sábado, 25 de junho de 2005

Efeméride do Dia

1948 - Morre o escritor Bento de Jesus Caraça, matemático, professor universitário, militante comunista, dirigente do Movimento Nacional de Unidade Anti-fascista e do Movimento de Unidade Democrática.


"Eis a grande tarefa que está posta, com toda a sua simplicidade crua, à nossa geração - despertar a alma colectiva das massas.

Ou ela a realiza e ascendemos a um estado superior de unidade, ou fracassa, e amanhã assistiremos a um novo gesto de renúncia e o individual continuará a sobrepor-se ao colectivo numa adulteração criminosa da moral social.

Precisamos, para não trair a nossa missão, de nos forjarmos personalidades íntegras, de analisarmos o nosso tempo e de actuar como homens dele. Como homens que sabem distinguir o fundamental do acessório, que, na resolução de um problema, não se deixam perder no emaranhado dele, nem cegar pelas nuvens de fumo que os interessados pela sua não solução a todo o momento e infatigavelmente lançam.

Dessas nuvens de fumo, tantas e de tão variados aspectos, quero referir-me hoje a uma apenas - a confusa questão das elites. Confusa e delicada
"

Excerto retirado da obra "A Cultura Integral do Indivíduo", um dos textos mais famosos de Bento de Jesus Caraça.

1 comentário:

Anónimo disse...

Very cool design! Useful information. Go on! » » »