quarta-feira, 26 de abril de 2006

# 1037
PROPOSTA DE DELIBERAÇÃO SOBRE O FECHO DA MATERNIDADE

A Câmara Municipal cá do Burgo aprovou hoje por maioria, com quatro votos contra do PS, uma moção de protesto pela decisão de encerrar o bloco de partos da maternidade do Hospital Distrital da Figueira da Foz preconizada pelo Governo.

A proposta de moção, levada à reunião pelo PSD, é, no meu entender, de louvar. De aplaudir também é a recente constituição de um movimento cívico, denominado “Nascer na Figueira”, que promete encetar diferentes acções de protesto contra a decisão da tutela.

Sobre a moção, a Câmara entende, pelas palavras do presidente Duarte Silva (PSD), ser chegada a altura para se pronunciar sobre esta polémica. E faz muito bem… O presidente sai bem na fotografia, sem dúvida...

Já os vereadores do PS Victor Sarmento, António Tavares e Aida Cardoso ficaram mal no retrato ao defenderam a honra do convento, ou seja, a decisão do Governo, de maioria PS.

Os três socialistas (?!) continuam a dizer que não tem informação necessária para se poderem pronunciar sobre o assunto e com este sucessivo blá-blá-blá vão adiando aquilo que é cada vez mais claro: SÃO A FAVOR DO ENCERRAMENTO.

Os autarcas acima referidos até podem ser pessoalmente contra o encerramento, mas politicamente… esta decisão do Governo de Sócrates vai ser uma pedra no sapato daqui a menos de três anos, né?!

Já o vereador do PS Paz Cardoso, e apesar de ter votado contra a proposta do PSD “solidarizando-se” com a sua bancada, é taxativamente contra o encerramento da maternidade.
PELO MENOS É HONESTO, DIRECTO E ASSUME O QUE LHE VAI NA ALMA ENQUANTO “FIGUEIRENSE”…

Meus amigos, ao bloco de partos o único grande problema apontado e causa para o seu encerramento é a não realização de 1500 partos por ano e não outros problemas de qualidade como alguns vereadores do PS quiseram hoje, mais uma vez, fazer crer…

É certo que ninguém pode obrigar ninguém a “parir” no Hospital da Figueira para conseguir o nascimento de 1500 crianças ano no concelho, mas daí a fechar o bloco de partos…

E MAIS. É UM DIREITO NASCER NA FIGUEIRA… EU QUERO QUE OS MEUS FILHOS NASÇAM NA FIGUEIRA E NÃO EM COIMBRA OU EM LEIRIA.

E POR ISSO DIA 7 DE MAIO, DIA DA MÃE, APESAR DE ESTAR EM SERVIÇO, TAMBÉM EU VOU VESTIR UMA T-SHIRT BRANCA E PARTICIPAR NA CAMINHADA EM PROTESTO CONTRA O ENCERRAMENTO DA MATERNIDADE LOCAL.

PORQUE A FIGUEIRA DA FOZ NÃO PODE COMER E CALAR!

VAMOS LUTAR PELO NOSSO HOSPITAL, PELA NOSSA MATERNIDADE, PELA NOSSA NATURALIDADE…

18 comentários:

Anónimo disse...

Se não lesse confesso que não acreditaria. Meu Deus onde chega a pouca vergonha.
Mas será que os figueirenses andam cegos? Que legitimidade têm eses três projectos politicos do PS para falar em nome de uma comunidade que no minimo se sente atraiçoada por esses senhores.
Eu nasci na Figueira. Os meus filhos nasceram na Figueira, os meus netos já não sei onde nascerão mas se não for na Figueira por culpa deste governo e dessa cáfila que o apoia sempre que passar por essa aberração de gente sentir-me-ei feliz por cuspir para o chão.
Afinal o que move essa gente? Estão sempre no contra. Foi no aborto, foi na regionalização. Será que esses parasitas politicos ainda não perceberam porque é que perderam as eleições.
Ocupem-se do Oasis, do Golfe e não nos chateiem.

Anónimo disse...

Diz aqui o Zé do Asfalto que esses inergumes dentro de três anos e pouco vão usar essa bandeira em seu favor nas eleições autarquicas.
Como ??? vamos ver !!
Aí, devemos dar-lhes com o pau nos cornos e enfiar-lho no cú para o irem parir para Coimbra ou Leiria...

