sexta-feira, 10 de fevereiro de 2006

0771. Estão mexendo no meu bolso [ou a privatização da água]

Muito se tem falado e debatido sobre o aumento do valor das tarifas de água no concelho da Figueira da Foz.

Mas, não foi só a água (+ saneamento + taxa de disponibilidade) que aumentou.

Ontem, quando cheguei a casa após o dia de trabalho, deparei-me com uma “informação de corte” da empresa Águas da Figueira.

Pois, é o que faz o esquecimento. Não paguei a factura e a água foi cortada.

O valor da factura em divida é de 17,43 euros. Coisa pouco portanto, mas tendo em conta que vivo sozinho já se sente algum peso no orçamento mensal.

Pasmado fiquei quando verifiquei o valor que tive que pagar pela religação do serviço: 31,94 euros.

Terei lido bem?! 31,94 euros?!!!!!
«Fónix (versão soft)», pensei!

O total a pagar passou de 17,43 euros para, pasmem-se, 49,72 euros. Praticamente três vez mais o valor inicial.

Fiquei fulo. Fiquei mesmo indignado…

50 euros pró galheiro?! Assim, sem mais nem ontem?!

Hoje, fui pagar a minha “dívida”. Quis saber a justificação para pagar 31,94 euros do “serviço de religação da água”.

Foi-me explicado que, e de acordo com o tarifário em vigor desde 01 de Janeiro do presente ano, para procederem à “interrupção de fornecimento” de água tive que pagar 6,25 euros. Mais, tive ainda que pagar 6,95 euros para a “deslocação para pequenos serviços”.

Nos tais 31,94 euros do “serviço de religação da água”, insere-se ainda a módica quantia de 6,25 euros para “restabelecimento do fornecimento” e, mais uma vez, 6,95 euros para a “deslocação para pequenos serviços”.

Fazendo contas à vida pago: 6,25+6,95+6,25+6,95 o que perfaz um total de 26,4 euros.

A este valor acresce o IVA de acordo com a legislação em vigor e, facilmente, chega-se ao valor de 31,94 euros.

Ora, 31,94+ 17,43 = 49,72 para ter novamente água em casa.

Fosgasssseeee… Vão roubar para a estrada.

SIM, VÃO ROUBAR PARA A ESTRADA, PORQUE ISTO É UM AUTENTICO ROUBO À CARTEIRA DOS CIDADÃOS FIGUEIRENSES…

3 comentários:

Big Ass disse...

Bem vindo ao clube. Já me aconteceu o mesmo, com a agravante que no meu caso eu não me esqueci...a factura é que se perdeu entre os correios e a minha casa, mas quem inchou fui eu. Infelismente, não temos outra opção a não ser levar com eles...

Anónimo disse...

É a prova provada que estamos mesmo nas mãos de xulos... isto é uma xulice pegada.
Já agora, quem defende as privatizações, neste caso a da água?
O quê? Ninguém?

Anónimo disse...

É uma vergonha o que se passa em Portugal. Eu vivo num País da Europa , bastante civilizado. Se um caso desses acontece, os consumidores são informados com antecedência, por escrito, de que terão de pôr as suas dívidas em dia e dão um prazo definido. Caso contrário, serão tomadas as medidas necessárias. Será assim tão difícil fazer isso em Portugal? Não acredito. É tudo falta de mentalidade e competência....