quarta-feira, 6 de maio de 2009

"Democracia precisa-se!" **

"O serviço de mail dos vereadores do Partido Socialista foi encerrado por ordem do presidente da Câmara, devido a ser utilizado para enviar esta newsletter para os funcionários da edilidade.

O presidente já tinha ameaçado com esta postura e ousou cumpri-la. Desta forma,os vereadores do PS vêem-se impossibilitados de aceder à correspondência que guardavam no seu mail e àquela que esperam receber.

Esta situação traduz uma violação clara do artº 34 da Constituição, disposição que proíbe toda equalquer ingerência na correspondência de outrem. Ao tomar esta atitude, Duarte Silva mostra como convive mal com a democracia e com a liberdade de expressão.

Os vereadores do PS já conhecem, de há muito, a forma como se tem impedido os funcionários de interagir com a sua acção política - que é legítima -, havendo mesmo casos de ameaças a alguns. De salientar que, logo no início do mandato, a maioria dispôs que quaisquer informações que fossem solicitadas pela oposição, teriam que passar pelo presidente. Informações que, diga-se, demoram a responder, havendo algumas que nunca chegam
"

** Vereadores do PS na Câmara da Figueira da Foz in newsletter de Maio

3 comentários:

alex campos disse...

Estão uns para os outros. Tal e qual irmãos gêmeos. Nenhum deles se dá com a democracia, pelos vistos.
Como diria Jesus Cristo, se cá estivesse: "comei-vos uns aos outros".

Unknown disse...

Acho que se vende no Pingo Doce

Anónimo disse...

Com o devido respeito por opinião contrária não estamos perante nenhuma falta de democracia.

Estamos perante uma falta de cultura democrática o que é diferente.

Quem quer exercer determinados cargos deve respeitar as regras ou lutar para que as mesmas sejam alteradas. Infelizmente, e uma vez que as regras vigentes podem dar jeito se forem poder, o que se faz é subverter as mesmas na esperança que, pelo ruído se ganhem alguns votos.

Pessoalmente sou contra a existência de partidos da oposição nos executivos municipais. Os executivos governam a assembleia fiscaliza.

O partido socialista não é governo na câmara. Não pode actuar como se fosse.”De salientar que, logo no início do mandato, a maioria dispôs que quaisquer informações que fossem solicitadas pela oposição, teriam que passar pelo presidente.” E como é que estes senhores acham que deveria de ser?

Se não exercem o governo não lhes é permitido que actuem como tal. Existe alguma regra na constituição ou outra lei que diga que podem. Não?

Os funcionários da câmara podem, e na minha opinião devem, envolver-se politicamente ou não, nas opções que são tomadas e que respeitam à gestão da sua terra. Obviamente enquanto cidadãos.

Dentro da câmara são funcionários da mesma. Trabalham com qualquer executivo. Ou será que alguns trabalham para partidos??

É eticamente reprovável que um partido ( qualquer que seja ) utilize os meios camarários para fazer campanha junto dos funcionários. São questões de ética e de carácter.

“Informações que, diga-se, demoram a responder, havendo algumas que nunca chegam” Então estes senhores não sabem o que é a CADA e o que são Tribunais administrativos. Se é importante e não lhes dão então não façam queixinhas. Actuem!

Se os partidos políticos é que fazem as normas e criam instituições porque razão desconfiam tanto delas.

Por último se o partido socialista insistia em utilizar os meios camarários para fazer campanha junto dos funcionários da mesma o que o Sr. Presidente deveria ter feito era impedir que os funcionários da câmara a recebessem e não bloquear o acesso aos membros do partido socialista. Assim andou mal também.