quinta-feira, 20 de abril de 2006

1013. AO RUBRO... RUMO À FEDERAÇÃO DE COIMBRA DO PS.

8 comentários:

Anónimo disse...

A bem da democracia esperemos que ganhe o Marinho

Anónimo disse...

Naaaaaaaa.... falsificar assinaturas???? O Dr. Baptista e os seus correligionários????? Naaaaaa, que acusação de mau tom....

Anónimo disse...

Cabe ao Ministério Público deduzir acusação ou arquivar o inquérito-


Luís Vilar (PS) arguido sob suspeita de corrupção


O presidente da Comissão Política Concelhia do PS/Coimbra, Luís Vilar, foi constituído arguido no âmbito de um inquérito desencadeado para averiguar indícios de prática de corrupção e tráfico de influências, disse ao “Campeão” fonte ligada ao processo.

Vereador da Câmara de Coimbra desde meados da segunda metade da década de 90 [do século XX], foi reeleito recentemente para cumprir terceiro mandato como líder partidário de âmbito concelhio.
Luís Vilar já foi ouvido na Polícia Judiciária de Coimbra e houve lugar à realização de uma diligência numa unidade do grupo empresarial TCN a que o arguido esteve ligado como consultor e de cujos quadros faz parte o presidente da Comissão Política Concelhia de Coimbra do PSD, Marcelo Nuno.
À constituição como arguido tanto poderá seguir-se a dedução de acusação, a cargo do Ministério Público (MP), como o arquivamento do processo, caso o Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) conclua pela falta de provas.
A eventual acusação poderá dar lugar a um pedido de abertura de instrução, da iniciativa do arguido. Se isso acontecer e for proferido despacho de pronúncia, pelo Tribunal de Instrução Criminal (TIC), segue-se a audiência de julgamento. Caso o TIC opte pelo despacho de não-pronúncia, o MP pode recorrer para o Tribunal da Relação de Coimbra, cuja decisão assume carácter definitivo em matéria de pronúncia ou de arquivamento dos autos.
A abertura do inquérito foi desencadeada por uma denúncia anónima presumivelmente relacionada com a angariação de fundos para as campanhas das eleições autárquicas. Segundo apurou o nosso Jornal, casou estranheza em certos meios que, alegadamente, nas vésperas da campanha eleitoral para as autárquicas de Outubro de 2005, um magistrado do MP tenha prescindido de pedir ao TIC para pôr sob escuta o telemóvel do líder da Comissão Concelhia do PS/Coimbra. As escutas acabaram por ser feitas posteriormente.
Sem motivos para deixar de intervir

