quarta-feira, 15 de novembro de 2006

# 1678. [joão cardoso]



João Cardoso [NA FOTO], o terceiro guarda-redes da Naval, viveu ontem uma experiência única. O jovem guardião estava na bancada do municipal figueirense, preparado para assistir ao jogo de Portugal-Sérvia, quando foi chamado para substituir Paulo Ribeiro que se tinha lesionado no aquecimento.

De acordo com o jornal RECORD "João Cardoso, apresentou-se a Couceiro... já no banco de suplentes. Um rápido aperto de mão, que o jogo já estava a decorrer, e toca a sentar ao lado dos craques da Selecção".

20 comentários:

Anónimo disse...

João Cardoso: a história da mais rápida chamada de sempre à selecção
[ 2006/11/15 | 16:21 ] Redacção MaisFutebol Guilherme Andrade [foto: site Naval]
Era mais um dia na vida de João Cardoso. Em tudo igual aos outros. O anónimo guarda-redes da Naval ¿ habitualmente terceira opção, atrás de Taborda e Wilson ¿ reuniu um grupo de amigos e foi, como tantos outros, até ao Estádio José Bento Pessoa, para assistir tranquilamente ao Portugal-Sérvia em Sub-21, disputado ontem na Figueira da Foz. O que o jovem guardião (23 anos) não esperava era, num ápice, passar de espectador a protagonista. Há dias assim, de sorte. De muita sorte.

«Estava já instalado na bancada, por ironia mesmo atrás do banco português, quando recebi uma chamada no telemóvel, do secretário-técnico do clube [João Almeida], que queria saber o meu ano de nascimento. Respondi-lhe 1983 e ele pediu-me para descer imediatamente aos balneários, sem me dar mais explicações. Não fazia a mínima ideia do que se tratava», conta o detentor da, provavelmente, mais rápida convocatória de sempre de uma selecção nacional. «Rápida e inesperada também. Não estava nada à espera disto», acrescenta.

Chegado ao balneário, João Cardoso toma conhecimento do sucedido com Paulo Ribeiro, a quem estava reservado o papel de suplente de Ricardo Baptista. O guarda-redes do F.C. Porto tinha acabado de sofrer um traumatismo crânio-facial, ao ser atingido por uma bola na cara durante o aquecimento e estava a caminho do hospital. «Face a isto, o João Almeida perguntou-me: queres ser internacional? Lá terá de ser, não é?, respondi-lhe.»

Equipou-se e dirigiu-se ao banco de suplente já com cerca de meia-hora de jogo. Mal se sentou perto dos craques, teve logo de enfrentar o humor de alguns deles: «Penso que também ficaram surpreendidos com a minha presença e brincaram comigo: então o rapaz vem à bola e vão chateá-lo na bancada? Diziam isso como se fosse um frete para mim estar ali! Na verdade, foram espectaculares. Desde o técnico de equipamentos, jogadores, passando pelo ¿mister¿. Praxe? Não, dadas as circunstâncias, não houve tempo para isso. Mas não me importava.»

Na esporádica passagem pelos sub-21, João Cardoso, que nunca havia passado das selecções regionais de Coimbra, assegura ter estado sempre tranquilo ao ponto de ter alimentado a expectativa de poder entrar no jogo: «Adaptei-me depressa às funções e penso que consegui cumprir. Caso acontecesse uma lesão com o Ricardo Baptista, eu estava pronto para jogar.»

«Olha o internacional!»

Se da parte dos jogadores da Selecção de Sub-21 a recepção até foi calorosa, já esta manhã, no regresso ao trabalho com os colegas da Naval, o guardião viu-se obrigado a pôr ordem na casa. «Não pararam de gozar comigo desde a entrada para o treino até sair do relvado. Era só o internacional para aqui, o internacional para ali. Tive de dizer basta!», confessa.

