sábado, 29 de outubro de 2005

Que dupla...

Larry Riches e Peter Smith são dois ingleses que comungam da mesma paixão automóveis antigos. No início da semana, deixaram Horncastle, no norte de Inglaterra, rumo à Figueira da Foz, unicamente com a intenção de participar no "Raid Figueira da Foz-Lisboa" que, hoje, ligará as duas cidades, num percurso de 320 quilómetros.

Larry e Peter
Larry e Peter

"Soubemos da prova e nem hesitámos em participar", contou, ao JN, Larry Riches, enquanto Peter Smith, com o seu fato de macaco azulão, ia dando os últimos retoques na mecânica do velhinho Ford T, de 1923.

Trajando o típico chapéu de coco britânico, Larry Riches revelou que esta será a primeira corrida que o seu automóvel participa no último quarto de século.

"Comprei-o no ano passado, em Nova Iorque, Estados Unidos, e, segundo o antigo dono, há já 26 anos que ele estava parado. Vamos fazer figas para que aguente os 300 quilómetros desta prova", afirmou o inglês. "Este será um grande teste para o automóvel", acrescentou.



Antes de chegar à Figueira da Foz, o duo, que forma a "Team John Bull", fez escala em Southampton (porto de onde saiu o mítico Titanic), com Setúbal por destino. "Foi a única maneira de trazermos o nosso carro até aqui", explica Larry, confiante que o seu Ford T "cumprirá a missão".

Mas para que tudo esteja "afinado", o mecânico Peter Smith não tem descanso. "O trabalhado difícil não é agora, mas antes no próximo fim-de-semana, numa grande corrida em Londres. Agora vou apenas afiná-lo para percorrer 300 quilómetros", referiu Peter.



A prova, que é uma reedição da corrida mais antiga da Península Ibérica, cuja primeira edição foi realizada em 1902, cativou ainda automobilistas espanhóis e portugueses. Entre "as velhas senhoras", 50 no total, o destaque recaía, ainda, no Rexette, de 1904, o mais antigo veículo da prova.

Texto e fotos: Paulo Dâmaso

PS – Restou acrescentar que, ao contrário da grande maioria dos súbditos de Sua Majestade, Larry e Peter não gostam, nem querem ouvir falar, de futebol… Preferem cerveja. Não os censuro!

Sem comentários: