terça-feira, 28 de março de 2006

0942. A vitória do organizado ou o “porco, a roulote e as eleições”!

Como jornalista cabe-me, de forma imparcial, analisar e cruzar dados, questionar, ouvir e reproduzir a opinião de outros, sobre os mais variadíssimos temas da actualidade local figueirense. Sobre o assunto que abordarei a seguir guiei-me, no meu trabalho jornalístico, pela linha orientadora da deontologia própria da minha profissão.

Mas, muito antes de ser jornalista, fato que visto 24 horas do dia, já era [e continuo a ser] cidadão do Burgo [Figueira da Foz] e deste país. Como tal não posso deixar de manifestar a minha opinião sobre o “mundo” que me rodeia, um direito conquistado com o “25 de Abril”.

Vem esta introdução a propósito do que vou escrever a seguir.
Já sei que me vão “cair em cima”. É o habitual. Mas tudo bem…
O que me vão fazer? Despentear? [como diz um amigo]…

As eleições para a Comissão Política Concelhia da Figueira da Foz do PS foram feridas de morte… Que António João Paredes as venceria não restavam dúvidas. Aliás, as restantes duas candidaturas concorrentes [de António Jorge Pedrosa e Rui Carvalheiro] admitiram-no, ainda que em conversas privadas. Lá diz o povo, e com razão, “tantas vezes o cântaro vai à fonte…”

Mas a vitória do delegado regional do IPJ está envolta em imundice.
O caciquismo funcionou no seu melhor, ou antes no seu pior!
De uma forma porca, descarada e antidemocrática…

Que se pagam quotas aos militantes na esperança de “sacarem” o seu voto, toda a gente o faz!
Que se realizam almoços e jantares fazendo promessas que, muitas vezes, depois não se podem cumprir, toda a gente o faz!

Mas a atitude descarada, que a lista B, de António João Paredes, teve no passado sábado, nem toda a gente a faz, nem tão pouco o bom senso a permitiria idealizar. Mas António Paredes levou-a em diante!

O acto eleitoral do PS ficou, irremediavelmente, manchado por um “porco no espeto” que, de gratuito passou a ser alegada “receita” para o pagamento de quotas partidárias.

Ficou manchado por uma autocaravana que se transformou numa sucursal móvel de um qualquer banco, com possibilidade de “levantamento” de cheques e dinheiro [qual Multibanco] para o pagamento de quotas dos militantes que votassem na lista B.

A fazer fé nos vários relatos de pessoas, incluindo diversa imprensa, que estiveram no local, claro.

A roulote, localizada a escassos 50 metros da sede do partido, a meia dúzia de metros do almoço oferecido pela mesma candidatura, mais parecia um qualquer ponto de distribuição de droga na Cova da Moura, em Lisboa, ou na Sé, no Porto, tal a afluência.

Lá rendeu 307 votos. Suficientes, contudo, para os intentos da referida lista!

Dentro da sede do partido, altos responsáveis do PS local andavam de notas e cheques em punho, e bem à vista de todos, a “emprestar” dinheiro a militantes que não tivessem posses para pagar as quotas. Condição única: votar Lista B…

O almoço contou com a presença de muitos militantes do PS que receberam, no dia anterior ao acto eleitoral, um convite, via sms, para o repasto e exortando, de forma ilegal a fazer querer pelos estatutos do partido, ao voto na lista B. Não é proibido fazer qualquer apelo ao voto no período de reflexão eleitoral, ainda que a um órgão interno do partido?!

Eu que não sou militante [nem tão pouco simpatizante, confesso] mas recebi uma dessas mensagens!

Venceu a candidatura mais metódica! Sem dúvida…
Mas…
Um cartaz de publicidade à lista B junto à boca da urna?
Um porco no espeto a financiar votos?
Uma roloute, à frente de todos, para passar cheques e dinheiro vivo para o pagamento de quotas?
Candidatos e militantes ameaçados, por altos responsáveis do PS pertencentes à lista B?
Militantes obrigados a votar à vista de todos?
Cadernos eleitorais fixados dois/três dias antes das eleições, quando os estatutos prevêem a sua fixação 15 dias antes do escrutínio…

Mas afinal, onde ficou o cumprimento dos regulamentos eleitorais?
A quem cabia fiscalizar a legitimidade do acto eleitoral?

