domingo, 23 de setembro de 2007

# 3011 [O (merecido) elogio do Presidente]


"Pois permitam-me que hoje, na Figueira da Foz, enalteça ainda o exemplo de uma figura que, recentemente, se tornou muito popular no nosso país, e pelas melhores razões.

Falo-vos de outro figueirense: Rui Cordeiro, médico veterinário e, nas horas vagas, jogador de râguebi. Ele mesmo, o autor do nunca por demais enaltecido ensaio que os Lobos da indomável alcateia lusitana conseguiram marcar à toda-poderosa e profissionalíssima Nova-Zelândia.

Naquele momento em que o Rui Cordeiro conseguir colocar a bola no solo, vencemos o nosso Campeonato do Mundo particular. É claro que os respeitáveis 140 quilos do nosso Rui Cordeiro muito ajudaram a vencer a muralha dos râguebistas dos antípodas.

Acima de tudo, no momento em que vemos e ouvimos os jogadores da nossa selecção de râguebi – e , em especial, o Rui Cordeiro, cuja emoção é transparente e contagiante – a cantar “A Portuguesa”, defronte à nossa bandeira, sentimos que há, de facto, valores que nos unem e nos identificam enquanto Povo. Creio que todos os portugueses podem sentir essa emoção


Aníbal Cavaco Silva, Presidente da República, durante a sessão solene evocativa do 125º aniversário de elevação da Figueira da Foz a cidade, no salão nobre a autarquia figueirense. 22 de Setembro de 2007

** Fotografia: Bruno T. Pires in Jornal de Notícias

Sem comentários: