terça-feira, 22 de agosto de 2006

# 1442. Se Deus odeia os Cramps então Satanás ficou em vantagem!


THE CRAMPS IN PAREDES DE COURA 2006
FOTOGRAFIA DE PAULO DÂMASO, COM NOKIA 6630


Nove anos depois de terem iniciado o namoro com Portugal, os Cramps regressaram. E que retorno… Vieram, quinta-feira passada, para casar com os seus devotos, em pleno coração do país de Camões. 22 mil quiseram assistir à cerimónia…

A idade parece não afectar Lux Interior, o vocalista da mítica banda 'psicobilly', que, já para lá dos 60, é um verdadeiro “animal de palco”. Já não tem a genica de outros tempos, é verdade, mas que faz inveja a muitos meninos de 20 anos, lá isso faz… Corre, salta, grita, rasteja, provoca…

Vestido de cabedal negro, o noivo e o seu eterno amor; a guitarrista ruiva Poison Ivy, pisaram o palco de Coura e logo a chuva abençoou a boda. “Huh!!”, rugiu Lux, enquanto bebericava mais um gole de verde-tinto, o mesmo que horas atrás o Café do Pi, na vila, vendia como ginjas... São Pedro, atento, fez-lhe a vontade e abriu as comportas do céu. A chuva torrencial não afastou os convidados.

Mas Satanás, que queria uma festa à moda da “velha guarda”, deu um pouco do seu calor à água que caía do céu. Os convidados agradeceram e dançaram selvaticamente em círculo, como se da dança da chuva se tratasse. Alguns voaram mesmo por cima de outros convivas. Os lobos uivaram e o seu eco ouviu-se a quilómetros. Coura jamais será a mesma depois deste dia… Até Adolfo Luxúria Canibal, na plateia, se rendeu ao purismo do rock´n´roll…

Os guardiões do templo, fortes e determinados em “caçar” os morcegos que se aventuravam a voar devido à pouca luz em palco, avisaram: “Já é a segunda vez que aqui vens parar! À terceira vais ver!”, intimidavam, sem sucesso, os pseudo-seguranças. A multidão estava em euforia. Parecia hipnotizada pela música e acordes minimais, quase rupestres, dos Cramps…



THE CRAMPS IN PAREDES DE COURA 2006
FOTOGRAFIA DE PAULO DÂMASO, COM NOKIA 6630



Mas, e se Deus for afinal Lux Interior?! Representará Poison Ivy o demónio?! E se Deus e o Diabo forem amigos, casados e tocarem na mesma banda?! Então os Cramps são a encarnação do bem e do mal…

Lux, disfarça-se de Diabo, com a sua pose provocatória, mas é, afinal, Deus. O criador do 'psicobilly'…
E a sensual Poison Ivy com um mini-calção de cabedal que mal cobre as partes intimas…Será ela o Diabo vestida com a pele de cordeiro?! Será ela a Eva capaz de levar qualquer mortal a trincar a maçã?! O seu veneno, silencioso, actuou em “Caveman”… A sua guitarra grunhiu fininho, por vezes rugiu como um leão… A plateia voltou a agitar-se compulsivamente… Os lobos voltaram a uivar… Mas Coura já não teve medo…

"Downtown caveman look man i made a tool.
Caveman ain't no fool we rock good meat
Caveman rock me caveman say "ooh"
caveman say "ooh" caveman say "ooh ooh"
Caveman say "ahh
".

Os convivas celebravam um amor eterno. Uma paixão pelos Cramps que dura já há 30 anos.
De brilhantina, cabedal, tatuagens e muita “tigresa”, os milhares de comensais chegaram bem cedo à boda. Ávidos de festa, ávidos para matar saudades [eles que nem costumam andar por estas paragens] vieram de norte a sul do reino. A corte de Coimbra fez-se representar em grande número. Faziam-se notar pela imponência, própria, das suas vestimentas.

