segunda-feira, 3 de abril de 2006

0959. Escolas de Criminosos?!

Fui alertado para este texto, da autoria de Joel Neto, na revista NS (Notícias Sábado) que habitualmente, aos sábados, é distribuída, gratuitamente, com o JN e DN:

“Escolas de Criminosos

Na Figueira da Foz, o Centro Paroquial de São Martinho encontrou no futebol a melhor forma de unir cerca de 100 crianças carenciadas em torno de um ideal comum. No futebol, não: numa claque de futebol.

O movimento Limonetes, que apoia a Naval, é constituído em exclusivo por crianças dos seis aos onze anos. E a pergunta inevitável é: Caros amigos do Centro Paroquial, estais assim tão empenhados em criar jovens delinquentes?”






Não posso deixar de manifestar a minha indignação perante tal prosa. Joel, o seu texto está nojento e só demonstra que a sua reserva de sanidade é muito baixa. Talvez, essa reserva, nem sequer exista…

1º. O autor do texto começa mal logo quando refere “100 crianças carenciadas”.
Mais pura das mentiras. Vê-se logo que o senhor não conhece o Centro Paroquial e muito menos quem o frequenta. São jovens “normais”, residentes na freguesia de Tavarede, Figueira da Foz, onde está sedeada a instituição. O estabelecimento é frequentado por crianças de diversos extractos sociais.

2º. A escolha do título da sua verborreia, “Escolas de Criminosos”, foi muito muito infeliz. Caro Joel Neto, se eu fosse aos representantes do Centro Paroquial fazia-o sentar o cu no “mocho”. Teria que ir a tribunal por difamar e estar a tentar denegrir a imagem da instituição. O senhor tem noção de uma 1/10 parte do trabalho do Centro na comunidade em que está inserido?! Não terá, com certeza, porque senão não teria escrito o que escreveu…
Quer agora fazer querer que estes jovens, por pertenceram a uma claque, se vão tornar em hooligans?!

3º. Falamos de crianças dos seis aos onze anos. Futuro adolescentes. Mas a sua “pergunta inevitável”, digo-lhe com sinceridade, deve ter surgido num momento de diarreia cerebral. Então o Centro, com a claque, quer promover o convívio entre os jovens, incutir a paixão pelo desporto e espírito de fair-play e o senhor, qual arauto da desgraça, fala em “criar jovens delinquentes”?!

4º. Convido-o a vir à Figueira da Foz, e poderá ser já na próxima jornada “caseira” da Naval, para assistir e constatar “in loco” o empenho, a alegria contagiante e o colorido que aquela centena de crianças dão às bancadas do Estádio Municipal José Bento Pessoa, na Figueira da Foz.

5º. Escrevo este texto porque, para além de não concordar com a sua visão nociva do tema abordado, sou correspondente do JN aqui na Figueira da Foz. Todos os dias, com o meu empenho e suor, trabalho para levar a minha cidade às páginas do jornal mais lido do país.
Sejam “boas” ou “más” notícias. Agora, de uma coisa tenho a certeza: relatam factos verdadeiros…

Sem mais,
Paulo Dâmaso
[paulo.damaso @ gmail.com]

8 comentários:

Anónimo disse...

Seria possível disponibilizares o mail desse animal joel ou outro através do qual lhe possamos fazer chegar a nossa incredulidade e repulsa por tal lixo??

Anónimo disse...

neto.joel@gmail.com

Anónimo disse...

Ai amigo! Que atitude tao baixa a desse fulano!!! Parabéns pela tua atitude! Bom Trabalho:)

Anónimo disse...

Realmente é um absurdo o texto deste jornalista. Devia ser suspenso por uns tempos e proíbido de escrever fosse o que fosse.
Será que este PALERMA tem noção verdadeira do que escreveu??!! Não deve ter e os chefes dele idem ...

Anónimo disse...

ainda por cima "posta" esse mesmo artigo orgulhosamente no seu blog:
http://www.futebolmesmo.blogspot.com/.façam uma visitinha a esse k se intitula amigo de jose mourinho.deve pensar k tem as costas quentes...ja agr façam como como os bravos "limonetes" e venham apoiar a nossa naval a coimbra.

Anónimo disse...

