sexta-feira, 26 de junho de 2009

Violência juvenil na noite da Figueira da Foz

As coisas estão mesmo feias no Bairro Novo. Dois grupos de jovens rivais têm-se envolvidos em rixas. Algumas já com consequências como pode ficar a saber-se através DESTA NOTÍCIA do jornal "O Figueirense".

No entanto, face à "falta de queixas formais" a polícia nada pode fazer. Refere António Santos, Comandante da PSP da Figueira da Foz, que os factos "não merecem o alarme social" (...) Salientando que os níveis de criminalidade não aumentaram".

Sr. Comandante, a verdade é que basta estar no Bairro Novo ao sábado à noite para perceber o que está a acontecer. A própria esquadra que o Sr. comanda tem identificados muitos dos jovens que participam e provocam as rixas que, ao contrário do que diz a notícia, também se estende a TODOS os que são apanhados no meio. Muitos confrontos físicos são até "gratuitos" e não envolvem elementos desses "dois grupos rivais"...

Eu próprio, há umas semanas liguei para a PSP da Figueira da Foz quando cerca de 20 jovens se envolveram numa cena de pancadaria na zona dos bares. Foi num sábado à noite.

Vi pessoas que nada têm a ver com esses dois grupos a serem agredidas na cabeça com garrafas de cerveja. Liguei, na altura, à polícia a dar conta do sucedido. Identifiquei-me e expliquei o que estava a a contecer. A polícia chegou cerca de 20 minutos depois.

Da grande carrinha policial sairam, pasme-se, 3 AGENTES!!! Óbvio que os jovens tiveram mais do que tempo suficiente para fugir!

Há dois sábados atrás foi a confusão que foi junto ao edifício Portugal. A imprensa, citando declarações de autarcas locais durante uma sessão do executivo camarário, deu conta de "cenas de pancadaria" com "soqueiras, tacos de basebol e navalhas".

É PRECISO MAIOR DENUNCIA DO QUE ESTA PARA O MINISTÉRIO PÚBLICO (MP) ACTUAR?
É PRECISO MORRER ALGUÉM PARA O MP ACTUAR?

No fim-de-semana passado, e foi referido também pela imprensa, que jovens "tunos" foram agredidos na cidade por elementos desses grupos deliquentes. Eu próprio, e muitas dezenas de pessoas que, sábado passado, estavam sentadas na esplanada do Café Europa e a circular pelas ruas junto ao Casino viram os jovens "à batatada". Parece que um polícia tentou intervir mais em vão. Passados dez minutos o INEM terá levado mais um jovem para o hospital. Em que estado estaria?

É PRECISO MAIOR DENUNCIA DO QUE ESTA PARA O MINISTÉRIO PÚBLICO (MP) ACTUAR?
É PRECISO MORRER ALGUÉM PARA O MP ACTUAR?

Sr Comandante da PSP da Figueira da Foz, Sr. Presidente da Câmara da Figueira da Foz, senhores Deputados da Assembleia da República (figueirenses João Portugal e Miguel Almeida) e demais autoridades locais:

É preciso agir. E agir rapidamente antes que vidas humanas se venham a perder nestas lutas territoriais e de poder juvenil.

É PRECISO URGENTEMENTE REFORÇO POLICIAL NA CIDADE. É PRECISO URGENTEMENTE AUMENTO DOS MEIOS DISPONIVEIS PARA O COMBATE A ESTE E OUTROS TIPOS DE CRIMES.

Bem sei que alguns elementos da polícia desta terra têm, tal como eu também teria se tivesse a mesma profissão, medo de represálias pois têm famílias e filhos...

Mas a polícia não deve servir apenas para multas de estacionamento!
É nestes momentos que algumas tácticas do tempo da "outra senhora" resultariam...

Sim, sou contra a violência e o autoritarismo policial mas, antes de mais, sou a favor da manutenção ordem pública e da segurança. Nem que para isso seja preciso encostar alguns meninos à parede para abrirem os olhos.

1 comentário:

JPC disse...

E eis um excelente exemplo da blogosfera ao serviço do "citizen journalism". Boa posta, que só nos deve deixar preocupados. Pela inoperância policial, pela insegurança pública, por nós cidadãos pacatos e pelas nossas famílias e por ser uma terra que quer apostar seriamente no turismo, pela indignação e pelo alerta. Esperemos que alguém de poder acorde para esta triste e violenta realidade.