As meninas, retiradas de um qualquer filme dos anos 70, engalanavam-se para aparecerem bem na fotografia. Algumas tigresas espalhavam charme… e que charme! Eles, mais preocupados com a cerveja e com uma erva chamada Maria, que abundou, só queriam a hora do “sim”.

"Hey baby, let's get fucked up?", atirou Lux. O acto estava consumado. O casal poderá agora viver feliz para sempre… Lux, como qualquer noivo em noite de núpcias, estava excitado e bêbado. Trepou colunas de som, lambeu e beijou as botas pontiagudas de Ivy, cospiu e bebeu vinho tinto, rasgou as roupas de cabedal, rastejou aos pés da sua amada, uivou , fez de um saco de plástico a capa de morcego… Ele está vivo… Bem vivo!

“You got good taste”, cantou Lux…

Os convidados, sedentos, queriam mais, mas a capelinha fechou cedo. Faltou “Surfin´Bird”, “Bikini Girls with Machine Guns”… Os noivos, como vampiros sedentos de sangue quente, partiram, finalmente, para a lua-de-mel…

"You know some like it hot and down there it's hot as Hell. Don't forget to write. Aloha from Hell"

segunda-feira, 21 de agosto de 2006

#1441. REFORMAS DOURADAS

[...] Três presidentes de Câmara estão reformados a partir de Setembro. Carlos Sousa, autarca de Setúbal (CDU), é um deles, e tem direito a 2564,33 euros, por mês. A presidente da Câmara de Leiria, Isabel Damasceno, e o autarca da Figueira da Foz, Duarte Silva, ambos do PSD, também passam a integrar a lista de pensionistas da Caixa Geral de Aposentações, com 2891,69 euros e 3865,70 euros, respectivamente[...] - in Correio da Manhã [link]

sexta-feira, 18 de agosto de 2006

#1440. BRILHANTINA, VAMPIROS E ROCK´N´ROLL

"Peter Murphy, vocalista dos Bauhaus, in Paredes de Coura 2006"
Fotografia de Paulo Dâmaso, com Nokia 6630


Photobucket - Video and Image Hosting

"The Cramps, in Paredes de Coura 2006"
Fotografia de Paulo Dâmaso, com Nokia 6630




Aqui ficam duas fotos dos excelentes concertos dos Bauhaus e dos The Cramps, em Paredes de Coura. Como estou ainda a gozar uns dias de descanso, logo logo colocarei aqui a história do dia.

Uma jornada em grande com The Cramps a transformarem Paredes de Coura num autentico espectáculo de brilhantina, rockabilly e rock´n´roll.

Com o passar das horas, os Bauhaus transformaram o auditório natural de Coura num qualquer mosteiro gótico, onde pernoitam morcegos e vampiros... Mais tarde falaremos.

Um dia 5* :)

domingo, 13 de agosto de 2006

#1438. ROLLING STONES: COMO O VINHO DO PORTO - PARTE 1

Fotografia na capa da edição de hoje do JN


Uma breve interrupção na minha ausência de verão [?!] só para dizer que o concerto dos Rolling Stones, ontem, no Porto, foi provavelmente o melhor concerto do ano em Portugal.
Mais de 47 mil almas, [a minha, a do meu pai e a do NR incluídas] cantaram, saltaram e fizeram uma grande festa. Depois contarei a história do dia.

quinta-feira, 10 de agosto de 2006

#1437. AUSENTE



Não lhe chamrei bem férias, mas estarei uns dias ausentes da blogosfera. Quando voltar já terei ido ver Rolling Stones, ao Dragão [cruzes credo!], com o meu pai. Foi a minha prenda de anos para ele...

#1436. ODE TO HER...

"Os teus seios"
José Félix

Os teus seios na palma da mão
são duas laranjas novembrinas
como aromáticas concubinas
a mentir desejos e amor não.

Sorvo o sumo doce e laranjeiro,
prostituido, sim, mas com paixão
os frutos rijos do pomareiro.

Os teus seios na palma da mão.