Ontem não tive oportunidade de visitar o blog e foi portanto com perplexidade que, só hoje, me deparei com esta coisa horrível, inqualificável de facto , que o PD refere. Esse tal de Joel é jornalista ? E tem autonomia para escrever e publicar o que lhe dá na real gana, comprometendo por essa forma o bom nome dos dois jornais que acabam envolvidos na sua indignidade ? Mal vai ,de verdade , o reino de Sua Alteza. Para a criatura resta deixar-lhe o nosso desprezo profundo. Mas convidá-lo a vir cá, NÃO ,por favor.

Anónimo disse...

Paulo Dâmaso,

E com alegria e muita gratidão, que lhe dou os parabéns... não sei se faz anos, como tal os parabéns não são decerto pelo seu aniversário, mas quem tem a coragem de escrever uma resposta daquelas a "um atrasado", que se intitula de jornalista, merece os parabéns.
Sou mãe de 3 meninos que fazem parte dos Limonetes e também integro "claque", chamomos-lhe assim, pois apoiamos incondicionalmente a Naval. Colaboro, sempre que me é pedido e a minha disponibilidade permite, nas realização de actividades do ATL, sei bem dar o valor ao trabalho que é ali realizado diariamente. Vezes há, em que é necessário ir à noite, para preparar actividades mais calmamente, sem os meninos sempre curiosos a rodear. Nessas noitadas estou sempre, deixando em casa o marido, sempre colaborante, e 4 filhotes reguilas. Mas vou e estarei sempre disposta a colaborar, pois fico orgulhosa de, a qualquer lado onde vá e fale das actividades do "Nosso" ATL, ouvir sempre a mesma frase «Como é que conseguem?... o ATL do meu filho, é super caro e não tem nada disso!».
Aqui de casa, também respondemos ao "iluminado", foram enviados 4 email's, mas ele só respondeu ao meu marido e à minha filha mais velha, aos outro dois não deu resposta. Fui mais meiga nas palavras, embora a minha primeira reacção ao ler aquele "chorrilho" de disparates, foi falar à boa maneira do Porto, de onde o meu marido é natural e, como deve calcular só não lhe chamei Santo, de resto chamei-lhe de tudo.
Uma vez que se trata de um Centro Social e Paroquial, sou sincera que não me ofende o facto de alguns jornalistas dizerem que a "Claque Os Limonetes" é constituida por crianças carenciadas da freguesia de Tavarede, não são a sua totalidade, mas uma grande percentagem, são crianças do escalão A e B e há no escalão A, quem ainda receba um subsídio, penso que da Junta de Freguesia (não quero mentir quanto à entidade que o atribui), para minimisar a mensalidade. Ser carenciado não é defeito, os carenciados também são "normais" e, nem os carenciados têm que ser "delinquentes", nem é certo que todos os meninos da "alta sociedade" não venham a ser "delinquentes".
Fiquei muito magoada, isso sim, com o insulto feito à isntituição, apelidá-la de "Escolas de Criminosos" e dizer que se está muito empanhado em criar "jovens delinquentes"... isso é demais para um "coração de mãe". O meu filho, de 8 anos, a primeira reação que teve quando leu o artigo e nos viu a responder foi «Vocês vão dar resposta a um estúpido destes?! Não sei porque é que estão a perder tempo, nós não somos criminosos, nós não roubámos, não matámos... vocês estão a dar-lhe muita importância... Os estúpidos têm mais é que ser ignorados».
Quero mais uma vez dar-lhe os parabéns e dizer-lhe em meu nome e de todos os visados neste "Infeliz artigo" MUITO OBRIGADO. Pois disse-lhe tudo aquilo que qualquer um de nós teve vontade de lhe dizer... mas se calhar por acanhamento não disse. Foram-lhe enviadas várias respostas, mas as palavras foram mais brandas e não o fizeram sentir "lixo"... as suas foram palavras fortes e que devem ter ofendido, pelo menos, a "inteligência " de tão "nobre" defensor do fim da "delinquência" juvenil. Sim porque, pelos vistos, para este senhor, uma "claque" é sinónimo de delinquência juvenil... o lema deve ser "Fim às claques... pois com a sua extinção, não mais haverá delinquência juvenil".

Sem mais

Maria João

Anónimo disse...

Boa Paulo, esse gajo devia ser proibido de escrever para tao ilustre orgão de comunicação social. era bom que toda a Figueira se solidariza-se com os inocentes Limonetes. Já agora, não sabes o que é preciso para se ser um Limonete? Tenho um neto, e teria muito orgulho em ter um Limonete na familia. Parabéns a todos os Limonetes e às suas familias. Bem hajam