segunda-feira, 24 de setembro de 2007

# 3016 [Falsas conferências de imprensa limitam direito a informar]

É ridículo ir a uma conferência de imprensa ou outro encontro apenas para buscar comunicados...

É ridículo chamar conferência de imprensa a uma sessão sem direito a perguntas dos jornalistas...

Pior! É absurdo ir a uma conferência de imprensa sem direito a perguntas dos jornalistas e em que o próprio documento lido pelo dirigente não foi distribuído aos quatro profissionais da comunicação social presentes.

Mas tudo isto aconteceu, ontem, numa alegada conferência de imprensa da JS da Figueira da Foz em que o líder local da estrutura, que apesar de ter convocado a conferência de imprensa não esteve presente na mesma!

Peguei no dicionário não fosse a minha memória estar já a pregar-me alguma partida. Mas afinal, depois de o consultar, vejo que tenho razão:

conferência
do Lat. conferentia
s. f.,
acto de conferir;
confrontação, verificação, comparação;
conversação entre duas ou mais pessoas sobre assunto de interesse comum, público ou internacional;




O jornalista vai, ouve o que lhe querem dizer, tira fotografias e, no final, não faz perguntas para não causar “embaraços” ao mensageiro que lê o documento?! E ainda estivemos à espera dos meninos para a fotografia?! Não façam das pessoas parvas...

São estes os jovens que um dia, já adultos, nos "governarão”?! Não, obrigado!

13 comentários:

Anónimo disse...

Faço das tuas as minhas palavras.
Sempre que se colocava uma questão mais objectiva, a resposta vinha apenas com um "passo a reler o texto". E nada mais.
É, no mínimo, redutor. Para quem informa e para quem quer ser informado. Mas também para quem, supostamente, ali se encontrava para prestar declarações.
Jorge Lemos

Unknown disse...

Hum, será que algum dos iluminados "amicus" sempre tão desenvoltos a criticar tudo e todos vai abordar o tema no seu espaço?

Acácio Simões disse...

PP (políticos de plástico)

Anónimo disse...

Se a memória não me falha, ouvi no início que o tal mensageiro poderia responder a questões relacionadas com outros temas, que não dissessem directamente respeito ao comunicado, logo não vejo onde estará esse receio do embaraço.

Convinientemente este tipo de informação não passa cá para fora... É claro que este não é, de todo, o adulto que nos informa...

Não deixe que o façam de parvo, mas não faça dos outros parvos, que só lhe fica mal...

Paulo Dâmaso disse...

Ao último anónimo,

Vamos por partes:
1- Eu sou convocado para uma conferência de imprensa por telemóvel;

2- Não é especificado o assunto da conferência de imprensa (Mas esse não é um problema exclusivamente da JS, é o até dos “seniores” do partido, do PSD e outros);

3- Mas para que quero fazer questões relacionadas com outros temas que não o da conferência de imprensa, se o da conferência de imprensa é o que interessa?;

4- Embaraço mostraram os “jotas” – se é que o eram – que às tentativas de perguntas remetiam para o comunicado que, no entanto, não foi facultado aos 4 profissionais da comunicação social presentes na sala;

5-“o adulto” que vos informa já há muito rasgou os livrinhos que os meninos ainda agora aprendem a desfolhar, se é que sabem ler (coisa que duvido em alguns casos);

6- Fartaram-se elogiar o trabalho do ex-vereador Mário Paiva (pessoa que estimo). Mas que trabalho? Um requerimento e duas ou três intervenções falhadas e mal argumentadas? Isso é que é o “excelente” trabalho?! Estive presente em todas as reuniões de câmara e olhe que não me recordo de 99% das ideias/projectos que enalteceram na vossa comunicação;

7- É ou não verdade que se a vereadora Aida Cardoso regressasse à vereação, direito que lhe é conferido pela lei, o “vosso” vereador teria que sair? É assim que ditam as regras democráticas, tanto quanto eu saiba...

