quarta-feira, 11 de outubro de 2006

# 1560. Tubo d´Ensaio: Uma ilha cultural no centro da cidade

Photobucket - Video and Image Hosting



A Figueira da Foz tem um novo espaço cultural no primeiro andar da Rua 9 de Julho, nº19. O "Tubo d´Ensaio - Centro de Ensaio de Artes", é um espaço "alternativo e dinamizador" da cultura no concelho, segundo os promotores .

Versátil, acolhedor e diferente, é um projecto privado, "mas com espírito comunitário", preparado para receber diversas expressões e manifestações artísticas.

Quatro jovens figueirenses (Pedro Saboga, Alexandre Dias, Susana Pires e Luís Filipe Silva) descontentes com a "falta de actividades culturais alternativas na Figueira" decidiram pôr mãos à obra e construir o seu próprio "Tubo d´Ensaio".

LER MAIS AQUI


Nota: Um espaço que deverá servir de fonte de inspiração às entidades competentes locais.
Uma boa maneira de investir 20 mil euros, sem ser em foguetes!

2 comentários:

Anónimo disse...

É sem sombra de dúvidas uma ideia boa... mas para quem??
Todos sabemos que o nosso concelho é rico em colectividades, na maioria esmagadora, também agentes dinamizadores da nossa cultura. Todas elas de iniciativa privada. Nelas existem as mais variadas formas de expressão cultural, cada uma á sua maneira, é claro, mas tenho a impressão que em nenhuma dela se dinamiza a cultura com "olhos" de retribuição financeira, todos os seus agentes dinamizadores da cultura o fazem por amor à camisola, tendo como único consolo, o de ver prosperar a sua colectividade e contribuir para a educação socio-cultural da sociedade em geral.
Ora o que a mim me parece é que este "Tubo d'Ensaio - Centro de Ensaio de Artes " não passa de mais uma forma de alguém ir buscar o seu sustento, o que é legitimo a qualquer ser humano, dando uma imagem de filantropia em prol da cultura.
Hoje em dia estão na moda as escolinhas de futebol, é chique, e até pode ser que se descubra mais um grande3 craque, mas todas elas ministram a formação em verdadeiros campos de futebeol com as mesmas condições que êxistem num campo oficial de futebol.
Ora, convenhamos, será possivel admnistrar-se ou fazer-se teatro numa simples sala de um andar? Ou o objectivo será mesmo não deixar de passar dum tubo de ensaio?!
Já agora e porque o desporto também é cultura, vamos lá criar mais uma valência, e ensinar futebol numa simples sala de um andar.

Anónimo disse...

É natural que haja dúvidas sobre os objectivos, condições e capacidades de um espaço do género. Também eu suspeito de "espaços culturais" que aparecem assim do nada e que nada trazem de novo,
maior exemplo do que o CAE não há, que me parece por vezes que se tornou num passeio de vaidades. Mas esses têm objectivos e condições particulares e espero que trabalhem mais e melhor do que até agora, já que abriu portas a espectáculos que, tirando Lisboa e Porto, só se vêem cá.
Quanto ao Tubo d'Ensaio, tira 10% de comissão sobre as obras de arte vendidas quando as galerias sacam 50%; as formações procuram ser o mais acessíveis aos bolsos mais modestos, e quem impõe o preço são os formadores, enquanto que a margem de lucro às vezes é reduzida para
que, depois dos impostos pagos, compense o mínimo possível para se ter uma porta aberta a todos. Criou-se um espaço polivalente, com condições básicas para diferentes actividades, mas
por isso mesmo, não pode nunca reunir condições específicas para a prática do teatro, por exemplo, apenas as suficientes, já que o Tubo d'Ensaio não é uma sala de espectáculos. No entanto, dispõe-se a proporcionar sempre que possível pequenas apresentações para pequenas audiências, assim como é feito em alguns bares e espaços, bastante comuns em Lisboa , Porto e
noutras cidades do país, que com menos condições, não são questionados pela oferta cultural
alternativa que oferecem. Há muito mais para oferecer do que o que nos dão, e procura-se colmatar essa falha no Tubo d'Ensaio, propriedade de uma empresa privada, cujo objectivo é ter um tipo de programação e actividades que não existem, ou são escassos, no concelho.
De qualquer forma, não pretendo negar a opinião do Anónimo que apresentou as suas dúvidas, percebo perfeitamente as reservas de quem já viu muito e mal feito por estes lados. E, felizmente, também muita coisa bem feita. Acredito que a gerência do Tubo d'Ensaio quer fazer o melhor que pode a quem quiser usufruir do espaço, e dinamizar - modestamente, e como puder- a vida cultural da Figueira. Não foi criado para tirar o lugar a ninguém, pelo contrário, foi criado para que haja mais oferta, mais variedade, mais qualidade. E mais públicos.
Por isso, quem ainda tem dúvidas, deve visitar o espaço e falar com as pessoas que estão à frente do projecto. O Tubo tem também uma máquina de café bastante boa.
A porta está aberta. Obrigado