A digressão "New Year´s Tour", de Marky Ramone and Friends, passou, anteontem à noite, pelo Santiago Alquimista, em Lisboa. No concerto desfilaram alguns dos temas clássicos da banda nova-iorquina The Ramones, pioneira do movimento punk.
Ao longo de 70 minutos, o baterista Marky Ramone e amigos debitaram 27 temas, que assinalaram a passagem dos 30 anos do lançamento do primeiro álbum, homónimo, do grupo.
Não foi a mesma sensação - tal como em 1995, na Bélgica - de ver os Ramones de Joey, Dee Dee e Johnny, mas Marky e os amigos (Sebastian na voz, Claire no baixo e Alex na guitarra) incendiaram a plateia, que tinha as letras na ponta da língua e por diversas vezes, em êxtase, invadiu o palco.
"Rockaway Beach", "Teenage Lobotomy" e "I Don´t Care" fizeram as honras da noite. À medida que o espectáculo avançava e as canções de curta duração (com uma média de dois minutos cada) eram debitadas em três/quatro acordes, a plateia, agitada, composta por aproximadamente 600 pessoas que lotou o espaço lisboeta, dançava freneticamente.
No palco desfilavam músicas tão simples quanto geniais. "Sheena Is a Punk Rocker", "Pet Semetary", "I Wanna Be Sedated" ou "Pinead" (com Sebastian, vocalista dos punks argentinos Expulsados, a empunhar o célebre cartaz com o chavão "Gabba Gabba Hey").
Com direito a dois encores, o ponto alto da noite recaiu em "Blitzkrieg Bop" (do mítico grito "Hey Ho Let's Go", que simboliza na perfeição o espírito à volta da banda), "R.A.M.O.N.E.S." (dedicado por Marky aos restantes Ramones já desaparecidos) e a terminar a versão punk de "What a Wonderful World", de Louis Armstrong. "No próximo ano volto a Lisboa para tocar", prometeu, ao JN, Marky Ramone.
No aquecimento, o espectáculo contou com actuações dos lisboetas The Vicious Five. Após o concerto de Marky Ramone, entrou em cena Zé Pedro, dos Xutos e Pontapés, que ,no papel de DJ, cumpriu com uma selecção musical adequada.
Texto: Jornal de Notícias
1 comentário:
Já nao me surprende a boa informação nem as boas fotos feitas por ti...Mais uma vez estiveste em grande, desta feita com o Marky!Parabéns pelo texto, espero encontrar-te ou em Uk Subs ou em Casualties!
Abraço
Enviar um comentário