domingo, 28 de janeiro de 2007

# 2.025 [ triste, mas real ]

O repórter da Trofa FM, Artur Costa, e o repórter fotográfico do O Notícias da Trofa, Hermano Martins, foram agredidos e insultados, no final do jogo Penafiel/Trofense.

Depois do apito final de Paulo Paraty, no Estádio 25 de Abril em Penafiel, o speaker da sonorização do estádio agrediu fisicamente o repórter Artur Costa, incendiando com esta atitude alguns adeptos do FC Penafiel. O repórter fotográfico Hermano Martins do O Noticias da Trofa, fotografou o episódio, passando a ser ele o alvo da fúria dos adeptos penafidelenses.

Insultos, tentativas de agressão e furto de material fotográfico, acompanhados de invasão da cabine de imprensa são alguns dos tristes episódios ocorridos no interior do estádio.

Meia duzia de adeptos descontentes com o trabalho do árbitro e da má prestação da sua equipa, descarregaram as frustrações nas equipas de reportagem da Trofa.

O episódio, despoletado pela actuação do speaker do estádio de Penafiel, que segundo conseguimos apurar está também ligado à direcção do FC Penafiel, é mais uma mancha no futebol português, um exemplo de mau perder e em nada dignifica a restante direcção penafidelense, que foi exemplar na forma como recebeu a Comunicação Social e a equipa do CD Trofense.

Os jornalistas não criaram resultados, não arbitraram o jogo e nem sequer estiveram dentro das quatro linhas a jogar futebol, coisa que a equipa da casa não mostrou saber fazer.

A Direcção do O Notícias da Trofa está solidária com o repórter da Trofa FM Artur Costa e com o fotografo Hermano Martins, que apenas estavam a fazer o seu trabalho...INFORMAR OS QUE NÃO ESTIVERAM NO ESTÁDIO DO FC PENAFIEL."


EM "O Notícias de Trofa"


NOTA DO AUTOR DA CONFRARIA DAS BIFANAS: Infelizmente repetem-se em Portugal, e não só, este tipo de comportamento lamentável para com os jornalistas que, na sua função de informar, são, constatemente, insultados, agredidos e ameaçados. O meu abraço de solidariedade para com os colegas Artur Costa e Hermano Martins.

Paulo Dâmaso

2 comentários:

Anónimo disse...

boa noite paulo
realmente é mesmo assim, eu, Hermano Martins, Fotografo do Jornal "O Notícias da Trofa, nao teci comentarios sobre o arbitro, nao teci comentarios sobre os Adeptos, nem sobre a Equipe do penafiel, mas mesmo assim fui alvo de tentativa de agressao, como se tivesse jogado mal a bola, ou tivesse apitado mal o encontro.
Obrigado pelo "Abraço amigo"

Hermano Martins ( fotografo Jornal O Notícias da Trofa

Paulo Dâmaso disse...

Como o compreendo Hermano. Sou jornalista e também já me partsaram os "calos" por coisas que disse ou que escrevi.

Mas como diz o poeta: "Há sempre alguém que resiste, há sempre alguém que diz não!"

E nós, jornalistas e fotojornalistas, continuamos a dizer não e a resistir...

Mais uma vez, um abraço amigo

Paulo Dâmaso