domingo, 2 de abril de 2006

0956. Combate aos "downloads" ilegais de música - SIC

Campanha de combate à pirataria informática prevê multas até cinco mil euros

A indústria da música vai avançar com mais uma tentativa de combate à pirataria. A partir da próxima semana, quem for apanhado a piratear música na Internet arrisca-se a uma multa que pode ir ao até aos cinco mil euros. Por dia são retirados milhões de ficheiros de música que não pagam direitos de autor.

Nos últimos cinco anos as vendas de CDs caíram 40 por cento. O problema é que há cada vez mais gente que quer ouvir música sem pagar um cêntimo. E a Internet é o melhor caminho para a pirataria.

Depois das campanhas de sensibilização, agora chegam as sanções para os piratas de música, na Internet. A Federação Internacional da Indústria Fonográfica vai começar a actuar já esta semana – quem for apanhado a gravar ilegalmente músicas através da Net, poderá receber uma carta onde será avisado do pagamento de uma multa que pode ir ate cinco mil euros.

Os caçadores de piratas actuam de forma simples, como se fossem agentes infiltrados. Vestem a mesma pele do pirata, registam-se na Net, partilham ficheiros e assim chegam aos verdadeiros piratas.

Já são 18 os países onde foram desencadeadas acções judiciais. Do total de 25 mil pessoas apanhadas, mais de cinco mil vivem na Europa.

Cerca de mil pessoas aceitaram pagar cerca de três mil euros de indemnizações e assim evitaram ir a tribunal. Mas se, por via legal, uma música gravada através da Internet custa, no máximo, 99 cêntimos, talvez ser pirata possa vir a ter um preço demasiado alto.

4 comentários:

Anónimo disse...

ESTA SEMANA SOMOS TODOS CATALÃES. FORÇA RONALDINHO!!!

Anónimo disse...

TODOS PONTO E VIRGULA. TU ATÉ PODES SER FILHO DA P#$% SE QUISERES, AGORA ESPANHOL??

Anónimo disse...

CATALÃES! EU DISSE CATALÃES. O QUE É QUE A NAÇÃO CATALÃ TEM A VER COM A ESPANHA, SEU IGNORANTE?

Anónimo disse...

A "nação catalã" quer eles queiram quer não, faz parte de um país soberano chamado Espanha meu palhaço ignorante.E quanto ao "somos" refereste a quem? Pelo discurso vê-se bem que tens comido muito a c*** da irmã da tua tia, seu filho bastardo de pai seguramemte desconhecido.
A inveja mata...de raiva.