segunda-feira, 13 de novembro de 2006

# 1672. [resultados para reflectir e analisar]

"A primeira parte, constituída pelo inquérito propriamente dito, na qual se obtiveram respostas objectivas, com resultados percentuais precisos. A segunda parte, em que iremos apresentar um resumo das sugestões / opiniões mais referenciadas pelos inquiridos.

Começando pela análise do inquérito propriamente dito, ressalta desde logo alguns resultados com os quais nos congratulamos. São respostas sobre questões que atendendo às reclamações com que nos vimos confrontados com alguma frequência, os resultados obtidos contradizem as mesmas.

Referimo-nos concretamente:

- à localização dos parques de estacionamento em que 71 % considera aceitável a sua localização;

- ao estado das zonas verdes da Freguesia sobre os quais 67 % da população diz ser razoável ou bom;

- à programação do C.A.E. em que 80 % dos inquiridos considera razoável ou boa, embora 70 % se manifeste desfavoravelmente quanto ao preço dos bilhetes por considerá-los caros ou muito caros;

- ao nível de segurança em que 54 % dos inquiridos considera São Julião uma Freguesia segura;

- ao ordenamento e sinalização do trânsito em que respectivamente 51 % e 57 % dos inquiridos considera razoável ou bom;

- à recolha do lixo e limpeza dos contentores em que 54 % dos inquiridos considera razoável ou boa;

- à limpeza da Freguesia em que 56 % dos inquiridos diz ser razoável ou boa;

- e à iluminação da Freguesia sobre a qual 56 % considera também razoável ou boa.

Prosseguindo na análise dos resultados do inquérito iremos de seguida abordar temas que efectivamente preocupam a maioria da população como o demonstra os resultados obtidos e para a resolução dos quais é importante e urgente a intervenção da Câmara Municipal da Figueira da Foz, a saber: -

- o estado das ruas e passeios é considerado por 71 % dos inquiridos como medíocre ou mau;

- o funcionamento dos transportes públicos urbanos não satisfaz 58 % dos fregueses que os considera medíocres ou maus;

- os sanitários públicos são, na opinião de 77 % da população, insuficientes;

- 53 % dos inquiridos ou nunca foi ou raramente visitou o Centro de Artes e Espectáculos. Importante ter em atenção, conforme anteriormente foi referido, que 70 % considera o preço dos bilhetes caros ou muito caros;

- os parques infantis da Freguesia não satisfazem ou satisfazem pouco 74 % da população;
- o policiamento de São Julião é considerado por 64 % da população como mau ou medíocre;

- a divulgação da imagem da cidade no País e no Estrangeiro é considerada por 65 % dos inquiridos como sendo má ou medíocre. 84% associa a imagem da cidade, ao sol, à praia e ao Casino ( jogo );

A animação de Verão, as acções de lazer convidativas para quem nos visita e para quem cá vive, bem como a análise do que foi o Verão de 2006, são sempre temas polémicos e contraditórios, particularmente junto dos responsáveis autárquicos que muitas vezes tiram conclusões conforme as suas conveniências.

Os resultados contudo são elucidativos:

- o Verão de 2006 foi considerado por 62 % dos inquiridos como medíocre ou mau;

- a necessidade de haver animação de Verão é considerada por 70 % da população como importante ou muito importante;

- as acções de lazer para quem nos visita ou para quem cá vive são na opinião de 81 % poucas ou nenhumas;

- ainda dentro desta temática importa realçar que 85 % dos figueirenses considera como muito importante a necessidade de haver no centro da cidade uma Sala de Cinema"


NOTA: EXTRACTO DOS RESULTADOS DO INQUÉRITO DA JUNTA DE FREGUESIA DE SÃO JULIÃO À POPULAÇÃO DIVULGADOS, HOJE, EM CONFERÊNCIA DE IMPRENSA, À COMUNICAÇÃO SOCIAL.

4 comentários:

Unknown disse...

É importante analisar os dados, mas desde logo é de saudar a iniciativa da Junta de Freguesia. Contudo, como sabemos esta junta é a que tem menos poderes no concelho, pelo que poderá fazer pouco mais do que pressionar a CMFF quanto a alguns aspectos. Esperemos que a Câmara possa também deste inquérito tirar conclusões e sobretudo pontos de trabalho.

Anónimo disse...

Resumindo e concluindo: os figueirenses (mesmo os que o criticaram) querem é pão e circo, isto é, querem o Santana de volta.
à consideração da exmª. oposição e dos srs. jornalistas que na altura enxameavam em torno dele e agora o criticam.
Já agora, Dâmaso, acho que o tipo de letra que escolheste para o teu blog não o favorece, tornando a leitura dos posts um pouco maçadora...

Ricardo disse...

relativamente ao ultimo ponto, ainda assim, houve uma noticia lançada no DC ou nas beiras já n sei bem (sabe-se lá encomendada por quem) que apontava esteve ultimo verão, o melhor de todos os tempos.
Ainda bem que neste país o Povo também tem voz

Anónimo disse...

É de louvar o facto de AO MENOS erem feito um inquérito. Agora quero ver igualmente os modos de análise do mesmo. Se a CMFF irá fazer alguma coisa DUVIDO. A FGT idem aspas e a ACIFF... PFFF!! Como li hoje na Figueira21 que comprei nas bancas.. FECHE-SE A FIGUEIRA!!!