terça-feira, 11 de setembro de 2007

Café à luz... de holofotes!

Pois é, ainda dizem que os blogues não tem importância e que ninguém liga nenhuma aos ditos cujos! Pura mentira!

Há uns dias atrás deixei aqui uma crítica e um apelo. Agora, "meia dúzia" de dias depois fui "correspondido"!

Hoje, finalmente, vou puder tomar café no “pub do Thomaz” à luz... de holofotes!

Alguém deu ouvidos ao que por aqui foi dito e eis que, esta manhã, funcionários da Câmara Municipal da Figueira da Foz estiveram entretidos a mudar as lâmpadas aos ditos holofotes que, em abono da verdade, há meses estavam desligados/fundidos ou seja lá o que for!...

Obrigado à malta da câmara por ler o meu blogue!
É sempre útil saber que gastam algum do vosso precioso tempo a lerem as baboseiras que por aqui vomito!

Criticar faz bem, bloggar e denunciar também!

2 comentários:

Anónimo disse...

Para que servem os holofotes entre a meia-noite e as 7h da manhã ? Quem vê a iluminada estátua do ilustre Fernandes Thomaz a essas horas ? Os marcianos ? As aves migratórias ?
A quem aproveita o consumo de tanta energia ?
Quem paga a factura destes desmandos e desperdícios ? Ainda são uns milhares de euros por ano que fariam falta noutros lados.

Nós. E as aves migratórias que se perdem com tanta poluição "luminosa", não conseguindo orientar-se pelas estrelas, como era hábito desde há muitos milhares (milhões de anos ?)de anos.

Eu preferia a Praça sem holofotes. Mas isso ou eu, ave rara, nesta cidade de ostentação luminosa.

Clamar por austeridade é sempre ingrato.
Abraço,
João Vaz

Paulo Dâmaso disse...

Olá João,

Compreendo as preocupações ambientais expressas no teu comentário. No entanto, convém referir que a iluminação não está somente entre as 00h00 e as 07h00, pois “acende” antes.

Depois, convém não esquecer que naquela praça, e durante o período nocturno, entre a meia-noite e as sete da matina, também por lá trabalham pessoas, nomeadamente taxistas, hoje uma profissão de risco como, infelizmente, todos sabemos.

Mais, quanto ao desperdício de verbas com a electricidade que ilumina os monumentos e que, no teu entender, poderiam ser canalizadas para outras coisas, eu tenho uma solução melhor: Acabem-se com os monumentos e estátuas! Assim, poupa-se imenso dinheiro, não achas?

Vamos “acabar” com a estátua do Manuel Fernandes Thomaz, com a Fonte Luminosa, com o pelourinho da praça velha ou o monumento aos Combatentes da Guerra! Acabe-se com a iluminação na Torre do Relógio, com a Igreja Matriz de S. Julião e, porque não, os semáforos e outra iluminação pública! Poupava-se uma pipa de massa sem dúvida e os larápios agradeciam!

Já agora podemos também obrigar as pessoas a um recolher obrigatório em que, após as 22h, é proibido ter as luzes de casa ligadas!

Parece-me uma boa ideia! Que achas? Assim, talvez os passarinhos consigam chegar melhor a casa mas, ao contrário, alguns de nós talvez não conseguisse de lá sair... ou lá chegar!