Mas afinal vivemos em Portugal ou na República do Congo? Ou viveremos no Iraque e ainda não sabemos…

Mas o que me deixa realmente boquiaberto é a inércia das duas listas derrotadas, que aceitam os resultados “na boa”. “Tá-se bem! Não se passa nada, siga a banda!”

“Impugnar eleições? Para quê!?”

Mas afinal, que raio de gente é esta que faz as trafulhices que bem lhes dá na gana e todos assistem, impávida e serenamente, deixando passar incólume tais comportamentos?

Eu, no lugar dos elementos eleitos pertencentes às listas derrotadas, não aceitava pactuar com tal situação e nem tomava posse na concelhia… Eu agia, reagia, denunciava aos órgãos competentes do PS.

É tempo de dizer basta ao “nacional porreirismo” e ao “deixa andar”.

Lá dizia um presidente: “E andei eu a lutar pelo 25 de Abril para isto!”.
Dou-lhe toda a razão presidente…

31 comentários:

Anónimo disse...

Desta não te safas Dâmaso. Vais inchar com um processo judicial...

Anónimo disse...

A questão da impugnação está a ser devidamente analisada.
A dúvida não é tanto do ponto de vista júridico mas sim do ponto de vista da oportunidade política, uma vez que pode fragilizar o PS na oposição ao PSD.
A matéria jurídica é liquida designadamente em algumas secções de voto, como por exemplo a de Buarcos.

Anónimo disse...

"dento da sede do partido, altos responsáveis do PS local andavam de notas e cheques em punho, e bem à vista de todos, a "emprestar" dinheiro a militantes que não tivessem posses para pagar quotas. Condição única: votar Lista B ..."
Se queres ser respeitado indica um nome ou o António Jorge e ou o Rui Carvalheiro que indiquem uma situação que corresponda ao descrito!

"Um cartaz de publicidade à lista B junto à boca da urna?" Onde!? Tanto telemóvel que serviu para gravar chamadas e ninguém fotografou! Mentiroso.

"Candidatos e militantes ameaçados, por altos responsáveis do PS pertencente à lista B?" Colocas a interrogação porque sabes que é mentira, mas a insinuação é nojenta!

"Militantes obrigados a votar à vista de todos?" Mais uma vez a interrogação para te proteger de teres que o provar."

"Cadernos eleitorais fixados dois/três dias antes das eleições, quando os estatutos prevêm a sua fixação 15 dias antes do escrutínio..." E de quem é que foi a culpa, também do Paredes!? A tua questão com ele é pessoal profissional ou....

Sabias que alguns militantes tinham recibos em como tinham pago as quotas na sede da Figueira e tal não se verificava nos cadernos eleitorais; acreditas que esses militantes quiseram ter a certeza que as quotas eram pagas!? Não, porque tu não estás ao serviço da comunicação social, mas sim ao teu!
O Rui Carvalheiro subscreve o que tu escreves! O António Jorge concerteza que não!

Unknown disse...

Amigo estamos entregues á bicharada isto é como dizia o outro uma prepublica dos bananas.Beijokas

Anónimo disse...

Ó paulo, passaste das marcas.
Vou ainda hoje reunir com o meu advogado.
Um camarada da lista B

Anónimo disse...

O Rui Carvalheiro só está agoniado porque hoje vai reunir com o Marinho e não tem nada para lhe dar. Quantos Votos é que teve em Tavarede!? O Processo em Tavarede também não foi claro?! Não passem atestados aos militantes, eles até poderão não ter dinheiro para pagar as cotas, mas não são burros!?
Quantos votos em Tavarede, quantos Rui. Deixa-te de coisas os camaradas já perceberam o que é que te fazia correr, e tu, até és de correr pouco.

Anónimo disse...

