segunda-feira, 11 de dezembro de 2006

# 1775. [AUGUST PINOCHET

Augusto José Ramón Pinochet Ugarte (Valparaíso, 25 de novembro de 1915 — Santiago, 10 de dezembro de 2006) foi um militar chileno; presidente de seu país de 1973 a 1990


Augusto Pinochet, antigo ditador chileno, faleceu ontem, aos 91 anos, vítima de ataque cardíaco. A sua morte motivou reacções opostas: de um lado, os chilenos festejam a morte do ditador, a quem é atribuida a morte/desaparacimento de mais de 3 mil pessoas, do outro há quem chore o falecimento do "pai da pátria chilena". O funeral de Pinochet, amanhã, decorrerá sem luto nacional nem honras de Estado.

Augusto Pinochet foi nomeado em 1973 comandante do exército chileno,e até então considerado um general leal e apolítico, acabou por chefiar a junta militar que tomou o poder através do golpe de estado de 11 de Setembro de 1973, bombardeando o palácio presidencial com aviões da força aérea, na expectativa de destruí-lo e matar todos os ministros, derrubando assim o presidente Salvador Allende. A 17 de Junho de 1974 assumiu formalmente o cargo de Presidente da República.

6 comentários:

Anónimo disse...

Morreu um dos mais sanguinários ditadores do Mundo.
Porco sujo que na sequência do golpe de 11 de Setembro encheu o estádio nacional de santiago com opositores e os fusilou
VIVA ALLENDE... VIVA NERUDA

Anónimo disse...

Depois há estas amnésias curiosas: Não esqueçam nunca que o Pinochet subiu ao poder e manteve-se lá com o apoio dos Estados Unidos. Logo estes são seus cúmplices em tudo o que ele fez.
Tal como foram cúmplices do Sadam no Iraque (para enfrentar o Irão), dos talibãs no Afeganistão (para correr com os russos), da Indonésia e do extermínio do povo timorense.
Passado uns anos aparecem como grandes defensores da democracia e direitos humanos, os que lá estiveram e andaram a mando deles são perseguidos, julgados e condenados à morte (e outros, como o Pinochet, escapam) e ninguém acusa os EUA de nada.
Porca, suja e sanguinária é, em primeiro lugar, a administração americana (esta ou qualquer outra) que se julga no direito de governar o mundo!

Anónimo disse...

Remember Vitor Jara (1932-1973)

Anónimo disse...

Alma ruim e cruel, que enfim partiste,
Que memória de ti se consente,
Repousa no inferno eternamente,
Que nenhum Chileno ficará triste !...

(Hoje dormirei mais em PAZ)

Anónimo disse...

O que há mais é gente deste tipo...
Pelo menos este nunca cortou o bigode para se esconder...
Que seja feliz nas profundezas do inferno...
REVOLTEM-SE E ACABEM COM ESTE TIPO DE GENTE DA FACE DA TERRA.

Paulo Dâmaso disse...

Já agora, uma link útil para quem não sabe quem foi Vítor Jara:

http://infoalternativa.org/amlatina/chile002.htm