudo e todos? E sem, reconhece-o, um décimo do know-how. Cai fazer o acima e abaixo da f21 e deixa o jornalismo a sério para quem sabe...

Anónimo disse...

Que tudo isto é muito feio, é ! Mas salva-se alguma coisa, entretanto :a coragem ainda que um tanto suicida, pelo que atrás explicado ficou, do Paulo Dâmaso. Curvar a coluna é que não, porque esta gente que acha que é dona de tudo e de todos, merece ir tendo umas contrariedadezinhas para não perder de todo o sentido de algum equilíbrio nas suas exarcebadas pretensões .

Anónimo disse...

É verdade o JLS não coloca os comentários todos e já agora, transpira veneno por todos os poros, isso é evidente.

Anónimo disse...

és mesmo estúpido, nem escrever sabes!

Eu gosto é mesmo da Figueira 21, mesmo bom...

dedica te a pesca, tu es igual a ele

Anónimo disse...

Esse JLS é jornalista?. Que o Damaso não seja jornalista, vê-se bem, pois o meu jerico tem mais inteligência quando escreve. Agora que haja um jornalista digno em Portugal, com ou sem carteira, não sei. Farto-me de comprar jornais, e não valem nem uma.
Artigos à mistura. Artigos sobre 2 ou 3 páginas, lenga lenga, nem eles sabem o que escrevem, quando 3 linhas chegavam para dar uma noticia coerente e clara. Começam com uma opinião, (não disse noticia), e acabam com outra.
Todos os dias se vêem mentiras nos jornais em quantidade como a qualidade dos tais jornalistas.
Investigação nem sabem o que é. Etc, etc.

Anónimo disse...

Tanta má língua à solta!!! É verdade, sim, que JLS não publica todos os comentários. E para tal, não é necessário que os mesmos sejam ofensivos, basta simplesmente que não vão ao encontro do que ele quer. Quanto ao resto, não sei. Ser bom ou mau jornalista, tendencioso ou objectivo, escrever bem ou mal, o que é que isso interessa? Já ninguèm hoje valoriza grandemente a qualidade. Portanto, esperto é quem se vai safando. Quem pode, pode, e mais não digo.

Anónimo disse...

Força, Zé Luis .
Pelo menos tu tens trabalho feito para apresentar e créditos no meio.
Continua porque vozes como a tua fazem falta...mas não vale a pena gastares energias com blogs como este.
Força , Zé !

Cohiba_ disse...

Por partes, dado que não acompanhei a questiúncula, apenas reitero o que já alguém disse: zangam-se as comadres, descobrem-se as verdades, lá diz a sabedoria popular. Mas...
Será que alguém encartado é competente? Será que um burro carregado de livros é um Dr.? Já lá vão uns anos (já nem me lembrava desta) mas os artigos do correspondente do JN (ou será que era o DN?) - maldita memória - na Figueira eram revistos e re-escritos por mim, my self and Y. Ele tinha carteira eu não tenho, nem pretendo vir a ter. Porquê? Porque sou eu. Penso, existo, discordo, concordo, "disconcordo" e não admito que me conotem (já bati algumas vezes com a cabeça na parede mas, que eu saiba, ainda não tenho nenhum partido). Algo que 99,9% dos que escrevem nos mais renomados O.C.S. Nacionais, Regionais e Locais não assumem (nem podem), porque os "rabos" existem, estão lá. A isenção (palavra bonita, merecedora de uma obra poética digna de Camões) não existe a partir do momento em que a opinião se cifra em cifras, na proporção correspondente a OCS Local, Regional, Nacional tendo ainda em consideração o nº de destinatários alcançados, os objectivos das funções desempenhadas e essencialmente a cor... do cartão partidário. Para terminar, decidam-se meus senhores
, portadores de carteira profissional, pseudo-comentadores, jornalistas-comentadores ou comentadores jornalistas: se querem vestir a pele de jornalista sabem as regras, conhecem a ética, é só cumpri-la. Um jornalista "escreve" a notícia, não a comenta, asim como um "comentarista" não "fabrica" notícias - emite a sua opinião. A questão é simples: os senhores são jornalistas ou comentadores? É que éticamente não é correcto ser-se jornalista-comentador nem comentador-jornalista... existem casos em que jornalistas se assumem como comentadores e aí perdem (ou deveriam perder) o estatuto de jornalistas. Nunca me apercebi foi de um "comentador" virar jornalista. Assim, repito: decidam-se, se são jornalistas publicam as noticias e népia de comentários, se se decidirem por "comentadores" não publicam notícias, limitam-se a comentar as que os outros divulgam. já agora, não venham, com a estória de das "tantas às tantas" sou jornalista e das "tantas às tantas" sou cidadão. É provinciano, mas essencialmente denota desconhecimento. E sabem ( ou deviam saber porquê). Boa semana de trabalho.

Acácio Simões disse...

fiquei com outra opinião de jls...para pior!

Anónimo disse...

a Lusa é alguma coisa? até o Fausto Galinha foi director daquilo...

Anónimo disse...

não acredito no jls. Então o Zé Santos levou-te para o DC numa altura em que estavas desempregado e, tu, agora deste a "facada" ao homem? Quanto tempo aguentaste no DC? 20 dias?!!!!!!
Ah já sei, não querias trabalhar na imprensa local com jornalistas tão provincianos, na foi?!!!!!

Anónimo disse...

o jls é um ingrato com quem lhe quer bem, isso sim. Ó pato, é verdade que o rapaz foi dar aulas para o intep, sem habilitação para tal, e, depois, quando apareceu um curriculum melhor do que o dele, de um licenciado, houve bastantes pressões, dizem que até de alguns poderosos políticos e outros, de tal forma que o instituto foi forçado a indagar obrigando o jls a sair?

Anónimo disse...

O descontrolo do PS Distrital
Um dirigente Distrital envia mensagens SMS para os militantes do Distrito de Coimbra (Sexta feira 27 de Outubro 21h15m IPJ em Coimbra.
Debate com Laurentino Dias, João Portugal e Marcos Andrade).
Não falte!

Saudações Socialistas

Luís Vilar



Mensagem enviada no dia 24/10/2006
Pergunto eu, debate sobre o quê?

Com estas mensagens SMS se vê a incompetência dos dirigente do PS Distrital que não sabem o que hão-de fazer.