Li na edição do jornal Diário de Coimbra, desta terça-feira, que o Dr. Joaquim de Sousa é contra a “subsídiodependência” das colectividades/associações e aconselhou as mesmas “a aprender a viver dos seus próprios rendimentos”, até porque, diz, “o Estado não tem que subsidiar como subsidia”.
“Isso é sintoma de atraso no nosso país. Se (as colectividades/associações) não tem dinheiro que fechem a porta”, acrescentou.
Após ter lido esta última declaração, uma dúvida me assalta.
Então, se bem me lembro, recentemente o Ginásio Clube Figueirense (GCF) – instituição da qual o Dr. Joaquim de Sousa, sócio n.º 23, é presidente da mesa da Assembleia-Geral – assinou um protocolo com o Estado para subsidiar a construção da nova piscina do GCF.
O novo equipamento custará entre “entre 2,5 e 3 milhões de euros” e terá uma comparticipação do Estado de “75% do seu custo”, através de uma candidatura ao Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).
Eu pergunto,
1 - Não terá o GCF que “aprender a viver dos seus próprios rendimentos” e se quiser construir uma piscina usar as suas próprias verbas?
2 – Visto que o GCF não tem verbas próprias para construir a piscina – o que se depreende com a assinatura do protocolo -, deverá a instituição “fechar a porta”?
3 – Se o “Estado não tem que subsidiar como subsidia” porque vai o GCF beneficiar de 75% do valor da construção da nova piscina?
4 - O que que terá o Presidente da Associação das Colectividades do Concelho a dizer sobre o discurso do Dr. Joaquim de Sousa?
Coerência precisa-se neste país de gente incoerente!
Mas, não liguem ao que digo, eu sou estúpido!
16 comentários:
Ele também é Provedor da Misericórdia da Figueira, e no entanto tem tido e tem recorrido a muitos subsidios do estado.
Ou estou errado...
De facto o Sr. Joaquim de Sousa, às vezes, empolga-se quando fala!!!
Porque será que tem que falar sempre em nome de todas as instituições? Será que quer mandar no GCF, na Assembleia Figueirense e nos BVFF como manda na Misericórdia?
O problema é que não aparece ninguém que lhe diga duas verdades quando ele tem estes ataques de loucura. Não é verdade Eng. José Tomé? Quem manda, por exemplo, no Ginásio? Porque não assume o Dr. Joaquim de Sousa a presidência do Clube? Pelo que sei as eleições estão à porta...
E pode ser que como presidente dessa instituição consiga viver sem os subsídios!
E também pode ser que acabe com o clube...E aí, sim, era muito mau.
Será que ele não percebe quando deve estar calado?
Provavelmente -citando o autor deste blog - sou eu que sou muito estúpido!
E Tem toda a razão.
Mas enquanto a teta dá há que mamar.
Este homem é uma anedota, mas daquelas muito mal contadas, é verdade.
Vamos todos fechar as portas... assim sempre fica mais para esta personagem poder continuar a mamar á grande, é que isto de ser provedor tem o seu dinheirito.
As declarações desta personagem são no fundo hilariantes, então um homem que foi presidente da câmara, já esteve em não sei quantos lugares de tacho nunca, repito o nunca, FEZ NADA... oops... desculpem, fez sim... participou num programa de televisão ( a mando do Casino) e foi o que todos viram...
Mais uma vez quer-me parecer que há coisas que nunca deveriam servir a esta personagem...
Vai ver que a dor de cabeça já lhe passou...
Quem pensa assim, pensa muito mal ou então...é mais uma pancada à Quim
Só os tachistas é que se preocupam com estas coisas.
** Comentário moderado pelo autor do blogue
um discurso destes só mesmo vindo de um cabeça de abóbora ou, em alternativa vindo de alguém que tem na cabeça exactamente o que tem uma lagosta
Para evitar a calúnia e a difamação gratuita, os comentários são moderados pelo autor do blog. Todos os comentários serão publicados, mas se estiver a pensar insultar ou difamar pessoas ou grupos, e de forma geral prejudicar a utilização leal deste espaço, não se dê ao trabalho. Os comentários não serão publicados.
amigos, companheiros ou camaradas, dependendo da hora e da sede onde estiverem a ler estes meus pensamentos, como diz o comentador acima, que não passam do conteúdo da cabeça de um lagostim,
tive uma brilhante ideia. Vá, confesso, não tão iluminada com o discurso do quim sousa, meu colega de escola. porque não aproveitando a quadra festiva que se vive galardoar o sr dr. com o prémio nóbel da cultura.
fechem-se as portas de todas as colectividades, clubes ou associações deste país sem recursos financeiros e temos o problema do défice resolvido. ainda o eng sócrates não se lembrou desta
Consultório do Dr. Quim S
P - Sr Dr. a banda filarmónica da minha associação precisa de um subsído para fardas. Será que peça à câmara?
QS - Não tem dinheiro? Faça como na sede do psd, tranque as portas
que bem disposta está por aqui a cambada à conta das traulitadas verbais do sousa dos pobrezinhos
falta-me 100 euros prá comprar um clarinete prós miúdos da banda
vou roubar ou coloco trancas às portas??
Realmente, este senhor era o último que podia falar destes assuntos.
Basta ver as parcerias e protocolos cruzados entre as várias instituições a que preside formal ou informalmente (o que, na prática, significa mandar ainda mais, só que na sombra).
E ficamos por aqui, apenas só com esta observação mais, sobre a subsidiodependência do Ginásio, clube com o qual simpatizo e a quem reconheço um excelente trabalho, sobretudo nos escalões jovens e na formação, mas temos que ser justos e admitir que é quem tem levado sempre o bolo maior.
Enfim, o que se pode dizer mais, é que o "Quim Pancadas" (sem ofensa) bem que podia estar calado.
Quem manda no Ginásio, na Assembleia Figueirense e nos Bombeiros Voluntários é ele.
Pura e simplesmente.
Mas constou-me que no Ginásio já anda a ser constituida uma lista às próximas eleições - mas na sombra -, com elementos que não apreciam muito o protagonismo do Dr. Joaquim de Sousa em tudo o que ao clube diz respeito. Acham que é tempo de ele não mandar em todos e em tudo.
O problema,acho, é que ele vai pôr como sócios os 'seus' amigos e pô-los todos a votar ( isto é um remake de 1 filme já visto!).
Enviar um comentário