domingo, 1 de outubro de 2006

#1526. CULTURA: Discriminação na 7ª arte

A Figueira da Foz está refém da Lusomundo, no que à Sétima Arte diz respeito. Depois do encerramento das duas salas de cinema do Casino e do fim das projecções no Caras Direitas, a cidade conta apenas com o monopólio das 5 salas existentes no centro comercial “Foz Plaza”.

Cinco salas de cinema são suficientes para a “realidade” figueirense, poderão pensar alguns. Sou obrigado a dar-lhes razão, mas o problema é quando temos o mesmo filme a ocupar a mesma sala durante duas/três semanas. Exemplo, recentes daquilo que aqui escrevo, são os filmes: “Há dias de azar”, “A Casa da Lagoa” ou “Eu, tu e o emplastro”.

Enquanto isso, filmes como “Uma Verdade Inconveniente”, “Voo 93”, “A Senhora da Água”, “O Coleccionador de Olhos” ou “Voltar”, de Pedro Almodóvar, passam, e estreiam, bem aqui ao nosso lado: Em Coimbra.

Mais uma vez a Figueira vê-se discriminada e teve que se contentar com a estreia, na passada semana, de “World Trade Center”, de Oliver Stone.

Pelo menos hoje valha-nos o Centro de Artes e Espectáculos com “Faça Favor...”, Pierre Salvadori, com Daniel Auteuil, José Garcia, Sandrine Kiberlain. Começa às 21h30.

4 comentários:

Anónimo disse...

lol

Tem de reclamar é com a Lusomundo. Não entedo qual o propósito deste tópico.

Não faz qualquer referência a filmes portuguêses...enfim.

Anónimo disse...

Não posso de deixar de concordar com o post... mas, antes de tudo o resto, dever-se-ia questionar o acto de ir-se ao cinema!!
Hoje em dia, ir ao cinema é antes de tudo o mais, um acto de comer pipocas e beber uma qualquer bebida refrigerante, e é sobretudo por ser moda... Tudo o resto quase que não conta!!
Vai-se ao cinema de acordo com as tendências da moda dos orgãos de comunicação social!
Mas ir ao cinema, enquanto espectáculo e acto social, isso são coisas do passado, dirão alguns... pois é... coisas do passado, que noutros paises muito mais desenvolvidos que o nosso, passou-se novamente a considerar o cinema em acto social e cultural, em que uma ida ao cinema resulta numa oportunidade de assistir a um grande espectáculo!
A Figueira deixou de ter uma sala de cinema, tem, isso sim, um cineshop onde passam filmes!
Que saudades da sala do Peninsular e do Caras Direitas...

Anónimo disse...

Filmes portugueses??
Deus nos livre, das grandes banhadas que se fazem no cinema portugues, tipo "98 Octanas". Esses sim devem estrear bem longe daqui.

Anónimo disse...

Qualquer dia inventam alguma lei tipo "obrigatoriedade de passar 30% de filmes portugueses" nas salas de cinema... E lá vão os portugueses sendo estupidificados. Cada um vê o que quer e onde quer, ora bolas.