quarta-feira, 29 de novembro de 2006

# 1730. [morreu josé poeta]

José Poeta 1959-2006
Foto: Figueira.net


Faleceu esta madrugada José Matias Poeta.

Natural da Figueira da Foz, José Poeta, de 47 anos, foi encontrado morto hoje, cerca das 06h00, em sua casa pela família. As causas da morte são, para já, desconhecidas.

Desde muito cedo atraído pela 7ª Arte, José Poeta fica para sempre ligado ao Festival de Cinema da Figueira da Foz, bem como a outros certames cinematográficos nacionais e internacionais.

José Poeta, autor de inúmeras crónicas cinematográficas na imprensa regional, colaborou ainda em jornais e na rádio FOZ DO MONDEGO, onde era actualmente secretário da direcção.

À família enlutada os mais sinceros votos de condolências.

A ti, Zé, um grande amigo, uma última mensagem:
"Here's looking at you, kid" (Humphrey Bogart a Ingrid Bergman, no filme "Casablanca") .

** ADENDA: O funeral está marcado para esta quinta-feira, às 16 horas, na capela da Igreja Matriz de S. Julião. As cerimónias fúnebres seguirão para o cemitério oriental da cidade.

12 comentários:

Anónimo disse...

Há notícias que nos deixam chocados. Tive conhecimento da morte do Zé Poeta aqui pelo teu blg. Estou triste e chocado. O Zé era um grande amigo. Estou sem palavras ao saber do seu falecimento.

António Sousa

Anónimo disse...

Menos um a remar contra a maré.

Anónimo disse...

ao longo desta última década foram muitas as conversas que tive com o Zé. Muitas, por questões de trabalho, outras, pela amizade que nos unia. A última, na passada segunda-feira à noite.
Sempre com um sorriso, o Zé falava das suas duas paixões: a família e o cinema. Em sua casa mostrou-me por diversas vezes, sempre com um enorme brilho no olhar, o espólio de cinema que foi recolhendo ao longo dos anos. Deixa-nos desta forma abrupta, incompreensível. E parte sem ver o seu sonho realizado: um museu de cinema nesta cidade.
Até sempre, Zé. Obrigado pelo que me ensinaste e pela amizade com que me brindaste, bem como à minha família. Até um dia, meu amigo.
Para recordar:
http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=207738&idCanal=13

Jorge Lemos

Anónimo disse...

José Poeta foi traído pelo seu coração. Que Deus o acompanhe nesta hora. Onde estiveres, Zé, aquele abraço amigo.

Anónimo disse...

JOSÉ POETA,uma forma de estar e de amar a figueira.Homem de bons valores,simples e capaz de com um sorriso esconder ou confirmar descontentamento... e quando chamado a intervir... a postura frontal, capaz de incomodar qualquer um, menos a ele próprio...
Descansa "LUTADOR"....É verdade ..menos um a remar contra a maré...

Anónimo disse...

Deixou-nos um Homem com "H" grande :(

Anónimo disse...

Tive o prazer de ser aluna do Prof Poeta. Tenho a certeza que a Figueira perdeu um grande Homem, um grande Senhor. Graças a ele consegui concluir a minha Licenciatura. Agradeci-lhe muitas vezes o quanto ele me ajudou. Sei que agora já nunca mais vou ter oportunidade de lhe falar, nem mesmo de lhe agradecer. Queria apenas deixar um testemunho sincero de quem muito o apreciava e muito o estimava. Uma vez mais Obrigada Prof. Poeta. Até um dia AMIGO!!!

Anónimo disse...

Mesmo quem não concordou sempre com a sua maneira de ser, reconhecerá que foi um figueirense que amou a sua terra e por ela lutou desinteressadamente. Nesse aspecto é um exemplo!

Anónimo disse...

Os AMIGOS não morrem...

Anónimo disse...

Uma partida demasiado precoce, como são todas as que levam do nosso convívio homens bons, generosos, cultos e apaixonado. Não há palavras para descrever o vazio que nos fica, a tristeza que nos preenche. Adeus, Poeta. Adeus, amigo. Que os teus sonhos dêem frutos, e que os vejas aí de onde nos olhas, tornarem-se realidade. Nós, por cá, não te esqueceremos, nem ao teu exemplo. Obrigada pelo que nos deste. Descansa em paz.
A.G.

Anónimo disse...

...Querem calar o teu último acto de revolta!...

H.C.

Anónimo disse...

Fiquei chocado quando me deram a notícia da morte do José Poeta; mais um que nos deixa sem ter concluido o seu sonho... Mais uma vez a Figueira da Foz fica mais pobre

Alfredo Stoffel / Cuxhaven