De regresso à realidade, João Cardoso garante que este episódio irá funcionar como «um estímulo muito importante para continuar a trabalhar, ainda com mais força, para, quem sabe, um dia, volta a vestir aquela camisola noutros moldes». Esta foi a primeira versão, depois, pensou melhor, e, mais a sério, admitiu que lhe saiu a sorte grande. Nada mais. «Foi algo que se proporcionou. O jogo era na Figueira, de onde eu sou, e estava ali por acaso. Podia ter acontecido a qualquer outro.»

O prémio por ter ajudado a selecção é que ninguém lhe tira. «Deram-me o equipamento e vou guardá-lo como recordação deste dia [noite] um pouco diferente», assevera. O baú de memórias do jovem figueirense passará agora a ter um «troféu» especial, entre aqueles que conquistou ao serviço da Naval e do Gândara (distritais), os únicos clubes que representou até ao momento¿


http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?id=742405&div_id=1194

Anónimo disse...

Há dias de sorte! O João Cardoso devia também jogar no euromilhões...

Anónimo disse...

REPRESENTOU TAMBEM O BUARCOS.
UMA PERSONALIDADE FASCINANTE A DE ESTE JOVEM,CAPAZ DE SE DEIXAR LEVAR PELAS NUVENS DO SONHO OU ENTÃO ENTREGAR-SE A UM DESTINO ARBITRÁRIO...MOSTRAR CARA FEIA AO MUNDO OU ENTÃO SORRIR PARA AS OPORTUNIDADES QUE ELE LHE DÁ...VIRAR AS COSTAS HÁ LUTA OU SER UM LUTADOR ADMIRÁVEL...BEM ISSO FOI Á MUITO ,AGORA SINTO QUE ESTÁ MUITO DIFERENTE,PARA MUITO MELHOR, DIGAMOS MAIS EQUILIBRADO...OLHEM... SABEM UMA COISA? EU TENHO A CERTEZA...SE O DEIXASSEM JOGAR PARTIA TUDO COM GRANDE JOGO ..EU SEI COMO ELE É ..É DE EMOÇOES..E ESTA DE SURPRESA É A QUE ELE MAIS GOSTA...LEMBRAM-SE DE COIMBRA NA FINAL DA TAÇA...POIS ERA LIMPINHO,LÁ FICAVA O COUCEIRO A BATER MAL..E AFINAL CONCLUIR QUE HÁ POR AÍ ESCONDIDOS MUITOS E BONS VALORES...PARABENS NA MESMA JOÃO, SOBRETUDO PELA TUA POSTURA HUMILDE DO PRINCIPIO AO FIM...AGRADOU-ME...

Anónimo disse...

pelo menos um figueirense de gema na naval. boa sorte para si joão cardoso

Anónimo disse...

Boa Sorte João e não te xateies quando a malta de chamar internacional. :)

Anónimo disse...

Pena que o Dr. Aprígio não aposte também noutros jovens que aparecem nas camadas junevis do clube. parece que , infelizmente, só tem olhos para o futebol profissional. É pena.

Anónimo disse...

Tanta asneira junta, o João só foi para o banco porque estava na bancada a ver o jogo, podia ter sido o do Sourense ou o do Brenha se lá estivessem e tivessem menos de 21 anos.Daí a o seleccionador o ter colocado a jogar e ele mostrar ao Couceiro que poderia ser selecionável...se o homem na Naval nem ao banco vai. E vir para aqui falar do jogo da final da taça da Associação de Futebol de Coimbra pelo Gandara a defender charutos de gajos da distrital, enfim, mostra bem o nível de deslumbramento das pessoas perante uma situação esporádica, improvável e que nunca mais se repetirá.

Anónimo disse...

