quarta-feira, 18 de janeiro de 2006

0696. “Eu queria ver o senhor e arrumaram-me ao chão…”

Cá o Burgo não é nenhum “cavaquistão”, nem nada que se pareça, mas é uma cidade talismã para o candidato presidencial Cavaco Silva. Foi aqui, em 1985, que Cavaco, em plena “rodagem” do motor do seu automóvel, subiu a líder do PSD. Acabaria por se tornar primeiro-ministro.

Logo, a cidade da praia da Claridade tem um gostinho “muito particular” na vida do professor. Hoje, a Figueira da Foz recebeu, com beijos e abraços, o candidato.

Se a percentagem de votos em Cavaco for igual à percentagem de pessoas nas arruadas, então não haverá segunda volta. Cavaco vence à primeira. Cavaco “mete mais gente” do que todos os candidatos “de esquerda” juntos, apesar de Jerónimo de Sousa (PCP) ter elevado a fasquia bem alto: 20 mil pessoas dentro do Pavilhão Atlântico, em Lisboa, mais 5 mil lá fora.

Mas na rua Cavaco é o vencedor. Ele foi beijinhos, abraços e muitas mensagens de apoio. A euforia e ânsia para tocar no antigo primeiro-ministro é tanta – qual santidade abençoada – que as pessoas até se atropelam.

Foi o que aconteceu hoje, na Rua da República, na Figueira da Foz. Uma idosa pretendia cumprimentar Cavaco. Mas a multidão, em êxtase, quase engoliu a “pobre” senhora que acabaria estatelada no chão, e por pouco, não foi espezinhada na multidão.

Cavaco apelou, então, à calma: “Tenham calma, não se magoem!”
Prontamente, o mar de gente parou e a senhora lá se levantou, exclamando: “Eu queria ver o senhor e arrumaram-me ao chão…”.

Risada contida dos presentes… A queda acabaria por lhe valer um abraço e um beijinho do candidato Cavaco Silva. “Um homem charmoso”, deixa escapar a idosa.

E a festa lá continuou. A Tukatina dedicou ao candidato o tradicional grito académico. "E para o Cavaco não vai nada, nada, nada? Tudo!".
"É a tuna mais bonita que alguma vez já vi", respondeu Cavaco.

Assim se conquistam votos [digo eu!]

4 comentários:

Anónimo disse...

A Figueira é na verdade uma cidade talismã. Foi para Cavaco que aqui ganhou projecção politica, da memsma forma que foi para Palma Inácio quando assaltou o Banco de Portugal. Estão bem um para o outro. Mas o curioso da questão foi a presença da Tukatina e do seu grito Académico. Nunca ouvi qualquer manifestação estudantil apoiar qualquer candidato. Afinal quem estuda nas privadas não são na sua maioria os filhos do capital? Perdôem-me aqueles que são a excepção..

Anónimo disse...

Agradecidos pela lembrança da possibilidade, real, perceber-ce-à ,de excepções a essa pseudo-regra referida pelo comentador precedente. De facto, existem mesmo jovens no ensino superior privado que nada têm a ver, e naturalmente as suas famílias tão pouco, com o ideárioe/ou as benesses da gente do "capital " a que alude, benesses frequentemente escandalosas na relação com as dificuldades e problemas de tantos nossos concidadãos.

Anónimo disse...

Não sei nem tenho interesse em saber quem compõe a Tukatina. No entanto é lamentável que alguém que se diz querer representar a irreverência estudantil, estar a beijolar este ou outro qualquer candidato do sistema.
Essa malta gosta é da bimbalhada do Quim Barreiros!

Anónimo disse...

Ora caro comentador anterior:

Aí está um belo candidato a Presidente da República.
QUIM BARREIROS