#1435. BOM DIA...

quarta-feira, 9 de agosto de 2006

#1434. EMPATE

Enquanto "mordia" umas moelas, "devorada" um pires de caracóis e "emborcava" 34 alguidares de finos no Machado, em Buarcos, assisti, ontem, ao empate do Benfica, a uma bola, frente ao Aústria de Viena.

PELO QUE AS DUAS EQUIPAS FIZERAM EM CAMPO PARECEU-ME UM RESULTADO JUSTO... VENHA DE LÁ A SEGUNDA MÃO E ENTRAREMOS NA CHAMPIONS...

#1433. É DO CALOR, SÓ PODE!

Há muito é conhecida a relacção "azeda" entre a Junta de Freguesia de Ferreira-a-Nova e o padre da paróquia. Primeiro foi por causa de declarações do presidente da junta, Euclides Frade, relacionadas com a substituição de um cruzeiro.

Agora, é por causa do recinto da feira. Joaquim Gil, da comissão fabriqueira da igreja, acusa a junta de se ter “apoderado" de um terreno da igreja "sem pedir autorização a ninguém". [LINK]

TÁ LINDO O FILME, TÁ!

#1432. EXPROPRIAÇÕES POLÉMICAS, EM BUARCOS, PARA O FUTURO CENTRO DEPORTIVO DE BUARCOS, QUE INCLUIU UM GOLFE DE 9 BURACOS

Expropriações polémicas [LINK]

[...] "Temos receio que a área envolvente ao golfe esconda algum projecto imobiliário. Pensamos que a coberto do golfe surgirá aqui mais uma selva de betão", disse, ao JN, Ana Cristina Silva, uma das contestatárias.

"Onde está a utilidade pública deste golfe que só irá privilegiar os privados?", questionou Guiomar Matias, proprietária da parcela 30, com mais de três hectares, duvidando das intenções da autarquia.[...]

#1431. ODE TO HER...

"Quebramos os Dois"
TORANJA

Eu a convencer-te que gostas de mim,
Tu a convenceres-te que não é bem assim.
Eu a mostrar-te o meu lado mais puro,
Tu a argumentares os teus inevitáveis.

Eras tu a dançares em pleno dia,
E eu encostado como quem não vê.
Eras tu a falar para esconder a saudade,
E eu a esconder-me do que não se dizia.

Afinal...
Quebramos os dois afinal.
Quebramos os dois...

Desviando os olhos por sentir a verdade,
Juravas a certeza da mentira,
Mas sem queimar de mais,
Sem querer extingir o que já se sabia.

Eu fugia do toque como do cheiro,
Por saber que era o fim da roupa vestida,
Que inventara no meio do escuro onde estava,
Por ver o desespero na côr que trazias.

Afinal...
Quebramos os dois afinal.
Quebramos os dois afinal.
Quebramos os dois afinal.
Quebramos os dois...

Era eu a despir-te do que era pequeno,
Tu a puxar-me para um lado mais perto,
Onde se contam histórias que nos atam,
Ao silêncio dos lábios que nos mata.

Eras tu a ficar por não saberes partir,
E eu a rezar para que desaparecesses,
Era eu a rezar para que ficasses,
Tu a ficares enquanto saías.

Não nos tocamos enquanto saías,
Não nos tocamos enquanto saímos,
Não nos tocamos e vamos fugindo,
Porque quebramos como crianças.

Afinal...
Quebramos os dois afinal.
Quebramos os dois afinal.
Quebramos os dois...

É quase pecado que se deixa.
Quase pecado que se ignora.

#1430. BOM DIA...

terça-feira, 8 de agosto de 2006

#1429. FORÇA BENFICA...