O senhor ou a senhora do texto comprido está aflito/a . Doi-lhe a barriguita. Eu não sou militante do PS mas se apenas uma quarta parte do que se vai ouvindo sobre o assunto for verdade... ! EH pá, isto é mesmo melhor que ao melhor estilo de Palermo . E acredito que seja . Do sr. Paredes e da sua imensa capacidade para processos menos dignos, há muito se vem falando, e nao é só dentro do PS . Longe disso... Depois há militantes que, como ainda foi o caso ontem, vão abrindo a cortina ...Não te cuides não... A sorte não dura para sempre e continuo a acreditar que algumas vezes acaba vencendo a verdade. Espero sinceramente que seja assim desta feita.

Anónimo disse...

PARA A DISTRITAL A DANÇA VAI SER DIFERENTE.
SÓ ESPERO QUE OS MILITANTES SE INTERROGUEM ACERCA DA PRÁTICA POLÍTICA DE VITOR BATISTA E SE ESTA TEM SIDO A MELHOR?
EU ESTOU À VONTADE PORQUE VOTEI NELE HÁ 3 ANOS.
AGORA É QUE NEM PENSAR, DEPOIS DE TUDO O QUE SE PASSOU NA FIGUEIRA, EM SOURE, GÓIS E EM COIMBRA.
ACREDITO QUE LUÍS MARINHO IMPRIMA OUTRA SERIEDADE À POLITICA POIS É ESSA A SUA OBRIGAÇÃO.

Anónimo disse...

Paulo Damaso não tenhas medo de dizer as verdades!!!
Este filme do porco, da roulotte, do pagamento das quotas é pouco dignificante para a nossa democracia.
Também fui convidado para ir ao "churrasco" mas entendi que não faria qualquer sentido ir lá em dia de eleições e com as urnas a escassos metros.
Em política não pode valer tudo!

Anónimo disse...

Não é jornalista que quer, é jornalista quem sabe. Ó Paulo, não andes tão aflito com a vitória do Paredes, nem "estiles" tanto veneno. Estás a ver a tua vida a andar para trás, não é ?. A vida é assim.

Anónimo disse...

Jornalista?????, qual jornalista???, o Paulo Damaso é jornalista????
Ó Paulo, podes digitalizar o teu cartão de jornalista, para mostrares à malta????

Anónimo disse...

Coitado deste rapaz... ele até é eficiente e conhecedor, de... estou a pensar... em.... bom não me ocorre nada em que ele seja eficiente... mas pronto, é bom rapaz ! mas é pena que ninguem lhe ligue, primeiro colou-se ao PSD, depois colou-se ao PS, depois colou-se ao Luís M, e. agora foi comprar um tubo de cola !

Anónimo disse...

Tiro o meu chapéu ao António Jorge Pedrosa pelo seu comportamento democrático, (nem outra coisa eu esperava), e gostaria de fazer o mesmo ao Rui Carvalheiro, mas ainda não tenho razões para o fazer.
Rui Carvalheiro, você é uma pessoa maravilhosa

Anónimo disse...

Tiro o meu chapéu ao António Jorge Pedrosa pelo seu comportamento democrático, (nem outra coisa eu esperava), e gostaria de fazer o mesmo ao Rui Carvalheiro, mas ainda não tenho razões para o fazer.
Rui Carvalheiro, você é uma pessoa maravilhosa,e eu o admiro, mas tem de se convencer que não é o melhor do mundo, e não está a ter um comportamento de acordo com a sua prática recente, mas ainda está a tempo de corrigir a tragetória.
Você pode ser muito útil no futuro do Partido Socialista e, principalmente, no futuro da nossa terra. Tenha humildade democrática, pois todos não seremos demais para enfrentar o verdadeiro inimigo queestá no outro lado. Um abraço.

Anónimo disse...

Damaso. Um jornalista e amante da verdade nunca pode ter medo. A seita do porco e seus apaniguados insultam-te e ameaçam-te porque sabem que tu lhes és incómodo. Fica á vontade, cão que ladra não morde. De uma coisa podes ter a certeza insultos dessa gente têm de ser encarados por ti conmo elogios

Anónimo disse...