Bem primeiro,DEFENDER UM CHARUTO de um "gajo do distrital!!",por eventualmente ter umm caríz imprevisivel, não é para todos e só com muitas qualidades se podem suster tais gestos técnicos de finalização.Depois ninguem aqui discute justiças de convocatória ,mas tão só se comenta um "momento mágico" ditado pela sorte,e com isso o que ele poderia proporcionar mais, quanto ao não se repetir de certeza...certezas tem a minha avózinha que já morreu á muito ...é como a certeza do Yannick Djaló,que jogava no ESTAÇÃO DA COVILHÃ e agora é figura importante no Sportig,ou o NANI que jogava no BAIRRO da CORRALEIRA e depois no Massamá..e..pois... "QUEM NÃO SONHA NÃO CONCRETIZA...
Quanto ao deslumbramento,só me deslumbro com gajas boas e por isso o senhor joão não faz o meu género...e se tivesse entrado e jogasse bem?talvez fizesse pensar os couceiros deste país.. e já agora, que existem muitos joões pelo canto lusitano e não só na PRAIA DE COPA CABANA.Percebeu AGORA O MEU COMENTÁRIO?espero que sim...já agora uma pergunta indiscreta...o amigo é guarda- redes?e por acaso estava no estádio?BEM, DA PRÓXIMA LEIA BEM E PERCEBA O QUE AS PALAVRAS PODEM DIZER PARA ALEM DAQUILO QUE PARECEM...Desculpe este comentário apressado,mas gosto de responder a quem é educado...mesmo que tenhamos algumas diferenças de opinião..até á próxima...

Anónimo disse...

desculpem lá meus senhores, mas o que interessa se o rapaz jogou ou não? o que interessa é que a naval tem um jogador figueirense, o João Cardoso.
Que outro jogador da Naval é figueirense de gema? Nenhum, só o João. Isso sim deve ser alvo de conversa.
Agora estão aqui a discutir feijões "se entrou, se não entrou". Baaaaahahaha

Anónimo disse...

Em primeiro lugar um grande agradecimento ao meu grande amigo em kestao pois para alem de um guarda-redes espectacular e um homem excelente kom kem ja conto uma amizade de mais de dez anos.E foi kom um grande rejubilar de alegria ke recebi esta noticia e apesar de estar ausente do pais ele e uma das pessoas ke e de ka de dentro.E digo vos mais ele e um jogador ke a kem se deve dar uma opurtunidade pois para mim e o melhor guarda-redes da sua geracao.Assim me despeco dando tirando o meu chapeu a um grande valor do futebol portugues,ke so precisa de uma opurtunidade para mostrar as suas qualidades.Hermano Janeka continua a trabalhar bem pois sei ke ainda tens muito ke voar no mundo do futebol.

Anónimo disse...

João Cardoso, Yanick Djaló, Nani??? Que comparações ridicula. O primeiro tem 21 anos e jogou no Gandara e é actualmente 3º g.r. da Naval. Os outros dois começaram onde o anónimo disse mas estão no Sporting desde a formação, não cairam lá este ano de pára-quedas, não sei se me faço entender...Sem querer tirar valor ao João Cardoso, que o terá por certo, não se vislumbra que possa vir a ser ua figura de topo do futebol português, já os outros referidos, o são de caras. Quanto a ser o único figueirense a jogar na Naval, não me parece que o futebol de hoje se compadeça de lamechisses dessas, não está o anónimo anterior a ver o Porto, o Benfica e o Sporting, ou mesmo o Barcelona, preocupados com o facto de terem ou não nos seus planteis jogadores originários do Porto, Lisboa ou Barcelona, que interessa isso??Iria mais gente ao estádio?? A equipa jogaria melhor?? Há na Figueira da Foz gente com qualidade para fazer um plantel para a primeira divisão??

Anónimo disse...

Se quem manda, olhasse, com olhos de ver para as condições onde jogam as camadas jovens da Naval, e pensasse que poderiamos ter evolução técnica nos jovens e daí poder termos internacionais isto seria outra história...mas como o departamento juvenil é visto como um escape, é um deixa andar que mete dó. Com aquele terreno a que chamam campo de treinos não vamos a lado nenhum, o que é uma pena.
Entretanto, sábado, vamos lá apoiar os juvenis contra os andrades...

Anónimo disse...

É sempre bom ter um jogador na naval q é figueirense,pois cada vez existem mais estrangeiros!!

www.osmaravilhas.blog.com

COLECTIVO MARAVILHAS

Anónimo disse...

