terça-feira, 24 de outubro de 2006

# 1590. [Julgamento]

O Tribunal da Figueira da Foz julgou hoje o vereador do Desporto e Juventude na Câmara local, Lídio Lopes [NA FOTO], acusado de agressão a um jovem, de 13 anos, durante a caravana de encerramento da última campanha autárquica.

De acordo com a acusação deduzida pelo Ministério Público, ao arguido é imputada a prática de um crime de ofensa à integridade física, previsto e punido com pena de prisão até 3 anos ou pena de multa.

Os factos remontam à noite de 7 de Outubro de 2005, pelas 22h20, quando Lídio Lopes terá alegadamente agredido, “com um murro na face”, um jovem de 13 anos. Hugo Almeida, o ofendido, terá arremessado uma pedra contra o veículo em que seguia o agora vereador “laranja”, provocando danos na viatura. Lídio Lopes saiu do veículo para pedir explicações ao jovem.

Em tribunal, Lídio Lopes negou a agressão, admitindo ter “agarrado a camisola” do rapaz, de forma a exorta-lo a sair do local. Já Hugo Almeida reafirmou ter sido alvo de agressão por parte do autarca e negou ainda a autoria do arremesso da pedra à viatura.

A leitura da sentença deste caso está marcada para 3 de Novembro, às 14 horas.

Mas, no julgamento, cheio de testemunhos contraditórios de ambas as partes, ficaram algumas questões por esclarecer:

- Quem é o terceiro “vulto” que as testemunhas de Lídio Lopes afirmam ter visto no local dos factos mas a acusação nega a sua existência?!

- Quem, afinal, atirou a pedra que provocou danos na viatura do então chefe de gabinete do presidente da edilidade figueirense?!

- Será o autor desse arremesso a tal terceira pessoa que, misteriosamente, desapareceu?!

- Os pais do jovem dizem que não é dinheiro que os move, antes verem ser feita justiça. Mas, o que é certo é que foi feito, pela acusação, um pedido de indemnização civil, no valor de 5 mil euros, entretanto indeferido pelo tribunal, por ter sido entregue fora de prazo. Estranho?!

** Quanto à culpa, ou não, do vereador, deixo o julgamento para o Tribunal da Figueira da Foz.

18 comentários:

Vítor Ramalho disse...

É difícil tomar partido.

Unknown disse...

Ora, ora, isto fica tão mal ao Dr. Lídio Lopes. Estamos condenados a ter um executivo que só se destaca por coisas boas... e ainda por cima arriscamo-nos a que sejam cadastrados.

Anónimo disse...

Deixa o julgamento para o tribunal? Que desleixo é esse?.
E fuzilar o rapaz e a familia suspeitos no caso de ter ideias como as suas.
De refugo d'humano.

Anónimo disse...

o senhor almeida devia preocupar-se era em dar duas palmadas no huguinho para ele não andar a fazer disparates. deixam as criancinhas à solta e à gelfa e depois...admiram-se!

Anónimo disse...

Cá pra mim, eu tinha-lhe arreado mesmo. Mandar pedras aos carros!

Anónimo disse...

Ainda que a situação seja complexa de avaliar penso que, caso seja condenado, o sr. vereador deverá, imediatamente, deixar o seu lugar na autarquia e, até, nos próprios bombeiros, onde o alegado agredido tinha irmãos, ao que sei.

Anónimo disse...

O Dr. Lídio pode ter, como todos nós, muitos defeitos mas não acredito que batesse a uma criança de 13 anos. Cá para mim alguém já "pagou" por fora para que o caso seguisse para tribunal. Será o Dr. Lídio alvo de uma cabala montada pelo principal partido da opsição? Como se explica que passada uma hora do acontecimento já os candidatos do PS soubessem da queixa e da ida do jovem ao hospital? É verdade que andaram a ligar, apressadamente, aos jornalistas para manrcar uma conversa de modo a denunciar publicamente a situação?

Anónimo disse...