PAULO DÂMASO,
É OBRIGAÇÃO DE UM JORNALISTA NÃO ESCONDER A VERDADE. PRINCIPALMENTE A VERDADE QUE INCOMODA. A PROVA ESTÁ NOS COMENTÁRIOS E AMEAÇAS QUE AQUI PODEMOS LER. SE VIER A PRECISAR DE PROVAR, EM TRIBUNAL, O QUE ERA GIRO E ÚTIL PARA DIVULGAR AMPLAMENTE O QUE SE PASSOU NO DIA 25, ESTEJA CONFIANTE, EXISTEM REALMENTE PROVAS PARA FACTOS QUE AFIRMOU. SERIA BOM NÃO ATACAREM O RUI CARVALHEIRO. DESCUBRAM UM ÚNICO MILITANTE A QUEM A SUA CANDIDATURA TENHA PAGAS QUOTAS! OU ENTÃO NÃO CHAFURDEM NA MENTIRA. O CAMARADA RUI CARVALHEIRO, PELO CIVISMO QUE DEMONSTROU, NÃO MERECE CRÍTICAS SÓ PORQUE A SUA MORAL E A DOS MILITANTES QUE O ACOMPANHARAM AINDA TEM ESPAÇO PARA A INDIGNAÇÃO.
LUÍS MARINHO, VENHA POR UM PONTO FINAL NESTA PORCARIA. AVANCE PARA A DISTRITAL! NA FIGUEIRA, AGORA, GANHARÁ.

Anónimo disse...

A Figueira ganhou...um porco.No espeto,claro.
Inteligente quem "comeu" as cotas do paredes.Inteligente o paredes que os comeu a eles.
No fundo trata-se do ciclo da vida:uns comem e outros sao comidos.
os cheques sao verdade
a roloute é verdade
as listas sao verdade
as listas a fazerem publicidade na sede sao verdade
paulo se te ameaçam de tribunal nao tenhas medo.
tu até podes arrolar as testemunhas que quiseres que elas sao obrigadas a ir.
e aí,a porta do tribunal, mesmo que o paredes de um porco no espeto duvido que o juiz va nisso.

jls disse...

Independentemente de concordar ou não com os termos utilizados e sendo este texto a manifestação de uma opinião baseada, essencialmente, em FACTOS, gostaria que me explicassem, nomeadamente os exmos. anónimos como vão e de que modo por o autor em Tribunal? Será pelas comparações, umas mais felizes outras menos (mas isso é a minha opinião?) Ou será pelos acontecimentos? Qualquer juiz - na hipótese remota de este episósio chegar a julgamento - iria averiguar os factos. A partir daí, factos confirmados, a opinião que se formula é livre, já deviam saber! Acho piada... tanta gente a ameaçar com tribunais. Deve ser bom sinal! Como se estes, os tribunais, não tivessem mais nada para fazer do que se preocupar com o caso do porco... no espeto! Bah!

Anónimo disse...

Parece-me realmente estranha a forma como o P.Damaso se empenha em atacar o Paredes. É verdade que o que foi feito não abona em favor dos militantes do PS. é verdade que apareceu muito dinheiro para pagar quotas e o almoço, e que isso foi feito às claras.
O Dâmaso afirma que está a defender a Figueira, ou o burgo como gosta de lhe chamar, mas apresenta argumentos que são mais de militante ofendido do que de observador imparcial.
Quanto à impugnação, com uma votação destas faz pouco sentido. Apesar de terem aceite o almoço e o dinheiro para as quotas os militantes estavam sózinhos na cabina de voto, ninguém os impedia de votar em que lista quisessem. Votaram na lista B.

Anónimo disse...

Caro Damaso, como amigo pessoal que sou, tenho que te dar um conselho: desiste deste blog. Com esta gente imunda que há na Figueira ainda vais acbar mal.
Não sei se o que está aqui escrito é verdade, mas também não tenho razões para duvidar de ti
Quem questiona a tua competência como jornalista, não percebe o mínimo de deontologia e ética. Na minha opinião continuas a ser bom jornalistas, mas só tens esse defeito de ser um pouco intempestivo.
Quanto às eleições propriamente ditas, só tenho uma coisa a dizer, como simpatizante, mas não militante, do PS. Parabens ao PSD, pela vitória nas Autarquicas 2009. Onde é que as pessoas que votaram Paredes estavam com a cabeça? Pensam que é com esse crápula corrupto que vão recuperar a Câmara?

