quinta-feira, 7 de maio de 2009

Okupação II

São 19h04. Estou a acompanhar em directo, via SIC Notícias e TVI24, a situação de cerca de "150 clientes" do BPP que, hoje, ocuparam a sede do banco no Porto.

Pedem, desesperados, que o banco lhes dê o seu (dos clientes) dinheiro.

Estou solidários com estas pessoas - segundo acabei de ver, algumas com casos dramáticos e a passar fome - que não podem levantar o seu próprio dinheiro, as suas economias.

O Banco não lhes dá respostas há "seis meses"...


Está na hora de meter um ponto final nesta escumalha capitalista que usa e abusa do dinheiro das pessoas.

FIM AOS PORCOS CAPITALISTAS. FIM AOS CHULOS COM ORDENADOS MILIONÁRIOS ENQUANTO OS SEUS CLIENTES ESPERAM, E DESESPERAM, PARA LEVANTAR O QUE É SEU POR DIREITO.
HÁ, POR PARTE DO BANCO, ABUSO DE PODER E APROPRIAÇÃO DE BEM ALHEIO.
FIM AO CAPITALISTA SELVAGEM. FIM A ESTES LADRÕES.

O POVO COMEÇA A AGITAR-SE!
O POVO COMEÇA A REVOLTAR-SE!
É TEMPO DE AGIR, É TEMPO DE ACTUAR!
O POVO TEM QUE DAR UMA LICÇÃO A ESTES GATUNOS!

10 comentários:

alex campos disse...

Completamente de acordo.

Anónimo disse...

Apoiado Camarada! O problema é que o BPP não tem dinheiro para pagar aos clientes... E contra isso, batatas.

Odradeck disse...

Paulo,
desta vez se tivesses ficado calado era melhor. Não acredito que nenhuma pessoa que tenha conta no BPP passe fome...
O valor mínimo para poderes abrir ma conta nesse banco eram 50.000€ e se abrisses com esse valor mínimo terias de fazer movimentos para duplicar esse valor nos 6 meses seguintes.
Pena das pessoas com fome????
Ou vontade de ver sangue na praça pública???
Os capitalistas foram os que invadiram o banco, o povo só vai à CGD!!!!!

Paulo Dâmaso disse...

Ao Odradeck,

meu amigo, eu vi pessoas a chorar desesperadas por não poderem ter acesso às suas (deles) verbas que têm no banco.
Não interessa se tem que abrir conta com 50 mil ou mais. O que interessa é que o dinheiro pertence a essas pessoas e o banco - mal - não lhes está a dar o dinheiro.
Uma cliente, que falava na sic noticias, afirmou que tem rendas do seu estabelecimento comercial em atraso e já começou a receber notificações de despejo por isso.
Tem dinheiro no banco para pagar essas rendas (ela propria disse que lá tinha 98 mil euros e que pretendia levantar 5 mil), correndo o risco de perder o seu "ganha pão".

Disse ainda que tinha que andar a pedir dinheiro a familiares para poder fazer face às despesas do dia-a-dia (compreensivel numa altura em que o comercio está em crise).

Concorda que essa pessoa não tenha acesso ao seu (dela) dinheiro?
Tenha uma conta com 98, 100 ou 200 mil euros...

Gostava de o ver a dizer que não acredita que "nenhuma pessoa que tenha conta no BPP passe fome" aos cerca de 150 clientes que, hoje, heroicamente, invadiram a sede do banco no Porto.

Contracorrente disse...

Tão impulsivo que o Paulo anda!
O povo, Paulo, o povo não tinha acesso à gestão de fortunas que era o core-business do BPP.
Veja se entende que aquela maltosa não tem nada a ver com povo ... pior, não há dinheiro para devolver no imediato pelo que os seus apelos conduziriam, se concretizados, a que fosse de facto o povo (os contribuintes) a pagar as perdas da especulação financeira em que uns gajos ricos perderam umas massas largas ... Você está interessado em subsidiá-los? Eu não!!!
Apelar à revolução, à luta armada, ao desobediência civil, etc., é típico de qualquer comunista que se preze, mas nestas circunstâncias é um bocado patético, não acha?

Paulo Dâmaso disse...