Luís Vilar é amigo do empresário e administrador da BragaParques Domingos Névoa, recentemente acusado, em Lisboa, pelos irmãos Sá Fernandes, de tentativa de corrupção. A alegada tentativa de subornar José Sá Fernandes (eleito pelo Bloco de Esquerda para a vereação da Câmara de Lisboa) visaria levar o autarca a desistir de uma acção contra a empresa.
Um aspecto que o MP e a Polícia Judiciária têm na mira é a venda, em 2003, do antigo edifício dos Correios sito na avenida de Fernão de Magalhães (Coimbra).
Independentemente de Luís Vilar desfrutar da presunção de inocência, os investigadores querem esclarecer os contornos de um negócio em que interveio a Demagre - Compra de imóveis para revenda, empresa que terá alcançado um lucro de 5,2 milhões de euros em poucas horas. Pelo menos um dos sócios da Demagre está (ou esteve) ligado ao Grupo TCN.
Para a Associação de Informática da Região Centro funcionar no antigo edifício dos Correios a Câmara de Coimbra paga uma renda mensal de 22.800 euros, medida recentemente posta em xeque pelo vereador Gouveia Monteiro (CDU).
Enquanto vereador e líder concelhio do PS, Luís Vilar absteve-se de questionar a acumulação de funções de José Eduardo Simões como director de urbanismo na Câmara de Coimbra e dirigente da Académica/OAF, bem como os processos do empreendimento Jardins do Mondego e da construção de uma moradia a jusante da rua de Machado de Castro.
No início deste ano, o edil interveio numa votação em que a CMC autorizou a empresa inglesa Ebony Concepts Limited a elaborar um plano de pormenor da quinta de São Jorge de Milreu destinado a avaliar se é possível destinar 20.000 metros quadrados de terreno a habitação.
A proposta está associada ao propósito de “enquadrar o processo de desenvolvimento e expansão” da Escola Universitária de Vasco da Gama (EUVG), cujo alvará pertence à ACSJM - Associação Cognitária de São Jorge de Milreu (entidade de que Luís Vilar é membro, à semelhança dos autarcas socialistas Victor Baptista e Abílio Vassalo Abreu). “Não tenho os motivos de Marcelo Nuno nem de Victor Baptista para deixar de intervir”, declarou Vilar, na reunião camarária de 9 de Janeiro de 2006, em alusão ao facto de ambos os vereadores terem declinado tomar parte na discussão e votação. A recente saída e entrada de membros da Associação Cognitária coincidiu com a promessa de venda de uma área de 37,6 hectares à Tramcrone (Grupo TCN), cuja posição contratual acabou por ser cedida à Ebony Concepts Limited.
Segundo apurou o nosso Jornal, a Sociedade Mosteiro de São Jorge Construções, Lda. prometeu vender, por cinco milhões de euros, à Tramcrone, um prédio misto com 376.400 metros quadrados (ver edições de 12 de Janeiro e 2 de Fevereiro de 2006).
Fonte conhecedora do assunto disse ao “Campeão” que haverá um acordo no sentido de a ACSJM se tornar proprietária das instalações da EUVG no horizonte de 20 anos.
Notificada pela TCN a respeito da cedência da respectiva posição contratual, a Associação Cognitária comunicou à Ebony ser necessário “providenciar novas áreas de construção destinadas ao desenvolvimento da Escola Universitária de Vasco da Gama”. O “Campeão”, à hora de fecho desta edição, tentou, sem sucesso, obter uma declaração de Luís Vilar.

http://www.campeaoprovincias.com/noticias.asp?id=4828



********

Assim vai o PS. Espero que, na certeza da inversão deste rumo de situações, o Dr. Luís Marinho ganhe a eleição do próximo sábado.

Anónimo disse...

Cada dia nos vemos confrontados com mais e mais "anedotas" vindas do Partido Socialista, com expoente máximo nas "iniciativas" tomadas pelo Governo, lamentavelmente do mesmo partido e com os piores dos piores nas diversas pastas e cargos de responsabilidade. O distito de Coimbra, então, é um autêntico ninho de víboras e áspides. Quando nos veremos livres desta corja ?

Anónimo disse...

O Luis Marinho, esteve 17 anos, repito 17 anos, fora de Portugal, esteve no Parlamento Europeu, a ganhar cerca de 4000 contos por mês, que fez ele pelo Partido Socialista aqui em Portugal???, não será esta eleição para o projectar novamente para o Parlamento Europeu??????????
Prefiro o Victor Baptista com todos os seus defeitos !!!, Pelo menos deu sempre a cara pelo Partido Socialista !!!!

Anónimo disse...

O que é que fez o Luís Marinho durante esse tempo pelo PS? Se foi sempre deputado eleito, se calhar era uma mais valia para o Partido, não...?
Se calhar como não lhe fez nenhum favor, não deve servir ao "Partido"...

Esse "PArtido", o seu e o do Baptista, é a vergonha de todos _(ou quase todos, parece) os socialistas!

Anónimo disse...

QUAL SERÁ A EMENTA PARA AMANHÃ?
PORCO NO ESPETO OU CALDEIRADA DE RUIVOS??
DEIXEM AS PESSOAS VOTAR EM LIBERDADE!
SE GANHAR O MARINHO A FIGUEIRA SÓ TEM A GANHAR.

Anónimo disse...

O menino que fala dos 4000 contos? é de certeza uma mais valia do P.S da Figueira!!!! É o menino que anda sempre a trabalhar nas costas do Sr. Paredes e já agora não é o menino que trabalha na R.T.C? Não é o menino que é uma vergonha para os Socialistas da Figueira? Não é o menino que para onde vai deixa a Figueira mal vista? tenha vergonha.Uma beijoca PAN...QUECAS