Anónimo disse...

Amigo Paulo Damaso, esta merda é sempre a mesma, mas se calhar vai mudar...nunca tenhas medo, muito menos desse parasita, desse chulo do I.P.J, porque se alguém te tocar nem os manos todos juntos o safam.É uma família de parasitas, Ex:o que é que o mano faz na Camara Municipal? Nada... Dorme e manda umas quecas, mas é o fruto da politica Socialista do concelho.Mas admira-me como é que pessoas idoneas do P.S se deixam embarcar por estes parasitas da sociedade. Nesta terra tem que aparecer ums Carapuças, Uns Portuguais e uns Paredes de Anos a Anos, porque pessoas como a Drª teresa Coimbra e Engº Alves não devem estar muito felizes com o caminho do partido Socialista da Figueira da Foz.Um abraço de Cão

Anónimo disse...

Isto é de chorar a rir, de chorar a rir mesmo.
O Paulo Dâmaso a escrever dele próprio...
O Paulo vc, é mesmo jornalista????
Ponha aí o seu cartão da ordem dos jornalistas, para a malta ver.
O Cartão de Press, oficial, ponha lá, digitalize e ponha lá, é um desafio !
Não tenha essa aversão ao paredes, ele ainda dará muito que falar. É isso que vos morde.
Já fez mais o Portugal pela figueira da foz que vc e os seus amigos todos juntos.

Anónimo disse...

A eleição do Paredes, independentemente do método pouco ortodoxo, constitui uma clara derrota para o PS da Figueira.
Convém não esquecer que foi ele um dos principais responsáveis pela escolha do candidato à Câmara.
Depois dessa derrota, em vez de tirar as devidas ilações, candidata-se à CPC.
Toda a gente sabe que o PS poderá vencer as próximas eleições, mas assim será mais complicado porque este militante não reúne condições ao nível da credibilidade junto da população e dos próprios militantes, como se viu nestas eleições. Candidatou-se agora para preparar a reeleição tendo em vista as autárquicas.
Por isso, penso que, lá mais para a frente, a única solução possível é aparecer uma vaga de militantes que ganhem a CPC.

Anónimo disse...

"Não há nenhuma razão, bem entendido, para que os novos governos totalitários se pareçam com os antigos.O governo por meio de cacetes e de pelotões de exucução,de fomes artificiais,de detenções e deportações em massa não é somente desumano(parece que isso não inquieta muitas pessoas actualmente)é-pode demonstrar-se--ineficaz.(...)um estado totalitário verdadeiramnete eficiente será aquele em que o todo poderoso comité exucutivo dos chefes politicos e o seu exercito de directores terá o controle de uma população de escravos que será inutil constranger,pois todos eles terão amor à sua escravidão."(Aldous Huxley-O Admiravel Mundo Novo)
Quem ofereceu o porco não é mais responsavel pela vergonha do que o são os que a ela aderiram.E não terá sido só nestas eleiçoes que o amor à escravidão se revelou.Existe quem se venda por umas febras , por um copo de vinho ,por uma cunha..É o que temos.

Anónimo disse...

Este ultimo comentário é sem sombra de duvidas do homem que foi agora julgado por quase assassinar uma pessoa quando ia todo BEBADO...Só mesmo quem nunca falou com ele é que pode desmentir.Agora um homem,eu disse homem? enganei-me não faz mal...que trabalha 40 dias num ano e que está o resto do tempo de baixa por problemas psiquicos ou ainda problemas de alcool, tem alguma razão para defender seja quem for? Se a namorada que ele tem em Lisboa souber do que ele anda a fazer com aquela rapariga que trabalha com o pai(mais um tacho do P.S)dizemos nós...que para todos os efeitos tem como profissão secretária de DUVIDOSA...O senhor deputado ou o sr. J.P. não teem desgosto de acompanhar tal RÊS? Tenham respeito por quem gosta de ser SOCIALISTA...RESPEITEM o bom nome da FIGUEIRA.Poque senão quem vai por a boca no trombone sou eu... e depois quem é que vai ter que me desmentir? são esses palhaços? Juizo CACHOPOS.....Um abraço socialista do amigo (PAN...QUECAS)

Anónimo disse...