O descontrolo do PS Distrital
Um dirigente Distrital envia mensagens SMS para os militantes do Distrito de Coimbra (Sexta feira 27 de Outubro 21h15m IPJ em Coimbra.
Debate com Laurentino Dias, João Portugal e Marcos Andrade).
Não falte!

Saudações Socialistas

Luís Vilar



Mensagem enviada no dia 24/10/2006
Pergunto eu, debate sobre o quê?

Com estas mensagens SMS se vê a incompetência dos dirigente do PS Distrital que não sabem o que hão-de fazer.

Anónimo disse...

Deixar o lugar de vereador imediatamente, nos bombeiros, na cifreguesia, concelho, distrito e no país e não voltar a trabalhar seja em que ofício for. Tenham paciência! Haja consciência da proporcionalidade das coisas (ainda que por hipótese tenham acontecido)

Anónimo disse...

Várias coisas importa saber: onde pára o terceiro elemento. Como pode o candidato do PS saber de uma coisa destas 15 m depois dela acontecer no meio da cidade e numa rua sem ninguém. Como pode agarrar-se numa camisola e com essa mesma mão dar-se, sem largar a dita, no olho do rapaz. ginástica da grande. como pode ter levado o dito murro se não pestanejou sequer, saindo do local pelo seu pé. E já agora, porque é que o primo andou a dizer que o tipo (lidio lopes) não deu murro mas vai pagar os estudos do hugo para toda a vida. A bem da verdade, já agora.

Anónimo disse...

Não conheço o lidio lopes, nem quero conhecer, mas acho que andou mal, devia ter dado um enxerto no tipo que diz que não mandou a pedra, só levantou a mão para vestir a mochila. ah ah ah ah ah. Esta cidade esta demais. o meu pai nunca me bateu, olha devia é ter levado uns bons açoites no rabo quando era pequeno.

Anónimo disse...

Ouvi dizer que o rapaz disse, se fosse eu tinha fugido, aquilo da pedrada. pois ele lá sabe o que faz das outras vezes. Se o lopes tivesse de se demitir o puto já o devia ter feito antes, dado que a primeira regra dos escoteiros é dizer a verdade e o puto tá a mentir. então o "dito murro" foi na face, no queixo ou nos olhos, é que cada uma das testemunhas de acusação, pelos vistos, deu como alvo um sítio diferente.

Anónimo disse...

ó Lopes, continua que tás a fazer um bom trabalho. Lembra-te do Sá Carneiro: Os cães ladram e a caravana passa. Ao trabalho homem.

Anónimo disse...

Eu conheço o Lídio Lopes. Acho que esteve bem o Paredes do PS, o Nelson Fernandes da CDU e o Zé pernas do PSD que foram depor. Bons exemplos de democracia. Dizer a verdade sobre o tipo que mais tem trabalhado politicamente neste concelho, desde o tempo do Aguiar de Carvalho. Justiça seja feita.

Anónimo disse...

O presidente Duarte Silva também foi depor?

Anónimo disse...

estes putos novos precisam mesmo é de umas boas porradas... Se bateu ou não, não me faz grande diferença! Merecido era! Já agora... e o puto não é julgado por ter vandalizado o carro? pois... coitadinho do menino...

Anónimo disse...

Querem ver que foram os candidatos do PS que armaram este golpe?
Qurem ver que foram os gaijos do PS que atiraram a pedra, ou que deram a lapada ou o que raio foi?
Há! mas foram eles que incentivaram o pai do miúdo (apoiante do PSD que estava a ver a caravana passar para dizer adeus ao primo ou tio que lá ia) para participarem ao Ministério Público!
E não terão sido eles a agarrar o miúdo e a dar-lhe? Ai foram foram!

Anónimo disse...

Só agora me dignei vir ler estas interessantissimos comentários. Realmente fascinou-me o do anónimo de dia 25, que tem o desplante de comparar o Lidio Lopes ao Dr. Sá Carneiro!!!! Há realmente cada iliminado! Você sabe ao menos quem era o Dr. Sá Carneiro? Isto é pior do que dar pérolas a porcos...