Anónimo disse...

Este post é de uma demagogia atroz.
Prefiro que os meus filhos nasçam em Coimbra ou Leiria com segurança do que na Figueira sem quaisquer garantias. E acreditem é difícil alguém gostar mais da Figueira do que eu...
Sabiam que a decisão de encerrar a sala de partos do HDFF veio da Organização Mundial de Saúde ? Trata-se de uma questão técnica que tem de ser resolvida por técnicos de sáude e não pelo Presidente da Câmara que só quer utilizar o assunto para demagógicamente "salvar a face".
Quanto à manifestação...é uma expressão de um bairrismo e populismo irracional, quando se deveria debater o assunto de forma séria e com quem sabe.

Anónimo disse...

O anónimo anterior quer enganar quem a não ser a si próprio. Nunca em parte nenhuma foi dito que o bloco de partos do HDFF era encerrado por falta de condições ou segurança.
São precisas 1500 paridelas. Se assim acontecer não interessa se há segurança ou não
Recordo há bem pouco tempo que esteve aqui na Figueira um tal Regateiro - outra tachista do PS - que afirmou que se os médicos do HDFF não fizessem 4 partos diários perdiam a mão.
Que dirá disto o Professor Manuel Antunes que de certeza não faz uma operação todos os dias ?
Vão dar banho ao cão e aproveitem a água e lavem-se também.

Anónimo disse...

Não sabia que a Organização Mundial de Saúde opinava sobre a Figueira da Foz !!!! Mas que fico orgulhosa, fico ! Ai, fico , fico, olarilas se fico !! Olhe lá, seja VOSSA MERCÊ quem for, é parvo, faz-se ou imagina que toda a gente é idiota ? Ou anda,como outros à procura de um TACHO ? Gosta da Figueira ? Hum, gosta é de procura r "conforto " !!! À caminhada , TODOS !!!

Anónimo disse...

Em relação ao anónimo anterior:
É claro que a OMS não opina sobre a Figueira em específico, como é óbvio, mas estabeleceu parâmetros indispensáveis para o funcionamento em segurança dos blocos de partos. Essa directiva é aplicável nacional e internacionalmente.
Deixem-se de demagogias e bairrismos...

Anónimo disse...

O posto de saude da localidade aonde moro está em vias de fechar.Porquê?Segundo se diz porque não tem doentes suficientes para justificar o funcionamento.OMS?FMI?OCDE?De certeza que a acreditar nestes "respeitaveis" organismos,não tardará muito para que todos nós fiquemos doentes.

Anónimo disse...

Será que não veem que o Engº Duarte Silva quer apenas arranjar outros motivos de entretinimento para não se falar nas dificuldades financeiras da Câmara e das suas E.M.?

Anónimo disse...

Li hoje no Diário de Coimbra, artigo assinado por BC sobre encerramento da Maternidade e do que li duas coisas me chamaram a atenção.
1º O Dr Sarmento que é médico coloca em dúvida a honorabilidade profissional dos médicos da Maternidade do HDFF afirmando que "não faria juízo sem primeiro ver o relatório para apreciar a "anomalia de partos". Perante os factos que conceito deverão ter os médicos do HDFF perante a atitude deste colega que coloca em causa o seu profissionalismo só para agradar ao partido.
Quanto á segunda situação essa foi levantada pelo Senhor Paz Cardoso. Está contra o encerramento da Maternidade mas precisa saber porque vão 150 mães para dar à luz em Coimbra. Não é preciso pensar muito Senhor Cardoso.
Algumas mães que vão para Coimbra são pessoas da alta burguesia figueirense que pensam ser fino parir em Coimbra. É piroso ir ás consultas e ser internada no HDFF, onde vão ciganos pobretanas e gente sem classe (não têm dinheiro). Estar numa cama ao lado dessas pessoas é motivo de vergonha. Mas existem outro tipo de mães que vão parir a Coimbra. São aquelas que não têm confiança no Centro de Saúde que era dirigido pelo Dr Sarmento e então começam logo no início da gravidez a ser acompanhadas pelos ginecologistas de Coimbra.
Pensem bem meus senhores, vejam o mal que estão e vão fazer à Figueira da Foz.