Photobucket - Video and Image Hosting


Áustria de Viena - Benfica
1ª Mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões
19h45 SIC Estádio: Ernst Happel, em Viena




QUANDO SOBES AO RELAVADO, SABES QUE ESTÁS ACOMPANHADO.
PORQUE NO TEU TOPO SUL TENS OS NO NAME AO TEU LADO...
FORÇA GLORIOSO, ESTAMOS AO TEU LADO...


ps - E HOJE JÁ NÃO É A FEIJÕES.
VAMOS HONRAR JORGE DE BRITO...

#1428. ODE TO HER...

"Epitáfio"
Por Tim, dos Xutos

Original: Titãs
Composição: Sérgio Britto

Devia ter amado mais
Ter chorado mais
Ter visto o sol nascer
Devia ter arriscado mais
Até errado mais
Ter feito o que eu queria fazer
Queria ter aceitado as pessoas como elas são
Cada um sabe a alegria e a dor que traz no coração
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar...
Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
ter visto o sol se pôr
Devia ter me importado menos
Com problemas pequenos
Ter morrido de amor
Queria ter aceitado a vida como ela é
A cada um cabe alegrias e a tristeza que vier
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar...
Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr

#1427. BOM DIA...

Fotografia de Alexander Paulin

segunda-feira, 7 de agosto de 2006

#1426. QUIAIOS NA INTERNET



A Junta de Freguesia de Quiaios procedeu ontem à apresentação do "site" da freguesia na Internet.

A página, em JUNTADEQUIAIOS.PT, contém informações úteis da freguesia, ligações a outras instituições e uma caixa para apresentar sugestões à autarquia de Quiaios.

BOA ONDA...

# 1425. CÂMARA APRESENTA PROPOSTA PARA DESBLOQUEAR OÁSIS

Câmara apresenta proposta para desbloquear Oásis [LINK]

[...]"A câmara vai apresentar um novo acordo à CCDRC. Para nós, é uma dor de alma ver o espaço funcional, pronto a abrir e, sucessivamente, a cada Verão que passa, vemos o Oásis fechado", afirmou, ao JN, Duarte Silva, presidente da CMFF.[...]

#1424. ODE TO HER...

"Coisa amar"
Manuel Alegre

Contar-te longamente as perigosas
coisas do mar. Contar-te o amor ardente
e as ilhas que só há no verbo amar.
Contar-te longamente longamente.

Amor ardente. Amor ardente. E mar.
Contar-te longamente as misteriosas
maravilhas do verbo navegar.
E mar. Amar: as coisas perigosas.

Contar-te longamente que já foi
num tempo doce coisa amar. E mar.
Contar-te logamente como doi

desembarcar nas ilhas misteriosas.
Contar-te o mar ardente e o verbo amar.
E longamente as coisas perigosas.

#1423. BOM DIA...

Fotografia de Sérgio Lemos

domingo, 6 de agosto de 2006

#1422. Fim do bloqueio ao "Oásis" de Santana Lopes - JN

Fim do bloqueio ao "Oásis" de Santana Lopes - [LINK]

O despacho** agora emitido poderá desbloquear o impasse em torno do polémico "Oásis", construído no tempo de Santana Lopes, em 1999, na Figueira da foz, e que ainda hoje aguarda licenciamento.

[...] Agora, o novo despacho abre, finalmente, as portas ao licenciamento do "Oásis". Para tal basta que a autarquia figueirense apresente um novo acordo à CCDRC. [...]

**[O despacho n.º 16 088/2006, de 3 de Agosto, emitido pelo Ministério do Ambiente, que dá a possibilidade de as CCDR e as câmaras municipais estabelecerem protocolos, que transferem competências no âmbito das zonas abrangidas pelos POOC]

#1421. ODE TO HER...

"O sol nas noites e o luar nos dias"
Natália Correia

De amor nada mais resta que um Outubro
e quanto mais amada mais desisto:
quanto mais tu me despes mais me cubro
e quanto mais me escondo mais me avisto.

E sei que mais te enleio e te deslumbro
porque se mais me ofusco mais existo.
Por dentro me ilumino, sol oculto,
por fora te ajoelho, corpo místico.