Ponto 1 : o joão teve no futebol de formação da naval,depois foi para o gandara e agora voltou á naval.
Ponto 2 : quanto á preocupação do Porto,Sporting e Benfica em ter gente do porto,não é questão de preocupação mas de reflexo de um trabalho certo na formação,enquanto vector de potenciação do próprio clube,assim:
Ricardo Costa (vila nova de gaia),Raul Meireles (Massarelos-Porto), NANI(Amadora), Manuel Fernandes( lisboa),RuiCosta(lisboa)e então com alguns exemplos como estes, pergunte-lhes se um dia tiver oportunidade, que importancia tiveram estes clubes nas suas vidas.
Se sempre ouve na figueira da foz gente com capacidade para representar e enrriquecer um plantel?sim ouve: Pedro Miguel(Benfica); Luis Tovim (SPORTING);Génaro(F.C.PORTO);Nuno Carvalheira(BENFICA);RuiMendes(P.FERREIRA)e Hugo Almeida(F.C.PORTO);Apenas alguns exemplos... e outra coisa, todos selecionados a nivel nacional.
Amigo não se meta no que não sabe,para defender as suas ideias tudo bem,mas não caia na tentação de defender aquilo que não tem defesa.Até o APRIGIO já diz que quer criar condiçoes estruturais para que os bons valores por aqui fiquem,tá a chamar burro ao homem do chapeu?
Ao outro anónimo,... tem toda a razao, com campos de treino daqueles,"SÓ SAIEM DAQUI JOGADORES PARA OS COMANDOS " E MAIS... MUITO BEM PREPARADOS ,POIS NORMALMENTE ATÉ TREINAM ÁS ESCURAS...

Anónimo disse...

Bem,como uma situação acidental pode provocar uma troca de ideias destas.
Só por isso já valeu a pena.
Se os participantes não gostassem não vinham cá...

Anónimo disse...

Gostei daquela dos Comandos. Sentido de humor apurado!
Mas continuo a tocar na mesma tecla, como é possível aquele terreno ser o "campo de treinos"? aquilo nem nos regionais! Nem Naval, nem Câmara, não há vontade em alterar aquilo?
Numa das entradas de Coimbra há um relvado sintético novinho, e não instalado, e já lá está há imenso tempo...

Anónimo disse...

Só de falar de coimbra ...fico enjoado...isto tá assim..porque o Aprigio quer fazer negócio ..mais um com a Naval..como é que anda tudo a dormir e não veem que esse ..fulano ...da tocha,,,, odeia os figueireenses e a Naval..aliás ele nem consegue gostar de si próprio...e só gosta do joão porque a Aida Cardoso pode fazer geito..PENSA ELE..EHHEHHE

Anónimo disse...

Agora não gostei da primeira parte! agoniado com Coimbra? agoniado com alguns gajos ou situações de lá, ok, mas Coimbra não é só a Universidade, nem a Académica, etc. Eu sou de lá e também não gosto de algumas coisas, mas enfim para a Naval, que é o que interessa, os Navalistas e os Figueirenses têm de fazer algo para alterar aquelas condições quer no terreno de jogo dos jovens, quer nas condições para os sócios e público em geral do Bento Pessoa. Se cá estivesse o PSL aquilo não estaria assim, acho eu...

Anónimo disse...

E ACHA BEM...ESPERAMOS POR TI SANTANA LOPES...QUANTO AQUELA DE COIMBRA CONFESSO QUE EXAGEREI...RETIRO O EXCESSO E O CAMPO DE TREINOS NÃO TEM QUE SAIR DALI...TÁ LÁ BEM...ACABEM COM AS NEGOCIATAS...COLOQUEM O SINTÉTICO JÁ..OU FAÇAM UM ESTÁDIO COMO DEVE SER COM UM BOM ANEXO PARA TREINOS E JOGOS DA JUVENTUDE..

Anónimo disse...

grimau nao precisas de escrever com caps , que nos conseguimos ler na mesma ;)