Anónimo disse...

Segundo sei a mulher do Dr. Sarmento sempre recorreu à Maternidade do HDFF e não teve nunca receios de falta de segurança, dos prifissionais que lá trabalham. Politicas....
E esta heim?...

Anónimo disse...

Entendamo-nos muito claramente: sou figueirense assumido, defensor radical desta terra que é minha; sou socialista convicto de todas as horas; prezo-me de ser inteligente e (normalmente) racional nas opiniões que produzo e nas decisões que tomo.
Sou a favor do ENCERRAMENTO do bloco de partos da maternidade do HDFF, a menos que ali exista um REFORÇO DE QUALIDADE significativo que garanta SEGURANÇA perinatal.
Percebido? Ou devo ser mais explícito?
Os defensores a todo o custo da manutenção da maternidade sabem o que defendem? Não vos atormenta que se continue a nascer naquela maternidade em condições de risco para além do limite do aceitável?
O que é que isto tem a ver com Governos? O que é que isto tem a ver com partidos (para além dessa aberração que é o PCP que tinha que arranjar um tema para fazer política reles ... agora com o PSD atrelado). Isto tem a ver com PROFISSIONALISMO, CAPACIDADE e COMPETÊNCIA!!!
Ou se modernizam ou vão de vela! Esclareço: os meus filhos nasceram em Coimbra (não fosse o diabo tecê-las ...).

Anónimo disse...

É ou não um DIREITO das populações terem serviços públicos de qualidade e de proximidade? Há ou não vantagens humanas que a futura mãe seja acompanhada, desde início, pelo médico que assiste ao parto?
Há ou não pssibilidade de alterar eventuais falhas na Maternidade do HDFF?
O RESTO É PALEIO PARA ENTRETER O PAGODE!

Anónimo disse...

ò camaradas o único motivo pelo qual a maternidade vai fechar é por não se registarem 1500 partos por ano. ninguém, nem nenhum estudo, falou em falta de qualidade.

Anónimo disse...

A um tal "socialista convicto" que escreveu meia dúzia e barbaridades.
Diz-se "socialista convicto de todas as horas" desculpe a observação mas você deve estar a confundir as coisas. Você deve ser é um PS convicto de todas as horas. Ser Ps não é a mesma coisa que ser socialista. Sabe porquê? Porque um verdadeiro socialista não se pode referir ao PCP como aberração. Se calhar ainda vocês estava nos tomates do seu pai e já o PCP lutava na clandestiniadde por um Portugal melhor o tal Portugal que você não merece.
Os seus filhos nasceram em Coimbra Não fosse o diabo tecê-las. Essa é de morrer a rir e lembra-me a história do aviador que rasgava os cèus e quando chagava cá abaixo dizia "andei perto de céu e não vi Deus. Quuem é deus? e um dos mecânicos do avião a medo disse-lhe você não viu Deus e não sabe quem é deus porque o avião não teve nenhuma avria lá em cima. Entendeu-me ou quer que lhe faça um desenho.

Anónimo disse...

Tanmbém eu nasci na Figueira, na antiga Casa da Mãe que, ao que parece, há muitos anos atrás tinha melhores condiçõe do que a actual Maternidade do HDFF. Pessoalmente, e quando presenciei determinadas situaç~es, iz qestão de que os meus dois filhos não nascessem na mesma, por recear por mim e por eles. Mas claro, eu não tenho amigos no HDFF, como tal correria o risco de ser tratada como "carne para canhão". Pensem meninos! É legítimo termos uma maternidade. Mas mais legítimo ainda é termos condições, médicos e pessoal à altura e com alguma humanidade.

Anónimo disse...

Ao meu anterior comentário, devo ainda acrescentar que não sou nem PS nem PSD nem me identifico com qualquer partido. Não vale a pena, eles são todos iguais. E não, os meus filhos também não nasceram em Coimbra.

Anónimo disse...

SARMENTO, PAZ CARDOSO, AIDA BICHO, TENHAM VERGONHA.

Anónimo disse...

ANTÓNIO TAVARES GANHE TININHO