Duvido que no P S da FFoz existam socialistas de convicção. Os que as tinham - como eu - há muito abandonámos o partido. Agora ainda existem alguns indecisos mas as coisas estão bem à vista é só juntar 2+2.
Toda a gente sabe que o PS perdeu as recentes eleições por ausência de um candidato de credibilidade. Talvez agora se comece a perceber porque foi que esta gente que agora tomou de assalto o partido tanto lutou por afastar o Luís Marinho.
No governo é a arrogância que se vê. Na Figueira é a pouca vergonha que assistimos. Mas será que o povo andará e continuará cego ? Tenham vergonha.

Anónimo disse...

Estes gajos conseguem meter mais comentários num blog do que votos nas urnas.
As razões da estrondosa derrota transparecem todas por aqui ...

Anónimo disse...

Amigos, ao ver os ultimos pasquins da nossa Figueira dei de caras com pessoas que eu pensava que o P.S.nunca alguma vez podia ter como crediveis... preparem-se para lerem aqui amanhã a história de um tal Eng. importaddo de um sitio que vos vou dizer qual é.....e que tem o nº 89048 não esqueçam este numero... acho que o homem anda de mão dada com um fulano que tem nome de flor... me aguardem meninas... beijinhos

Anónimo disse...

Meus queridos só amanhã poderei falar daquele dito que tem o numero 89048 de socio ( da sociedade de PORCOS NO ESPETO & RELOUTES)com sede na rua direita do monte.O nosso querido Rosa está todo flácido, digo eu...amanhã já tenho mais dados doquerido que veio não sei de onde ,ai, se calhar de uma terra de aves raras, é que ele fala tanto que até me aborrece.... beijos desta vossa amiga.... Pan...Quecas

Anónimo disse...

"Pan Quecas", username tão interessante.
Diz-me uma coisa : pareces saber tanto da vida de algumas pessoas e ainda tens dúvidas sobre a tua sexualidade? ou teras mudado de sexo ou então seras um travesti???
Ora mandas "um abraço de um socialista amigo" ou um "beijo desta vossa amiga"?
Como é que ficamos?
Ou sera que não passas de um garoto intriguista com mania de adulto que sabe tudo?

Anónimo disse...

Não sei quem é esse filho(a) de p...ou essa merda de gente que me fez uma observação tão interssante, mas não se esqueça o amigo(a) de que sei mais desta podridão toda em que o anonimo(a)anda metido e só lhe podia que estivesse atento de futuro e já poderá saber quem é que sabe destas coisas.Mas o mais importante é que se saiba em Lisboa nas mais altas autoridades do partido Socialista quem é esta gentinha mal cheiroa e fodorenta, que infelizmente anda a destruir o P.S da Figueira da Foz.(Já agora o menino sabe que um tal rapaz que saiu agora de um julgamento por quase ter assassinado uma senhora e que estava em estado de embriaguês total, foi ver a Naval a Setubal e não o deixando entrar, por estar com uma bebedeira monumental, disse alto e em bom son: que não sabiam com é que se estavam a meter pois era EXECUTIVO DA JUNTA DE FREGUESIA DE BUARCOS?)sabia disso sua Lontra foderenta? isto tem que chegar a Lisboa...e sem falta, mas com urgênçia... a vossa sorte foi eu não estar cá estas duas semanas mas que isto vai pegar fogo, aposto... mas se por acaso me quiseres conhecer diz-me uma casa que frequentes e eu vou lá estar para tu veres a minha SEXUALIDADE.um beijo desta vossa e estimada amiga e já agora com um abraço Socialista Puro...PAN...QUECAS