Não me acordes. Estou morta na quermesse
dos teus beijos. Etérea, a minha espécie
nem teus zelos amantes a demovem.

Mas quanto mais em nuvem me desfaço
mais de terra e de fogo é o abraço
com que na carne queres reter-me jovem.

#1420. BOM DIA...

fotografia de Tommy P.

sábado, 5 de agosto de 2006

#1419. BOM FIM-DE-SEMANA

#1418. ODE TO HER...

"Ode"
Fernando Pessoa (Ricardo Reis)

Eu nunca fui dos que a um sexo o outro
No amor ou na amizade preferiram.
Por igual a beleza apeteço
Seja onde for, beleza.

Pousa a ave, olhando apenas a quem pousa
Pondo querer pousar antes do ramo;
Corre o rio onde encontra o seu retiro
E não onde é preciso.

Assim das diferenças me separo
E onde amo, porque o amo ou não amo,
Nem a inocência inata quando se ama
Julgo postergada nisto.

Não no objecto, no modo está o amor
Logo que a ame, a qualquer cousa amo.
meu amor nela não reside, mas
Em meu amor.

Os deuses que nos deram este rumo
Também deram a flor pra que a colhêssemos
com melhor amor talvez colhamos
O que pra usar buscamos.

# 1417. BOM DIA...

sexta-feira, 4 de agosto de 2006

# 1416. ODE TO HER...

"É isso aí"
Ana Carolina e Seu Jorge

Eu não sei parar... de te olhar
Eu não sei parar... de te olhar
Não vou parar... de te olhar
Eu não me canso de olhar
Não sei parar... de te olhar.

# 1415. BOM DIA...

quinta-feira, 3 de agosto de 2006

# 1414. MORREU JORGE DE BRITO: UM "ÁGUIA" DE OURO

Photobucket - Video and Image Hosting

#1413. MERCADO ONLINE

Photobucket - Video and Image Hosting



A partir desta sexta-feira o Mercado Municipal da Figueira da Foz vai estar online AQUI. Na página será possível consultar produtos, preços e, ainda, obter descontos.

Lídio Lopes, vereador com o Pelouro dos Mercados e Feiras, anunciou também que os parquimetros do mercado municipal serão gratuitos, aos sábado, durante o mês de Agosto.

SEM DÚVIDA UMA BOA MEDIDA PARA "CHAMAR" PESSOAS AO MERCADO...

# 1412. O FILME DA TRAGÉDIA...

Infografia JN
Clicar para ampliar

# 1411. ODE TO HER...

"Só A Ti"
Da Weasel

[...] Eu sou terra, eu sou mar
Tu és ar
Sou teu pecado, és meu fado
És minha calma
Sem querer faço sofrer
A tua alma
Sinto os dias a passar
E tento sempre anuviar
Esta dor de não estar
Ao pé de ti
Diz-me então se vale a pena
Continuar
Lentamente a definhar [...]

# 1410. BOM DIA...

terça-feira, 1 de agosto de 2006

# 1409. RAPIDINHA DA TARDE...

DEUS É AMOR...
O AMOR É CEGO...
STEVIE WONDER É CEGO...
LOGO, STEVIE WONDER É DEUS!!

# 1408. ODE TO HER...

"Retrato de uma princesa desconhecida"
Sophia de Mello Breyner Andresen

Para que ela tivesse um pescoço tão fino
Para que os seus pulsos tivessem um quebrar de caule
Para que os seus olhos fossem tão frontais e limpos
Para que a sua espinha fosse tão direita

E ela usasse a cabeça tão erguida
Com uma tão simples claridade sobre a testa
Foram necessárias sucessivas gerações de escravos
De corpo dobrado e grossas mãos pacientes
Servindo sucessivas gerações de príncipes
Ainda um pouco toscos e grosseiros
Ávidos cruéis e fraudulentos

Foi um imenso desperdiçar de gente
Para que ela fosse aquela perfeição
Solitária exilada sem destino

# 1407. BOM DIA...