segunda-feira, 18 de junho de 2007

2566. fusão? só jazz...

No decorrer da reunião camarária, hoje, o vereador Paulo Pereira Coelho (PSD), defendeu a “fusão” das cinco empresas municipais do concelho numa única.

O objectivo é uma racionalização dos recursos humanos municipais. Algumas dessas empresas foram formadas para um objectivo que já está ultrapassado e todas elas têm um quadro de pessoal e administrações que, actualmente, estão desadequadas às funções [...] Caiu-se no facilitismo de lá se colocarem amadores e vereadores que não tem profissionalismo, nem tempo, nem capacidade para gerir da melhor maneira patrimónios tão valiosos”, justificou, depois, à RCFM.

2 comentários:

Anónimo disse...

Eh lá! Isto é uma metáfora! Tanto quanto sei, a Zeza e a Russa até são "laranjitas"!!! Mas também, se dentro do executivo andam à "marrada", como é que duas peixeiras hão-de ser diferentes?!?!?!

Deve ter sido LINDO!!! Aliás, à semelhança do que tem acontecido na vereação!!!

Ao ler o Diário de Coimbra, logo pelas 8h00 (notícias do café da manhã) deparo-me com a notícia acerca da reunião de ontem do executivo!!! Olho para a foto, e consigo descortinar, a custo, que isto de levantar cedo tem que se lhe diga, algumas figuras "proeminentes" da nossa praça!!! Mas claro, no Circo que se tornou a CMFF, lá aparece o "artista" principal, desta vez, a reclamar de uma viela que renderia à CMFF uns míseros 530,00€! -Que não!!! Não pode ser!!! Alguém vai enriquecer com esta viela... (Pergunto: -Não era este mesmo arauto da justiça que pretendia adquirir as casitas "cor-de-Rosa" do vale do galante?!?!? Ah! Era para ofertar à "Res Publica" - ou causa pública, como usa dizer!!!

O que me intriga, é que este mesmo arauto da desgraça, e fiscalizador dos bons costumes e principios da "Res Publica", se esqueça (ou pelo menos ninguém o lembra) do negócio das piscinas do grande Hotel!!! Os nomes Paulo Cruz, Fernando Cruz etc..., não lhe lembra ninguém, ou nada?!?!?

Já aqui foi dito, mais que uma vez, que os contornos da concessão daquele espaço são estranhos, para não dizer ilegais, mas ninguém faz nada, nem tão pouco se fala no assunto. Perguntem ao "Arauto" que explique!!! Explique o quem, o como, o porquê, o quando? E, PRINCIPALMENTE o QUANTO!!!

Não é o Arauto que pede todos os processos e mais alguns para qualquer concessão e concurso público levado a cabo? Não foi ele que pediu uma auditoria às contas da FGT?!?!? Parece-me interessante que se peça para averiguar como foi feita a concessão do espaço em epígrafe à Building / Sohoteg, tanto mais que na altura dessa concessão, era este mesmo arauto que detinha o pelouro do Turismo, sendo que, a concessão foi por si tutelada pouco tempo antes da sua entrada na Região de Turismo!

Talvez, e aqui é mera especulação, haja algumas coisas para explicar, nomeadamente algumas questões:

1. Que investimento foi feito pela entidade que detem os direitos de exploração? (Tanto quanto sei, o prazo de exploração é de 25 anos, 5 já lá vão, e investimento nicles!!! Pelo contrário, o nível de degradação do espaço é visivel da rua!!!)

2. Como aparece o tal de Mico da Câmara Pereira a explorar o espaço?!?!? (Sub-aluguer?!?!? Será legal?)

3. As obras de remodelação não estão feitas, mas a FGT (proprietária do espaço) não se preocupa em saber que manutenção é dada regularmente ao espaço, antes só se preocupa em saber se abre a determinada data!!!

4. Uma vez que as remodelações não são levadas a cabo, quem explora -(este é o termo correcto) chega a Junho faz umas limpezas profundas, uns consertos aqui e acolá, e depois, a única coisa nova que aparece são as caixas registadoras! O dinheiro, nesta época (balnear) precisa de contagem regular! - não presta qualquer tipo de contas dos ganhos!!! E segundo se consta, caem lá uns milhares de Euros em 3 meses!

5. Ora, se era só para isto, mais valia o espaço continuar nas mãos da FGT que pelo menos tinha uma fonte de receita extraordinária, par poder, pelo menos fazer mais qualquer coisita a nível de animação nas festas da cidade.

6. Também é costume dizer-se para os lados da FGT, que não tem perfil nem estrutura para explorar estes espaços!!! -Balelas!!! O espaço é turistico e serve para o turismo ou não?!?!? Que dá despesa!!! Pois dá! Mas a receita não será maior?!?!? Que não têm pessoal!!! MAs quem explora também contrata para a época!!! E, tanto quanto sei, nunca faltou ao assumido!!! Que não está nas competências da FGT! Até pode ser verdade, mas com tanto técnico que tem a FGT não há um só que tenha umas luzes de gestão que ponha o espaço a funcionar?!?!?! Aqui o único problema será controlar os abusos do executivo que para além de não pagar, quer ter prioridades sobre quem paga!!! Há "estórias" lindas dentro deste assunto!!! No ano em que o CPM foi explorado pela FGT, chegou-se a ter 400 Px dentro do complexo, sendo que nem metade eram pagantes!!! O belo do convite foi useiro e vezeiro no local!!! O que não deixa de ser elucidativo!!!

Irra!!! Levantar cedo inspira, e de que maneira...

Anónimo disse...

Pois... É a Figueira! Os bons andam por aí perdidos por esse mundo fora. Os amadores, à custa sabe-se lá do quê, permanecem, e - atente-se - a assumir cargos de alguma relevância. Provavelmente têm os vencimentos compatíveis com a sua experiência e a sua técnica. Por isso, não devem haver razões de queixa. Agora, vejam lá é se mandam embora os que lá estão e, na eventualidade de novas colocações, não dão primazia aos filhos da terra - os bons, está claro! Pela minha parte, conheço uns poucos de informáticos, um ou outro advogado, mais um geógrafo, alguns jornalistas e entrevistadores, uns quantos gestores, um arquitecto, alguns funcionários públicos (bons, não akeles do taxo)... Querem um bom exemplo? o concelho de Penela! Aquilo é que é, caraças! Sempre que abrem um concurso público, os filhos (da terra) estão sempre em primeiro lugar. AAAHhhh! Ricas terras!!!