Odradeck ou Contracorrente? Temos aqui uma problema de bipolaridade...

Bem, é assim... Patético é que o os pseudo-gestores dos bancos (e não, não é só o BPP) andam a fazer aos seus clientes e a este país! E pior, é uma merda de Governo que, com o dinheiro dos contribuintes, anda a injectar dinheiro à banca.

Veja se percebe uma coisa. Se eu confio o meu dinheiro a um banco é porque tenho confiança nessa instituição. Todos sabemos que o nosso dinheiro anda a "circular" a belo prazer desses bancos mas a verdade é que se eu quiser o meu dinheiro ele deve ser disponibilizado na hora. Se é meu tenho direito a ele! Ou não concorda?

Certamente deve ser um capitalistazinho de trazer por casa, daqueles que não passa e não sabe o que são as necessidades reais do povo!
Sabe o que é passar fome? Eu sei porque já passei.
Sabes o que é o desespero de querer trabalhar e não ter trabalho? Eu sei porque já passei pela situação.

Faça uma reflexão e não dê respostas da treta. Escreva algo inteligente.

"Apelar à revolução, à luta armada, ao desobediência civil"?!
É o que este país está a precisar!

Há por ali muito político que merecia levar uma malha à moda antiga para aprender a respeitar o povo! "malhar" neles como diz o outro, que por acaso é socialista!

DepoisdeMarx disse...

Concordo com a parte da desobidiencia civil e tal(Sim é necessario uma mudança).Mas realmente os clientes do BPP(pelas regras do sistem em vigor têm naturalmente direito ao seu dinheiro sejam 20 mil ou 20 euros)são os do topo do sistema.Donde se poderia então colocar a hipotese de que viveram durante muito tempo de bem com o mesmo sistema.Lembra-te apenas de que mudar o sistema não vai lá com cliches e o teu discurso é, parece-me, um pouco cliche.Uma moeda tem duas faces,uma foi cunhada pelo capitalismo a outra pelo comunismo,pelo que...

Odradeck disse...

Caro Paulo,
de bipolaridade não temos problema nenhum, pois só escrevi o 1º comentário...
Mas a sua justificação aos 2 comentários é tão básica que dá vontade de rir. Esse banco assegurava a gestão de fortunas e não de ordenados. Sabe quanto é que o Banco de Portugal lá injectou??? eu não e até tenho medo de saber pois sai-me do lombo todos os dias para dar a esses capitalistas...
O problema é que estamos tão habituados a ser emprenhados pelos olhos e ouvidos que já não conseguimos distinguir o trigo do joio

Paulo Dâmaso disse...

Odradeck, onde falei eu em ordenados?! EStá confundido!

E não interessa de são ordenados ou fortunas, o dinheiro que coloco no banco se é meu tenho direito a ter acesso ao mesmo sempre que eu entenda!

Capiche?

Aqui ninguém está a querer que o governo resolva a situação. Aliás, como entidade privcada que é o BPP é que a deve resolver. Se não resolver, cadeia com eles!

Contracorrente disse...

Paulo,

Esclareço que não conheço (pelo menos julgo que não) o Odradeck, que, pelo que escreve, demonstra ser uma pessoa informada.

Deixe-me dizer-lhe o seguinte: todas as pessoas têm direito ao dinheiro que entregaram aos Bancos, nos prazos e condições de rentabilidade que contratualizaram quando fizeram as suas aplicações.
O problema é que as aplicações viram o seu valor fortemente reduzido, frequentemente a mais de metade do seu valor.
O que os clientes BPP de facto pretendem é rever a guita como se não tivessem tido perdas vultuosas nas aplicações, quantas vezes de alto risco, com o Estado (nós todos) a pagar o diferencial ... Essa é a estratégia deles!
Quando tinham lucros pingues (a especulação financeira deu muito dinheiro nos últimos anos) não os distribuíram pelo povo, mas querem que agora seja o povo a dar-lhes um prémio de ganância.
Têm direito ao reembolso dos depósitos (apenas depósitos), creio que até 50.000 euros, tanto quanto o direito de qualquer outro português e mesmo esses 50.000 saiem do bolso de todos nós. Entendido?