terça-feira, 18 de dezembro de 2007

[Coerência precisa-se!]

Li na edição do jornal Diário de Coimbra, desta terça-feira, que o Dr. Joaquim de Sousa é contra a “subsídiodependência” das colectividades/associações e aconselhou as mesmas “a aprender a viver dos seus próprios rendimentos”, até porque, diz, “o Estado não tem que subsidiar como subsidia”.

Isso é sintoma de atraso no nosso país. Se (as colectividades/associações) não tem dinheiro que fechem a porta”, acrescentou.

Após ter lido esta última declaração, uma dúvida me assalta.

Então, se bem me lembro, recentemente o Ginásio Clube Figueirense (GCF) – instituição da qual o Dr. Joaquim de Sousa, sócio n.º 23, é presidente da mesa da Assembleia-Geral – assinou um protocolo com o Estado para subsidiar a construção da nova piscina do GCF.

O novo equipamento custará entre “entre 2,5 e 3 milhões de euros” e terá uma comparticipação do Estado de “75% do seu custo”, através de uma candidatura ao Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).

Eu pergunto,

1 - Não terá o GCF que “aprender a viver dos seus próprios rendimentos” e se quiser construir uma piscina usar as suas próprias verbas?
2 – Visto que o GCF não tem verbas próprias para construir a piscina – o que se depreende com a assinatura do protocolo -, deverá a instituição “fechar a porta”?
3 – Se o “Estado não tem que subsidiar como subsidia” porque vai o GCF beneficiar de 75% do valor da construção da nova piscina?
4 - O que que terá o Presidente da Associação das Colectividades do Concelho a dizer sobre o discurso do Dr. Joaquim de Sousa?

Coerência precisa-se neste país de gente incoerente!
Mas, não liguem ao que digo, eu sou estúpido!

16 comentários:

Anónimo disse...

Ele também é Provedor da Misericórdia da Figueira, e no entanto tem tido e tem recorrido a muitos subsidios do estado.
Ou estou errado...

Anónimo disse...

De facto o Sr. Joaquim de Sousa, às vezes, empolga-se quando fala!!!
Porque será que tem que falar sempre em nome de todas as instituições? Será que quer mandar no GCF, na Assembleia Figueirense e nos BVFF como manda na Misericórdia?
O problema é que não aparece ninguém que lhe diga duas verdades quando ele tem estes ataques de loucura. Não é verdade Eng. José Tomé? Quem manda, por exemplo, no Ginásio? Porque não assume o Dr. Joaquim de Sousa a presidência do Clube? Pelo que sei as eleições estão à porta...

Anónimo disse...

E pode ser que como presidente dessa instituição consiga viver sem os subsídios!
E também pode ser que acabe com o clube...E aí, sim, era muito mau.
Será que ele não percebe quando deve estar calado?
Provavelmente -citando o autor deste blog - sou eu que sou muito estúpido!

Anónimo disse...

E Tem toda a razão.
Mas enquanto a teta dá há que mamar.

Anónimo disse...

Este homem é uma anedota, mas daquelas muito mal contadas, é verdade.
Vamos todos fechar as portas... assim sempre fica mais para esta personagem poder continuar a mamar á grande, é que isto de ser provedor tem o seu dinheirito.
As declarações desta personagem são no fundo hilariantes, então um homem que foi presidente da câmara, já esteve em não sei quantos lugares de tacho nunca, repito o nunca, FEZ NADA... oops... desculpem, fez sim... participou num programa de televisão ( a mando do Casino) e foi o que todos viram...
Mais uma vez quer-me parecer que há coisas que nunca deveriam servir a esta personagem...
Vai ver que a dor de cabeça já lhe passou...

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Quem pensa assim, pensa muito mal ou então...é mais uma pancada à Quim

Só os tachistas é que se preocupam com estas coisas.

** Comentário moderado pelo autor do blogue

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

um discurso destes só mesmo vindo de um cabeça de abóbora ou, em alternativa vindo de alguém que tem na cabeça exactamente o que tem uma lagosta

Paulo Dâmaso disse...

Para evitar a calúnia e a difamação gratuita, os comentários são moderados pelo autor do blog. Todos os comentários serão publicados, mas se estiver a pensar insultar ou difamar pessoas ou grupos, e de forma geral prejudicar a utilização leal deste espaço, não se dê ao trabalho. Os comentários não serão publicados.

Anónimo disse...

amigos, companheiros ou camaradas, dependendo da hora e da sede onde estiverem a ler estes meus pensamentos, como diz o comentador acima, que não passam do conteúdo da cabeça de um lagostim,
tive uma brilhante ideia. Vá, confesso, não tão iluminada com o discurso do quim sousa, meu colega de escola. porque não aproveitando a quadra festiva que se vive galardoar o sr dr. com o prémio nóbel da cultura.
fechem-se as portas de todas as colectividades, clubes ou associações deste país sem recursos financeiros e temos o problema do défice resolvido. ainda o eng sócrates não se lembrou desta

Anónimo disse...

Consultório do Dr. Quim S

P - Sr Dr. a banda filarmónica da minha associação precisa de um subsído para fardas. Será que peça à câmara?

QS - Não tem dinheiro? Faça como na sede do psd, tranque as portas

Anónimo disse...

que bem disposta está por aqui a cambada à conta das traulitadas verbais do sousa dos pobrezinhos
falta-me 100 euros prá comprar um clarinete prós miúdos da banda
vou roubar ou coloco trancas às portas??

Anónimo disse...

Realmente, este senhor era o último que podia falar destes assuntos.
Basta ver as parcerias e protocolos cruzados entre as várias instituições a que preside formal ou informalmente (o que, na prática, significa mandar ainda mais, só que na sombra).
E ficamos por aqui, apenas só com esta observação mais, sobre a subsidiodependência do Ginásio, clube com o qual simpatizo e a quem reconheço um excelente trabalho, sobretudo nos escalões jovens e na formação, mas temos que ser justos e admitir que é quem tem levado sempre o bolo maior.
Enfim, o que se pode dizer mais, é que o "Quim Pancadas" (sem ofensa) bem que podia estar calado.

Anónimo disse...

Quem manda no Ginásio, na Assembleia Figueirense e nos Bombeiros Voluntários é ele.
Pura e simplesmente.

Anónimo disse...

Mas constou-me que no Ginásio já anda a ser constituida uma lista às próximas eleições - mas na sombra -, com elementos que não apreciam muito o protagonismo do Dr. Joaquim de Sousa em tudo o que ao clube diz respeito. Acham que é tempo de ele não mandar em todos e em tudo.
O problema,acho, é que ele vai pôr como sócios os 'seus' amigos e pô-los todos a votar ( isto é um remake de 1 filme já visto!).