8- É lamentável a forma como se dirigiram - talvez instrumentalizados por outros - a uma senhora (Aida Cardoso) que tem idade para ser vossa mãe. Mais, é uma personalidade com trabalho reconhecido e desenvolvido em prol da comunidade local. Quanto a vocês temo que ninguém, a não ser vocês próprios, vos conheça. Tanto quanto me lembro, ando nestas lides vai para nove anos e numa vos vi mais gordos! Atrevo-me a perguntar? Já alguma vez foram a uma reunião de câmara? Escusam de responder pois eu, à partida, sei que é “não”.

9- Escreve-se “Convenientemente” e não “Convinientemente”.

Cordiais saudações,

Anónimo disse...

Sr. Dâmaso
Até me admiro como respondeu a um anónimo.
O próprio acto de quem fez o comentário, a coberto do anonimato, diz logo tudo e quem são esses jotinhas rosas e laranjas.
Não passam de um bando de rapazolas e menininhas que mais não querem do que começar a prepatar o tachinho para o futuro.

Anónimo disse...

Eu até me benzo...

Uma vergonha. E já agora quem seria o idiota alegre que se prestou ao ridículo papel de ler o "comunicado"?

TENHAM RESPEITO PELA FIGUEIRA E PELOS JORNALISTAS!

Anónimo disse...

AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH AH!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Pois são precisamente atitudes destas que descredibilizam a política.

A ser verdade aquilo que os (vários) jornalistas descrevem, como militante socialista há mais de 17 anos lamento profundamente esta "conferência" de imprensa.

Lamento que se permita a meninos que nunca vi em reuniões nem campanhas do nosso partido fazerem cenas destas. É de facto uma grande desilusão.

Carlos Freitas

Anónimo disse...

Só gostava de subscrever o que disse o senhor anterior.

Aquele rapazinho que é presidente da concelhia (e eu até pensava que ainda era o Márito Paiva) devia ser chamado à razão pelo presidente do partido o meu camarada João Paredes.

Não se trata assim a comunicação social que depois só ataca o PS que não tem culpa desta criançada toda. Vá-se embora estudar ou trabalhar meu amigo que a política não é para si!

Anónimo disse...

BIMBOS PIORES QUE OS DA JSD! A CULPA SISTO É DO SARNENTO!!!

Anónimo disse...

Só queria dizer que a JS não entregou o comunicado aos jornalistas porque os meMbros daquela comandita idiotas NÃO SABEM LER, FALAR, NEM ESCREVER.

Anónimo disse...

Caro Paulo, mandam as regras da construção de qualquer texto, principalmente informativo, que tenha uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão. Neste post que publica, vejo que que apenas conclui. Afinal, o que foi fazer à dita conferência? Tirar conclusões ou tirar notas para cumprir o seu dever jornalistico? No texto que escreve, deixa qualquer leitor atarantado! Não sabendo o conteúdo do comunicado falado. Apenas sei que os tais elementos da jota, foram duros para a eng. Aida Bicho e firmes na ideia de não responder a perguntas.
Até aqui estamos entendidos!
Fiquei ainda mais surpreendido quando vejo um comment seu. Custa acreditar na maneira a que se refere aos elementos da JS! Isso sim, foi uma falta de educação, chamando-os de mal educados e de ignorantes! Caro Paulo sabes ao menos a carreira académica de algum deles?
Falas da eng. Aida como pessoa que merece respeito, concordo com isso, mas não devido à idade! Já deu para ver que acha que o estatuto de uma pessoa e o respeito que deve ser dado a cada um tem de ser correspondente aos anos de vida. Só assim se justifica a sua falta de charme e classe como aborda os jovens figueirenses que abdicam de algumas tardes de esplanada para debaterem o futuro da sua terra! Ache bem ou ache mal, a juventude é irreverente e diz o que lhe vai na alma, sem medo de represálias.
A sua atitude é altamente negativa! Se acha que os jovens não gostam de política, parabéns acabou por dar uma ajudinha!

PS: A sua ida á dita conferência, não pode ser motivo de lamento, pois se bem me lembro é jornalista, e a sua obrigação é informar. Foi por isso que foi lá, mas não informou... pelo menos neste espaço... e eu fiquei sem saber o que realmente se disse de importante... isso sim, é de lamentar!